Universidade de Fortaleza conquista melhor pontuação na história do Guia da Faculdade

seg, 21 outubro 2024 16:20

Na edição de 2024 do levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação, foram avaliados 36 cursos de graduação (presencial e a distância) da Unifor

A Unifor contabilizou 140 estrelas na avaliação deste ano, com os cursos de Psicologia e Gestão Financeira (EaD) conquistando 5 estrelas (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - conquistou 140 estrelas na edição 2024 do Guia da Faculdade, uma das mais importantes avaliações de cursos superiores do Brasil. Organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação, o Guia atribui estrelas aos cursos de graduação com base em critérios como corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Esse resultado representa um aumento de 20 estrelas em relação à edição anterior, tornando-se a maior pontuação já obtida pela Unifor desde a criação do guia.

Entre os 36 cursos avaliados, dois deles alcançaram a classificação máxima de 5 estrelas: Psicologia e Gestão Financeira (EaD), sendo considerados de excelência. Outros 28 cursos receberam 4 estrelas, equivalentes ao conceito "muito bom", enquanto 6 cursos foram avaliados com 3 estrelas (bom). O desempenho destaca o compromisso da Unifor com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais capacitados para as demandas do mercado.

Randal Pompeu, Reitor da Unifor, celebrou o resultado, destacando a importância desse reconhecimento. "A conquista das 140 estrelas no Guia da Faculdade 2024 é o reflexo do nosso trabalho contínuo em oferecer uma formação de excelência. Esse resultado demonstra o comprometimento da Unifor com a qualidade acadêmica e o sucesso de nossos alunos, em cursos que integram inovação, pesquisa e práticas alinhadas ao mercado."

Metodologia de avaliação

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de “avaliação por pares”, na qual coordenadores e professores de diferentes instituições avaliam os cursos de outras universidades com base em três aspectos principais:

• Corpo docente – qualificação e perfil dos professores que atuam no curso.
  • Projeto pedagógico – estrutura curricular e proposta de ensino do curso.
  • Infraestrutura – condições de materiais, laboratórios e equipamentos oferecidos.

A avaliação contou com a participação de mais de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior de todo o Brasil, que analisaram os cursos de graduação de forma independente. A Quero Educação foi responsável por organizar o processo de avaliação, coletar as informações das instituições de ensino e tabular os dados para a pontuação final.

Cursos de destaque

A Unifor se destacou em diversas áreas do conhecimento, reafirmando seu papel como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. A seguir, a lista completa dos cursos avaliados no Guia da Faculdade 2024:

5 estrelas – Excelente

4 estrelas – Muito bom

3 estrelas – Bom

O excelente desempenho no Guia da Faculdade 2024 reforça o compromisso da Unifor com a formação de profissionais qualificados, preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, e com a constante melhoria de seus cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância.

Processo seletivo 2025.1

Os interessados em estudar na Universidade de Fortaleza em 2025.1 podem escolher entre cinco formas de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.

Para 2025.1, serão ofertadas vagas para 38 cursos de graduação, divididos em quatro centros de ciência: Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)