seg, 19 fevereiro 2024 16:27
Fala que a gente te escuta!
A Universidade de Fortaleza disponibiliza os mais variados canais de comunicação para criar pontes de escuta e diálogo com os alunos
À distância de um clique, está praticamente tudo o que você precisa saber sobre a Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz. Entrando na graduação e ainda precisa se ambientar com tudo o que a melhor do Norte e Nordeste oferece? Comece pelo site, mas vale também zapear as redes sociais.
Quer mergulhar nos destaques do curso e se ver? Aos domingos, confira o Unifor Notícias Mobile. Assista à TV Unifor. Assine as várias newsletters disponíveis para ficar por dentro dos assuntos mais quentes e aproveite a supercuradoria multimídia nos mais diversos assuntos.
São muitas as ferramentas e os canais de comunicação disponíveis para que o aluno possa se informar sobre a Universidade, ficar por dentro das tendências em sua área e não perder as oportunidades de bolsas e estágios.
E não é só virtual. Que tal dar uma passadinha no Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA) para buscar ajuda quando tiver alguma dificuldade? O setor fica no prédio da Reitoria e procura identificar previamente possíveis problemas que o aluno possa vir a enfrentar para agir antes que aconteça.
Presencial ou virtual, não importa. Essas tantas pontes de comunicação têm dois sentidos e são também espaço de escuta. Uma via de mão dupla que abre um papo aberto e um diálogo fundamental para discentes, que colaboram para melhorar ainda mais a instituição.
Um site que pode ser seu principal aliado
Imagine o portal da Unifor como um cartão de visitas que precisa falar sobre a instituição para diferentes públicos: alunos e professores, sociedade em geral, imprensa, comunidade acadêmica nacional e internacional e por aí vai.
É como uma porta de entrada para as principais informações. Por isso, se você quer se destacar, o portal pode ser seu principal aliado. É lá que os estudantes podem encontrar, em primeira mão, as informações necessárias para conquistar seus objetivos acadêmicos. A possibilidade de monitorias, bolsas, estágios, eventos, intercâmbio e tantas outras oportunidades que surgem ao longo da jornada acadêmica certamente estarão lá.
Há uma página inteira dedicada aos alunos, aliás. A proposta dela é reunir conteúdos e serviços. “Como a Universidade possui muitos projetos, eventos e outros assuntos de interesse da sociedade como um todo, tivemos a preocupação em dedicar uma área que filtrasse a nossa produção de conteúdo com foco nos estudantes”, explica o coordenador de Marketing Digital, Glêdson Araújo.
No portal, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral também têm acesso aos principais serviços oferecidos pela Universidade de Fortaleza.
Por exemplo, tem dúvidas sobre o atendimento do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)? Lá é possível consultar as especialidades, os tipos de atendimento – se particular ou pelo SUS – e os respectivos contatos. Também há um espaço que reúne outros núcleos e departamentos de interesse público. A busca é fácil, rápida e intuitiva.
A ferramenta é tão relevante que a audiência impressiona. “Só para se ter uma ideia, o volume de acessos e visualizações do portal é maior que o de alguns dos grandes veículos locais de imprensa”, pontua Glêdson.
Unifor Comunica em todas as redes
Mas há muitas outras formas de ficar por dentro das oportunidades e de tudo o que está acontecendo na Unifor. Está no ônibus ou na rua e prefere um conteúdo mais rápido? A Unifor Comunica está em praticamente todas as redes sociais: WhatsApp, Instagram, TikTok, LinkedIn, X (antigo Twitter), YouTube, entre outras.
“Basta o estudante escolher o seu canal favorito para ficar por dentro das notícias, eventos, lançamentos de editais, oportunidades de intercâmbio, estágio ou seleção para bolsas de estudo, por exemplo. São inúmeras oportunidades, e ficar ligado nas nossas redes sociais faz toda a diferença”, destaca Glêdson.
Ele explica que o trabalho com as mídias é feito de forma ativa para captar e entender as demandas da comunidade acadêmica. “Utilizamos plataformas multicanal para monitorar comentários nas redes sociais e otimizar nosso tempo de resposta”, explica. E a estratégia tem dado certo. São quase 240 mil seguidores apenas no Instagram e mais de 110 mil no LinkedIn.
A Universidade de Fortaleza está presente em diversas redes sociais, com conteúdos exclusivos para toda a comunidade acadêmica (Imagens: Divulgação)
As redes sociais são um espaço importante para que os alunos possam se ver e se identificar. A seção #OrgulhoUnifor expressa isso, ao trazer professores, alunos e egressos que são destaque em suas áreas de atuação. “Toda semana, nós damos um giro pelo campus em busca de boas histórias para contar”, diz o coordenador de Marketing Digital.
E a Pós-Unifor ganha sua própria rede social, contando com um conteúdo focado no perfil mais experiente dos matriculados, com anos de mercado e que desejam seguir aprimorando seus conhecimentos.
“Nossa preocupação está em manter uma unidade, uma coerência estética e visual, trazendo a essência da Universidade, sua missão, visão e valores, mas também respeitando as peculiaridades de cada público-alvo”, diz Glêdson.
Seja como for, todos esses canais são uma via de mão dupla, e os alunos também podem dialogar com a Universidade. Desta ponte, já saíram várias melhorias. Por exemplo: você sabia que pode esquentar sua comida de graça no campus, unifriend? Isso é possível graças às sugestões enviadas pelas redes sociais e pelo site.
“Há cursos que são ofertados em horário integral, ou seja, os alunos passam o dia por aqui. Alguns deles preferem trazer o próprio lanche de casa, e uma das reivindicações era a de termos micro-ondas espalhados pelo campus. A Universidade atendeu o pedido e foi bastante elogiada; os equipamentos são bastante utilizados”, conta Glêdson.
“O olhar do outro traz sempre uma perspectiva diferente. Isso significa dizer que uma mesma demanda – seja do corpo docente ou discente – sempre vai ter diferentes alternativas e soluções. Os canais de comunicação disponibilizados pela Universidade, seja via site ou via redes sociais, permitem termos acesso a essas visões, ampliando percepções, gerando impactos construtivos e enriquecedores para todos.” — Glêdson Araújo, coordenador de Marketing Digital
Um lugar para solucionar problemas e evitar dificuldades
Mas nem só de digital se comunica: há um setor inteirinho aberto para ouvir e dialogar com o corpo discente. O Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA), que funciona no prédio da Reitoria, faz parte dos esforços da Unifor para acolher as sugestões dos estudantes e manter o diálogo aberto.
A gerente do PAPSA, Hellen Cristiane, explica que o setor disponibiliza aos alunos canais diretos de comunicação ativa via telefone e WhatsApp. Além disso, o aluno também conta com o atendimento presencial.
O contato com o corpo discente também ocorre de forma proativa, com comunicações planejadas estrategicamente, de acordo com o período e as necessidades do aluno. Essas mensagens são disparadas via e-mail, WhatsApp e SMS de maneira cotidiana.
“As ligações para os estudantes acontecem também de acordo com a necessidade do aluno naquele período específico, mas diariamente, com atualização da base de dados para contato”, explica Hellen.
“A Universidade de Fortaleza criou o PAPSA especificamente com o objetivo de acolher e acompanhar os estudantes da Unifor durante toda a sua jornada acadêmica. Nosso trabalho inclui fazer com que o aluno tenha sempre as melhores experiências e seja não apenas amparado durante os momentos de dificuldade, mas conduzido à solução.” — Hellen Cristiane, gerente do PAPSA
O PAPSA trabalha totalmente focado nas necessidades do aluno e, por isso, vem acatando sugestões dele para melhorar o atendimento. Um exemplo disso é a atualização do serviço de WhatsApp.
Nele, há a inclusão de um bot para solicitação de documentos, como declarações, históricos, informações sobre carteirinha de estudante e demandas frequentes dos discentes. “A implantação do bot está em andamento e o serviço terá o objetivo de reduzir as filas de atendimento e facilitar o acesso a processos simples”, explica Hellen.
E o atendimento da pós-graduação também passou por uma mudança estratégica. Agora, os alunos estão sendo direcionados para o atendimento geral devido à amplitude da equipe e ao maior acesso a serviços específicos.
Outro exemplo é a Sucesso do Aluno Explica, uma campanha rápida semanal com informações detalhadas e passo a passo das demandas mais comuns no atendimento do PAPSA. Ela é disparada por email e SMS. “Recebemos sugestões tanto de discentes como de docentes para que nossos alunos recebessem de forma proativa informações sobre suas demandas mais recorrentes”, explica Hellen.
O Manual do Aluno, com as principais informações para que o estudante da Unifor tenha uma jornada acadêmica de sucesso desde o seu ingresso na Universidade, também veio de uma demanda da comunidade. “O material foi construído pelo PAPSA de maneira didática e distribuído tanto no modo impresso quanto no digital, sendo enviado para todos os alunos Unifor”, conta a gerente do setor.
O Sucesso do Aluno tem o objetivo de acolher e acompanhar os estudantes da Unifor durante toda a jornada acadêmica. É este setor que procura identificar previamente possíveis problemas que o discente possa vir a enfrentar e, assim, agir antes que aconteça.
“Também somos nós que apoiamos e orientamos os alunos durante suas necessidades de resolver questões simples do cotidiano, como solicitação e entrega de documentos, bem como a manutenção de seus benefícios e toda e qualquer questão que possa interferir no percurso de aprendizagem”, explica Hellen. É um canal aberto para o diálogo!
Te vemos na TV!
Outro canal de comunicação importante para manter os laços com os alunos é a TV Unifor, seja contando suas histórias, levando docentes e discentes para debater temas de diversas áreas, sendo espaço de formação de vários cursos de graduação ou transmitindo conteúdos ao vivo. A TV universitária existe há quase 20 anos e é ligada à Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial (DCMktC) da instituição.
“A TV é um grande difusor do conhecimento produzido dentro da Universidade”, afirma Max Eluard, diretor da TV Unifor e professor do curso de Cinema e Audiovisual. Há, por exemplo, um departamento de produção de chamadas e promocionais, que cria VTs para divulgar editais e iniciativas da instituição.
Nos últimos anos, também foi criado um telejornal exclusivo de notícias sobre a Universidade para a comunidade acadêmica. O Mundo no Campus vai ao ar toda quarta-feira e cobre tudo o que está acontecendo dentro da Unifor.
Durante a pandemia do coronavírus, a TV turbinou ainda mais seu papel para manter o corpo discente bem informado. É que, com as aglomerações evitadas, ela precisou se reinventar.
“Nesse contexto, a TV foi uma importante ferramenta de comunicação para a Universidade, promovendo as lives, que basicamente foi a forma que a instituição tinha de manter contato com os alunos e com o público em geral”, explica Max.
+ SAIBA MAIS | Acesse o canal da TV Unifor no Youtube
A partir de 2020, a TV Unifor também passou a investir muito na divulgação dos seus conteúdos pelas redes sociais. Inaugurou seu canal no YouTube, um perfil no Instagram e, mais recentemente, no TikTok. “Esses passaram a ser nossos canais preferenciais de contato com o nosso público-alvo", explica Max, referindo-se aos jovens. Isso estreitou ainda mais os laços com os alunos.
Agora, a TV Unifor está cada vez mais presente por entre os bosques da Universidade, registrando o que acontece e ouvindo os alunos. “Esse movimento de presença dentro do campus também ajuda nessa relação, para uma comunidade acadêmica mais integrada e antenada às informações”, salienta Max.
“A TV é um grande birô de produção da Universidade, uma grande ferramenta de produção audiovisual que atende toda a Unifor. Se o curso de Fonoaudiologia quer fazer um documentário sobre os 40 anos dele, procura a TV, e é a TV que vai tentar organizar essas informações num produto audiovisual, fazendo isso a partir dos alunos, que estão aqui trabalhando. Acho que isso é muito bacana.” — Max Eluard, diretor da TV Unifor e professor do curso de Cinema e Audiovisual
E todos os anos esta produção televisiva é melhorada a partir da contribuição e da escuta dos alunos. Se os conteúdos originais da TV são produzidos, pensados e geridos a partir do interesse e do desejo dos estudantes, eles também dão sugestões para melhorar o regimento interno do setor, que estabelece os procedimentos de operação, desde marcação de gravação à solicitação de mudança de programa e bolsas.
“Esse regimento dá conta de tudo, de todas as regras internas da TV, e ele é, todo ano, revisto e aprimorado a partir das considerações dos colaboradores e dos alunos que estão trabalhando na TV”, pontua o diretor.
Jornal e newsletters para você seguir antenado
Um jornal inteiro e várias newsletters são uma amostra da gama de produtos jornalísticos que a Unifor disponibiliza aos alunos para que possam se ver, ficar ligados às novidades do campus e expandir o repertório multimídia, que pode ser um aliado na jornada acadêmica.
Publicado aos domingos, o jornal Unifor Notícias Mobile é um periódico semanal e também um canal de comunicação da instituição para com alunos, professores e colaboradores.
“Sua proposta é trazer esses acontecimentos, eventos, projetos e várias outras atividades que são realizadas ou que acontecem aqui dentro da Universidade”, diz a analista de comunicação e editora do jornal, Sabrina Rolim.
Ela conta que o jornal era, inicialmente, distribuído impresso no campus. Com a chegada da pandemia, foi necessário realizar essa divulgação digitalmente, o que levou a publicação para uma proposta mobile. A nova edição traz matérias mais aprofundadas, colunas e textos de análise sobre acontecimentos da atualidade.
“A ideia é nos debruçarmos, principalmente com a matéria de capa — uma reportagem especial —, em assuntos que tangem tanto a Universidade em si quanto os próprios alunos e a sociedade”, salienta Sabrina. Por isso, as capas quase sempre trazem estudantes, sejam eles de graduação ou da pós, além de egressos.
“O objetivo é fazer com que os alunos se sintam parte da Universidade, não só por se informarem sobre ela, mas também por se verem em nossos meios. E o jornal é uma dessas pontes que buscam trazer tal integração. Nada melhor para criar e dar força a uma comunidade do que incentivarmos esse espaço de visibilidade.” — Sabrina Rolim, jornalista e editora do Unifor Notícias Mobile
Além do Unifor Notícias Mobile, a universidade também disponibiliza newsletters para os alunos. Ao longo da semana, os estudantes, colaboradores e professores recebem novas edições com muita informação e conhecimento. Confira a seguir cada uma delas:
- Unifor Comunica (segunda-feira)
Essa news é focada na agenda semanal da Universidade de Fortaleza e traz pautas de maior destaque, como serviços, inscrições e editais. - Repara (terça-feira)
Newsletter que repercute conteúdos já lançados nos meios de comunicação da Unifor, por meio da curadoria a partir de um tema semanal pré-determinado. Reúne reflexões, matérias, vídeos, lives, podcasts, entrevistas e muito mais. - Super Indica (quinta-feira)
Uma seleção de conteúdos multimídia dos principais canais de comunicação da Unifor, trazendo informações diversas e aquele “lembrete na agenda” útil e necessário.
“Queremos sempre manter a nossa comunidade discente 100% bem informada, sabendo o que está acontecendo aqui dentro, podendo explorar conteúdos que podem ter passado despercebidos”, afirma Sabrina.
De acordo com a jornalista, a Unifor costuma sempre ter um canal aberto com alunos e professores para ouvir sugestões do que pode ser melhorado. Uma das ideias neste sentido é justamente o foco na experiência dos estudantes por meio das matérias.
E qual a importância desses produtos, tanto do jornal quanto das newsletters, para garantir uma comunidade acadêmica mais antenada?
“A importância disso se foca nesse sentimento, na sensação de fazer parte de uma grande comunidade e de se ver em uma das maiores e melhores universidades da América Latina. E isso se dá a partir do momento em que temos em nossa posse informação e conhecimento”, finaliza Sabrina.