O Núcleo de Práticas em Economia (NUPE) tem por objetivo propiciar ao aluno experiência prática das habilidades aprendidas durante o curso de Ciências Econômicas.

Idealizado como parte integrante e obrigatória da matriz curricular do curso de Ciências Econômicas, por meio da disciplina obrigatória Técnicas em Pesquisa Econômica, os alunos desenvolvem atividades práticas e de pesquisa vivenciadas pelo profissional em Economia, tanto no ambiente privado quanto no setor público.

O NUPE possibilita que trabalhos sejam desenvolvidos pelos alunos com a supervisão dos professores do curso. Entre os produtos já realizados pelo Núcleo, estão o Boletim Econômico, o Índice de Ações Cearense - IAC, além da elaboração de relatório econômicos nas áreas de comércio, serviços e turismo.

Atualmente, o núcleo conta com parcerias do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), e do Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), para realizar pesquisas e publicações em conjunto.

 

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS

Alysson Oliveira - Ciências Econômicas

Participar do NUPE me proporcionou experiências enriquecedoras para minha formação acadêmica e profissional como economista. Tive maior contato com as principais pesquisas econômicas para análise conjuntural, técnicas de análise destas pesquisas e aprimoramento na escrita econômica.

Alysson Oliveira - Ciências Econômicas

Vicente Neto - Ciências Econômicas

Após ingressar no NUPE, pude participar de projetos extraordinários, como a construção do Índice de Ações Cearenses (IAC) e da elaboração de Boletins Econômicos do próprio Núcleo e do Banco do Nordeste (BNB).

Vicente Neto - Ciências Econômicas

 

Informações para contato

Núcleo de Práticas em Economia (NUPE)

  • Fone de contato: (85) 3477-3193
  • Endereço de contato: Bloco R - Sala 7B