seg, 4 agosto 2025 10:51
Volta às aulas: descubra um mundo de oportunidades na Melhor
Pronta para receber calouros e veteranos a partir do dia 4 de agosto, a Unifor traz um guia com diversas oportunidades para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos alunos, como internacionalização, iniciativas de apoio ao discente e facilidades para o dia a dia

Para os veteranos, é tempo de voltar aos planos e à rotina. Já para os novatos, o momento é de vivenciar uma nova etapa formativa. Seja qual for o seu time, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — irá proporcionar um semestre repleto de descobertas a partir do dia 4 de agosto. Além das salas de aula, todos podem aproveitar espaços de convivência, eventos, laboratórios de ponta e projetos de extensão.
As oportunidades estão espalhadas por todo o campus: na Biblioteca Central, nas galerias do Espaço Cultural, nas práticas do Núcleo de Assistência Médica Integrada (NAMI), na estrutura do Parque Desportivo e nos espetáculos do Teatro Celina Queiroz. Diante de uma instituição de ensino com mais de 720 mil m² e dezenas de prédios, é imprescindível manter o mapa do campus ao seu alcance.
Uma dúvida que costuma afetar os calouros é sobre os horários das aulas. Afinal, ao ver um código M24AB na matrícula, é normal ficar confuso(a). A explicação, contudo, é simples: a Unifor usa a letra inicial de cada turno — manhã (M), tarde (T) e noite (N) — e os dias da semana são representados por números, começando com segunda-feira como 2, terça como 3, e assim sucessivamente.
As aulas ocorrem nos horários AB, CD e EF, com duração de aproximadamente 100 minutos cada e intervalos de 20 minutos entre os períodos. Se você cursa, por exemplo, uma disciplina às segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, das 7h30 às 9h10, o código dela é M24AB.
E para os alunos noturnos, a Unifor facilita o deslocamento até o campus e na volta para casa com o serviço gratuito de ônibus, de segunda a sexta. As rotas saem e retornam aos terminais do Antônio Bezerra, da Parangaba, do Eusébio e da Messejana. A Universidade também disponibiliza transporte gratuito para o Complexo da Medicina Veterinária, de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde.
No início deste ano, a instituição implementou o serviço de carrinhos elétricos para a locomoção de alunos dentro do campus. Os veículos operam durante os intervalos das aulas, com paradas para embarque e desembarque em cerca de 15 locais estratégicos, todos devidamente sinalizados. Para usufruir das ações de mobilidade, basta apresentar o aplicativo Unifor Mobile autenticado.
Além de tudo isso, a Universidade de Fortaleza ainda guarda centenas de outras oportunidades para você aproveitar toda a excelência das formações acadêmica, profissional e humana. A seguir, confira alguns serviços e suportes oferecidos pela 6ª melhor instituição de ensino superior particular do Brasil.
Conecte-se à Unifor
Agora que você já conhece os horários, o mapa do campus e as opções de locomoção, é o momento de se aproximar de aliados para toda a jornada acadêmica: os canais oficiais da Universidade. Com o Unifor Mobile, é possível realizar a matrícula de maneira simples e ter total controle sobre a matriz curricular, explorando disciplinas e turmas de forma independente. É também por meio dele que o corpo discente poderá se cadastrar para aproveitar o serviço gratuito de ônibus, entre outras facilidades.
Agora, para ficar ainda mais antenado sobre tudo que acontece no campus, você pode acompanhar diariamente a Central de Conteúdo — um ambiente virtual que reúne notícias, eventos, edições da Revista Unifor e do jornal Unifor Notícias Mobile, além de blogs, e-books, podcasts e newsletters. Por lá, você ainda tem acesso a todas as mídias sociais da Universidade.
Aderir aos canais de comunicação trata-se de uma ação prioritária, como destaca a professora Milena Baratta, da Assessoria de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da Unifor.
“O primeiro passo é se conectar com os canais oficiais da Universidade — como o site da Unifor, o aplicativo Unifor Mobile e as redes sociais —, que concentram informações atualizadas sobre eventos acadêmicos e culturais, editais e serviços oferecidos ao longo do semestre. É igualmente importante explorar os espaços que tornam o campus tão completo” — Milena Baratta, assessora da Assessoria de Apoio ao Discente da VRE
Rumo ao mercado de trabalho
Sabia que você tem acesso a milhares oportunidades no mercado? A Central de Carreiras e Egressos tem a missão de auxiliar o desenvolvimento profissional dos alunos de graduação e pós-graduação, assim como de egressos, além de auxiliar empresas a recrutar os melhores talentos da Unifor. “É o elo estratégico entre os nossos alunos e o mundo profissional”, como define a professora Milena.
Em seu leque de serviços, a Central de Carreiras possibilita sessões individuais de elaboração de currículo e aconselhamento de carreira. O setor ainda conta com uma robusta plataforma com oportunidades conectadas a mais de 4.000 empresas: a Unifor Carreiras.
“[A Central] promove também feiras de estágios, oficinas de empregabilidade, orientação de carreira e parcerias com empresas para oportunidades de estágio, trainee e emprego. O setor ainda auxilia na construção de currículos, preparação para entrevistas e desenvolvimento de competências profissionais. Essa ponte com o mercado amplia significativamente as chances de inserção dos nossos estudantes em ambientes de trabalho compatíveis com sua formação e perfil”, pontua a docente.
+ SAIBA MAIS | Central de Carreiras: seu guia de oportunidades para o mundo do trabalho
Todo suporte aos estudantes
Com o compromisso de oferecer suporte aos alunos, a Assessoria de Apoio ao Discente da VRE promove não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar e a formação cidadã. Atua de forma estratégica em uma série de iniciativas focadas no auxílio contínuo ao aluno, como:
- Encontro de Iniciação à Docência: fomenta a pesquisa e proporciona evento para publicação de artigos advindos da iniciativa.
- Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA): setor responsável por concentrar diversas ações e serviços voltados para os estudantes, como descontos e bolsas de estudo, além de financiamentos.
- Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP): objetiva orientar e acompanhar alunos com necessidades educacionais específicas, que podem abranger questões cognitivas, emocionais, físicas, motoras, visuais e/ou auditivas.
- Programa de Educação Tutorial (PET): focado no apoio acadêmico e desenvolvimento de habilidades críticas, busca fortalecer o aprendizado dos alunos e sua preparação para desafios profissionais e acadêmicos.
- Programa de Monitoria Acadêmica: visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas, contribuindo também para o desenvolvimento de sua experiência docente.
Por meio de seus Centros de Ciências, a Unifor também realiza ações voltadas ao fortalecimento da experiência acadêmica. Os alunos de Comunicação e Gestão (CCG), da Saúde (CCS), de Jurídicas (CCJ) e de Tecnológicas (CCT) podem procurar suas respectivas diretorias para acessar os seguintes serviços:
- Grupo de Estudo Dirigido (GED): realiza atividades de nivelamento de forma mais individualizada e permite que o aluno monitor possa compartilhar o conhecimento com seus pares;
- Programa de Apoio ao Estudante (PAE): tem como objetivo integrar a vida dos estudantes à rotina universitária, acompanhando de forma permanente os alunos e realizando ações diversas, sendo uma ponte com professores, coordenações de cada curso e a Universidade;
- Programa de Apoio ao Discente (PAD): o intuito geral é propor e desenvolver estratégias educativas para os acadêmicos ingressantes. Neste programa, professores e monitores disponibilizam horários extra-sala, para atendimento aos alunos que apresentam dificuldades no desenvolvimento dos objetivos educacionais propostos nas unidades curriculares.
- Programas de Nivelamento: a finalidade é suprir as carências de conteúdos do ensino médio aos alunos ingressantes em disciplinas do ciclo comum.
Atualize seu passaporte
Alinhada ao cenário de crescente globalização profissional, a Universidade apresenta oportunidades de internacionalização. Atualmente, são mais de 140 instituições parceiras em 30 países disponíveis para quem deseja realizar intercâmbio, com duração de seis meses a um ano.
Há também o Programa de Dupla Titulação Internacional, no qual os alunos, uma vez formados pela Unifor, estão aptos a receber diploma de graduação das universidades conveniadas na Alemanha, em Portugal e na Colômbia. Ademais, com o título, o aluno obtém permissão para trabalhar no exterior.
“Os estudantes devem buscar as oportunidades de internacionalização, que ampliam sua formação acadêmica, cultural e profissional em um contexto global. Ao se engajar nessas experiências e se integrar à vida universitária, o aluno amplia sua vivência acadêmica e aproveita plenamente tudo o que a Unifor oferece para seu crescimento pessoal e profissional”, destaca a professora Rafaela Ponte Lisboa, também da Assessoria de Apoio ao Discente da VRE.
“A formação universitária hoje vai muito além da formação técnica. A vivência em projetos interdisciplinares, as ações de responsabilidade social, as oportunidades de intercâmbio e experiências internacionais e os projetos de empreendedorismo e inovação proporcionam uma formação mais ampla e conectada às demandas contemporâneas” — Rafaela Ponte, assessora da Assessoria de Apoio ao Discente da VRE
Desfrute do campus para além da sala de aula
Topa fazer um tour pela Unifor? Começamos na Biblioteca Central, espaço onde o corpo discente desfruta de um dos maiores acervos de universidades particulares do Norte e Nordeste. São mais de 28 mil obras físicas e digitais, além de espaço para estudos e a disponibilização de treinamentos e serviços de apoio à comunidade acadêmica.
Em seguida, visitamos o Espaço Cultural Unifor, reconhecido como um dos mais importantes instrumentos de divulgação da arte no Brasil. De padrão internacional, o equipamento promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais nacionais e internacionais.
Com 5.000m² de área, o Parque Desportivo também merece uma visita! Considerado um dos mais modernos do país, o complexo é composto por ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, campo de futebol oficial, campo de futebol society, academia e estádio de atletismo, palco de eventos nacionais e internacionais e certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Experiência prática desde o início da graduação
Na Unifor, as oportunidades de estágio estão presentes desde os primeiros semestres. A aluna Luanna Moura, atualmente no 4º semestre do curso de Jornalismo, não deixou o tempo passar. Ela começou sua jornada na TV Unifor em julho do ano passado, antes mesmo de entrar no 2º semestre da graduação.
“Iniciei na TV Unifor como produtora do Núcleo de Chamadas e Promos. Nele, produzi muitos vídeos curtos com teor promocional, como vídeos institucionais de cursos da Unifor e chamadas para eventos institucionais. Também tive a oportunidade de treinar minha desenvoltura em frente às câmeras. Em fevereiro de 2025, quando comecei o 3º semestre, fui aprovada na seleção para o Núcleo de Jornalismo e, com essa troca, consegui a bolsa mais rapidamente”, relata.
“No Núcleo de Jornalismo [da TV Unifor], o ritmo é mais acelerado, pois há sempre muitas matérias para fazer e concluir. Agora, fico encarregada de produzir pautas para os jornais Mundo no Campus e Unifor Notícias. A experiência que acumulei nesses últimos meses é a de uma verdadeira repórter. Aprendi a arte de fazer boas perguntas e ir atrás de histórias interessantes para contar.” — Luanna Moura, aluna do curso de Jornalismo
Com aulas pela manhã e estágio à tarde, a estudante passa praticamente o dia inteiro no campus e usufrui de vários espaços, mas tem preferência pelos Centros Acadêmicos. “Adoro tomar café por lá e comer algumas besteirinhas no intervalo das aulas, principalmente porque encontro muitos amigos. Pessoas de diferentes cursos também estão lá, e sinto que estou vivendo a experiência universitária”, compartilha.
Diante de um novo semestre, Luanna espera adquirir novas habilidades, seja em sala de aula ou na emissora acadêmica. Ela pressente que a exigência vai aumentar e admite estar ansiosa para a disciplina de Jornalismo Investigativo. “Estou bem curiosa. Parte de mim ainda pensa que o jornalista investigativo vive um filme policial, um detetive que pode arriscar a vida feito James Bond e decifrar quebra-cabeças que nem Sherlock Holmes”, brinca.
A proatividade faz diferença
Para o discente Maurício Girão, do 10º semestre de Farmácia, a ligação com a Unifor vem de casa, afinal, desde pequeno escutou histórias contadas por parentes egressos da instituição. Assim, ele iniciou a trajetória acadêmica cheio de informações e com sede de descobertas.
Proativo, ainda como calouro, procurou os professores para perguntar sobre as possibilidades de pesquisa. E não demorou para ser apresentado ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex). “Inicialmente, foi difícil me acostumar com a rotina de laboratório. Demorei uns seis meses para pegar o ritmo”, cita. Hoje, já está sintonizado com o trabalho científico produzido por lá.
“Sou bolsista e isso me ajuda de diversas formas, tanto em relação a materiais de estudo como livros, que gosto de ter físicos, quanto no pagamento de contas. Atuo como aluno de iniciação científica nas unidades de Biologia Estrutural e Biologia Molecular, trabalhando no isolamento de proteínas de interesse biomédico e biotecnológico” — Maurício Girão, aluno do curso de Farmácia
Prestes a se formar, Maurício já faz planos para o mestrado, mas antes se disponibiliza a desempenhar o papel de tutor para os novatos. Ele ainda dá dicas para quem está chegando: “Primeiramente, se interessar por tudo que a Universidade tem a oferecer. No primeiro semestre da maioria dos cursos, os professores fazem um apanhado de tudo que o aluno pode experienciar durante a graduação. Foi assim que vi diversas oportunidades no curso, bem como o PET e as ligas acadêmicas”.
Estágio, hub de inovação e academia: tudo em um só lugar
Matheus Alves, do 7º semestre de Ciência da Computação, conta que a paixão pela Unifor foi “de cara” quando visitou a Feira de Profissões. Cerca de um ano depois, realizou o sonho de estudar na instituição. Entre inúmeros laboratórios, o Vortex também ganhou o coração do aluno.
“Iniciei no Vortex no 4º semestre. Recebi um torpedo e, na mesma hora, me candidatei. Fiz entrevistas e fui aprovado. Tem sido uma oportunidade incrível, pois posso vivenciar tanto o lado acadêmico da pesquisa quanto o de mercado da profissão no laboratório. Recebemos diversos projetos, desde áreas da administração até da saúde, e isso me ajudou a criar um portfólio muito rico” — Matheus Alves, aluno do curso de Ciência da Computação
O aluno e outros dois colegas possuem uma bolsa para desenvolver um projeto operacional no grupo M. Dias Branco, por meio do O-HACKA-TA-ON, iniciativa fruto da parceria entre o Unifor Hub e a empresa. Apesar da rotina intensa, o estudante faz questão de aproveitar outras facilidades da Unifor, como a Academia.
“Gosto muito da academia do campus. Todos os equipamentos são de ótima qualidade, e os instrutores preparados e solícitos. Sem falar que é ótimo tomar um banho fresquinho no vestiário antes da aula”, elogia o aluno.
É sobre aproveitar cada oportunidade ao máximo
A exemplo de Matheus, a aluna Ana Júlia Mesquita, do 8º semestre de Direito, conheceu a Universidade pela Feira de Profissões. “Foi, inclusive, ao visitar o campus e assistir a um júri simulado em uma Feira que tive a certeza de cursar Direito na própria Unifor”, revela.
A estudante tem a trajetória marcada pelo engajamento acadêmico. Desde o 3º semestre, ela atua como monitora e já ministrou as disciplinas Homem e Sociedade e Direito Processual Civil I. Em 2025.2, a aluna tem como desafio a matéria de Direito Processual Civil III. Mas, o currículo vai além.
“Tive a oportunidade de participar do estágio voluntário no Cejusc, vinculado ao Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor, ainda no 1º semestre do curso. Lá, tive meu primeiro contato com casos reais, especialmente com processos e audiências de conciliação e mediação. Participei também de projetos de extensão vinculados ao programa Cidadania Ativa. Sou ainda integrante do Grupo de Estudos Processuais, coordenado pela professora Elizabeth Alecrim” — Ana Júlia Mesquita, aluna do curso de Direito
A estudante atua também fora do ambiente acadêmico, como estagiária da 17ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza/CE há mais de um ano. Ela conta que a oportunidade surgiu por meio de processo seletivo promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no qual foi aprovada em primeiro lugar.
“A Unifor tem um papel fundamental na construção da minha identidade profissional. Desde os primeiros semestres, a Universidade promove uma formação prática integrada ao ensino teórico. Os professores, sempre muito comprometidos, constantemente trazem casos reais como exemplos em sala de aula, o que torna o aprendizado mais próximo da realidade da atuação jurídica”, salienta Ana Júlia.
Que venha 2025.2!
O novo semestre começa com a tradicional Acolhida Unifor, nesta segunda (4) e terça (5), das 9h às 21h, no Centro de Convivência (CC). Com programação repleta de atrações culturais, jogos interativos, brindes e outras ativações, o evento recepciona alunos novatos e veteranos, reforçando o sentimento de pertencimento e a identidade universitária.
Além da acolhida, o semestre ainda guarda muitas novidades. Em outubro, acontece mais uma edição do Mundo Unifor, maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades do Nordeste. Novembro marca a inauguração da primeira etapa do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, megaprojeto da Fundação Edson Queiroz — a fase inicial inclui museu, teatro e torre acadêmica. Fique ligado nos canais da Unifor para acompanhar mais novidades!