qua, 30 julho 2025 11:26
Campus saudável da Unifor contribui para o bem-estar mental e emocional de alunos e professores
Programas e grupos de estudos também funcionam como espaços de encontro, troca e fortalecimento dos laços sociais

No ritmo acelerado da vida acadêmica, entre prazos apertados, provas e cobranças internas constantes, a saúde mental dos estudantes ganha cada vez mais destaque como uma questão urgente. Nesse cenário, o ambiente universitário reconhece que cuidar do bem-estar emocional é fundamental para garantir uma formação completa e integral dos seus alunos.
Dessa forma, o cuidado com a saúde mental dos estudantes tem se fortalecido como uma das prioridades institucionais na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Por meio de programas como o Campus Saudável (Healthy Campus), iniciativa da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), e o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), a Unifor vem promovendo ações concretas que vão além do ensino em sala de aula, buscando oferecer suporte emocional, acolhimento e qualidade de vida à sua comunidade acadêmica.
De acordo com a professora do curso de Psicologia, Sabrina Serra Matos, o ambiente universitário não está desconectado da sociedade e da cultura. “Assim como a saúde mental não é apartada da concepção de saúde como um todo”, avalia. Ela destaca que é necessário entender a saúde como algo dinâmico, que envolve a interação entre corpo, mente e contexto social, e com a saúde mental não é diferente. Nesse cenário, a universidade surge como um espaço privilegiado para refletir sobre essas transformações e promover discussões mais profundas sobre o bem-estar dos estudantes.
Sobre o campus mais lindo
Segundo a docente, a universidade se destaca pela estética e o acolhimento do campus que influenciam positivamente o bem-estar dos estudantes. Para ela, estar cercado por verde, flores, esculturas e arte não apenas enche de orgulho, mas também favorece a saúde mental no cotidiano acadêmico.
“Lembro de uma jornalista do Ranking Universitário Folha que certa vez disse: ‘Se existisse o critério ‘beleza do campus’ para avaliar uma universidade, a Unifor seria a número 1!’ E ela tem razão” - Sabrina Serra Matos, professora do curso de Psicologia da Unifor. (Foto: Duda Barroso)
Sabrina também reforça o valor dos encontros e vínculos construídos na vivência universitária. “Nunca é demais frisar que a travessia do conhecimento emoldurada por afetos, sentimentos e emoções mobilizados pelos encontros no campus (com colegas, professores, funcionários) descortinam novas angulações e perspectivas diante da vida e de um futuro profissional exitoso”.
Leia também: A natureza como parte da aprendizagem
Além das belezas do campus, a universidade oferece serviços para os alunos que buscam ajuda com a saúde mental. Alguns destaques são o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), um espaço aberto que atende não só os estudantes, mas toda a comunidade universitária; o Projeto Escuta Solidária; o Projeto Florescer, que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar no campus; e Rodas de Conversa com diversas temáticas que atingem os alunos.
Além disso, diversos grupos de estudos funcionam como espaços de encontro, troca e fortalecimento dos laços sociais, refletindo as discussões atuais da sociedade. A universidade também promove eventos importantes, como o Simpósio Internacional de Psicanálise, realizado desde 2019, e a Semana do Cérebro, que enriquecem o diálogo acadêmico e contribuem para a ampliação do conhecimento na área.
Sobre o Campus Saudável
Criado em parceria com a Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), o programa Campus Saudável traz um olhar mais amplo para a vida universitária, reconhecendo que o bem-estar dos alunos também passa por questões emocionais e psicológicas. A proposta rompe com a visão tradicional do esporte voltado apenas para o alto rendimento e insere a saúde física, emocional e ambiental como pilares de um ambiente acadêmico saudável.
A iniciativa é multidisciplinar e mobiliza diferentes áreas da universidade, com destaque para cursos da área da saúde como Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física na elaboração e execução de ações que incentivam práticas saudáveis, diálogo, autocuidado e redes de apoio.
Além do programa, os estudantes da Unifor contam com o suporte direto do PAP (Programa de Apoio Psicopedagógico), que atua em três frentes principais: acessibilidade para pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas, apoio ao corpo docente e técnico-administrativo, e promoção do equilíbrio emocional de toda a comunidade universitária.
Faça Psicologia da Melhor do Norte e Nordeste
Para Sabrina, o contato real com colegas, professores, a diversidade cultural, a arte, a natureza e as práticas esportivas são caminhos essenciais que expressam a pulsão de vida e movem a existência. Nesse sentido, o curso de Psicologia da Unifor é ideal para quem busca a melhor formação na área em Fortaleza, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida.
Com duração de cinco anos e oferecido nos períodos da manhã, tarde e noite, o curso prepara os alunos para atuar junto a indivíduos, grupos e instituições variadas, como hospitais, clínicas, consultórios, comunidades, empresas e escolas.