qua, 30 julho 2025 08:57
Unifor forma farmacêuticos prontos para atuar em mercado em expansão
Com infraestrutura moderna, corpo docente qualificado e foco em pesquisa, o curso forma profissionais para atuar em inovação, gestão e atendimento multiprofissional na saúde

Com um currículo que une ciência, tecnologia e cuidado com as pessoas, o curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, forma profissionais capazes de atuar em todas as etapas que envolvem medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde. Da produção ao controle de qualidade, da manipulação ao atendimento direto ao paciente, o curso prepara o aluno para promover o bem-estar individual e coletivo com responsabilidade técnica e sensibilidade humana.
A graduação é ideal para quem deseja atuar na assistência farmacêutica e integrar conhecimentos em áreas como análises clínicas, toxicológicas e forenses. Com duração de cinco anos, no período da manhã, o curso forma profissionais aptos a enfrentar os desafios do setor farmacêutico com uma visão ampla e atualizada da área da saúde.
“O mercado tem buscado um perfil de profissional com uma formação baseada em competências, ou seja, que reúna não apenas habilidades técnicas, mas também sólidos conhecimentos e atitudes alinhadas às demandas atuais”, afirma a coordenadora do curso Regina Cláudia Dourado.
Dessa forma, a graduação vai além da formação técnica sólida, pois tem uma proposta pedagógica que incentiva o desenvolvimento de competências em liderança, inovação e tomada de decisão estratégica. O aluno é preparado para atuar em múltiplos campos, como farmácia clínica, cosmetologia, veterinária, desenvolvimento de medicamentos e imunobiológicos.
> Assista: Farmácia Viva Unifor: veja como funciona o processo de produção de medicamentos
Diferenciais de cursar Farmácia na Melhor
Na Unifor, a graduação acompanha as transformações do mercado e da sociedade, formando profissionais preparados para atuar em um cenário cada vez mais tecnológico e interconectado.
Segundo a professora, a formação se destaca por ser ampla e integrada, com ênfase na vivência prática e no preparo para os desafios atuais do setor. Além disso, a formação conta com o reconhecimento nacional reforçando a qualidade da formação oferecida. O curso é registrado no Registro Nacional de Práticas de Formação em Saúde (RENASF), no sistema do Ministério da Saúde que destaca instituições alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Isso significa que a graduação da Unifor atende às políticas públicas de saúde do país e contribui para a formação de farmacêuticos comprometidos com a realidade brasileira e com o fortalecimento da saúde coletiva.
> Assista: O poder da farmacologia para melhorar a vida das pessoas e transformar a saúde
A base ética e científica da formação é reforçada por um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, e por uma infraestrutura laboratorial moderna que favorece o aprendizado prático desde os primeiros semestres. Com esse preparo, o farmacêutico pode atuar em até 136 especialidades reconhecidas, consolidando sua versatilidade e relevância no mercado.
Durante a graduação, os alunos têm acesso a mais de 35 laboratórios de última geração, onde são realizadas atividades práticas, pesquisas e estágios curriculares que aproximam a formação acadêmica da realidade profissional.
Entre os destaques estão o Laboratório Morfofuncional, o de Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos, o de Análises Clínicas, o de Química Farmacêutica e o de Toxicologia e Análises Forenses. A infraestrutura inclui ainda o Laboratório de Fármacos e Produtos Naturais, os Laboratórios de Controle de Qualidade, a Indústria Escola, o Laboratório de Tecnologia de Alimentos, a Farmácia Escola, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) e o Consultório Farmacêutico no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).
> Assista: Explore a Ciência no Núcleo de Biologia Experimental
A formação vai além da sala de aula, com forte investimento em pesquisa científica aplicada à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida. Em parceria com os Programas de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e do Mestrado em Ciências Médicas, o curso desenvolve projetos, como o estudo de biomarcadores de doenças, a criação de alimentos funcionais, o desenvolvimento de filmes bioativos com ação cicatrizante e anti-inflamatória, além de avanços na produção de dermocosméticos, pesquisas em farmacologia e nanotecnologia.
Outro diferencial importante é o Programa de Educação Tutorial (PET) Farmácia Unifor, que oferece bolsas de iniciação científica e de extensão nas áreas de saúde, equidade e saúde digital, proporcionando aos alunos oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional.
A parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) também reforça a qualidade da formação: a Unifor sediou o 2º Módulo do Curso de Farmácia Magistral, uma formação completa voltada para a atuação clínica do farmacêutico, com temas atuais como semiologia farmacêutica e boas práticas no contexto da saúde intestinal.
Participantes do 2º Módulo do Curso de Farmácia Magistral, que também foi transmitido de forma virtual (Foto: Divulgação CRF-CE)
De olho no futuro da profissão, o curso de Farmácia segue investindo em inovação e ampliando suas frentes de atuação. “Sempre inovando, sempre Unifor”, resume a coordenadora Regina Dourado.
> Conheça a história de alunos de sucesso: Aluna do curso de Farmácia expõe trabalho desenvolvido na Unifor em São Paulo
O mercado de trabalho em expansão
Com uma proposta de ensino integrada e alinhada às demandas contemporâneas, o curso prepara o aluno para atuar em diferentes contextos da saúde pública com competências exigidas tanto pelo SUS quanto pelo setor privado.
Ao final da graduação, o profissional formado pela Unifor está apto a atuar em uma ampla gama de áreas: medicamentos, cosméticos, imunobiológicos, consultório farmacêutico, análises clínicas, forenses e criminais, medicina legal e trabalhista, farmácia veterinária, tecnologia, inovação, pesquisa e magistério.
>Leia também: Entrevista Nota 10 | Regina Cláudia Dourado e as oportunidades profissionais no setor farmacêutico
“Os egressos do curso são bem aceitos e reconhecidos pelo mercado farmacêutico”, afirma a coordenadora. Segundo ela, os ex-alunos da Unifor têm se destacado em diversas frentes: muitos ingressam em programas de Residência em Farmácia Hospitalar, enquanto outros seguem na pesquisa científica, dando continuidade ao trabalho iniciado na graduação com bolsas de iniciação científica e avançando para o mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Há também quem atue como perito forense, em laboratórios de análises clínicas, na manipulação de medicamentos ou na indústria farmacêutica. Além disso, os egressos ocupam funções nas farmácias com foco em dispensação e atenção farmacêutica. “São inúmeras possibilidades de atuação”, complementa.
Faça Farmácia na Unifor!
Reconhecido por sua excelência acadêmica, o curso de Farmácia da Unifor conquistou nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai até 5. Esse resultado reflete o compromisso da universidade com a qualidade do ensino, considerando fatores como desempenho dos estudantes no Enade, qualificação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.