O Boletim de Mercado de Capitais, elaborado pelo curso de Finanças da Universidade de Fortaleza, tem como propósito trazer informações da seara financeira e análises dos principais fatos do mundo dos investimentos, em escala global, nacional, e especialmente do mercado financeiro cearense.
Coordenação do Curso de Finanças
(85) 3477-3192
financas@unifor.br
Bloco R | Sala 4

Bolsas de valores no Brasil e Estados Unidos registram performance positiva em junho

Mês de maio tem alívio nas incertezas e bolsas registram performance positiva

Dólar em queda e bolsa de valores em recuperação no Brasil marcam o mês de abril

Trump, tarifas e elevada volatilidade nos mercados

Economia e mercados em alerta: turbulências e incertezas marcam o início de 2025

Câmbio e juros em alta no Brasil são os destaques de novembro

Inflação e juros, nos EUA e Brasil, são dos destaques do mês de outubro

Economia e juros em alta no Brasil

Bolsas de valores em alta no mês de agosto

Incertezas na economia americana e elevação do dólar são destaques em julho

Alta do Câmbio e da bolsa de valores são destaques de junho

Bolsas em alta no exterior e queda do desemprego no Brasil são destaques em maio

Inflação resiliente e mercado de trabalho em alta são os destaques do mês

Bolsas de valores em alta nos EUA e na Europa são destaques em março

Fevereiro tem bolsas em alta; e PIB do Brasil apresenta crescimento

Janeiro tem mercado de trabalho aquecido e juros estacionados nos EUA e na Europa

Bolsas de valores, no Brasil e no Mundo, registram queda em outubro

Novembro é marcado por altas nas bolsas de valores

Setembro é marcado por juros globais elevado e queda nas principais bolsas de valores mundiais

Agosto foi marcado por bolsa de valores em queda nos principais mercados pelo mundo
Coordenação do Curso de Finanças
(85) 3477-3192
financas@unifor.br
Bloco R | Sala 4
O Índice de Ações Cearense (IAC) objetiva acompanhar o desempenho médio das cotações das empresas cearenses que possuem capital aberto em bolsas de valores e ser benchmark para aplicações financeiras, como (IBOV, CDI, S&P500, Dólar, etc.), fundos de investimentos, portfólios, entre outros.
Sobre o Índice
O IAC é um índice de retorno total, ou seja, procura refletir as variações nos preços dos ativos integrantes no tempo ajustado pelo impacto da distribuição de dividendos.
Composição
As empresas pertencentes a composição do Índice de Ações Cearenses (IAC), nos quais estão em concordância com os critérios estabelecidos na metodologia são:
- Aeris: esta instituição teve o registro de IPO no dia 11 de novembro de 2020, no segmento especial Novo Mercado na B3, sob o código AERI3, sendo a corporação cearense mais recente a iniciar suas negociações.
- Banco do Nordeste: esta Entidade teve início de suas negociações na B3 dia 20 de julho de 1977, perante o código BNBR3, sendo a empresa cearense pioneira com registro de IPO.
- Brisanet: a empresa provedora de internet, iniciou a sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3) no dia 29 de julho de 2021. A ação da Brisanet é negociada sob o ticker BRST3.
- Enel Ceará (Coelce): suas negociações iniciaram no dia 13 de Junho de 1995 na B3, perante o código COCE5, sendo uma das empresas cearenses mais antigas com registro de IPO.
- Grendene: o início de suas negociações aconteceu no dia 29 de Outubro de 2004 no segmento especial Novo Mercado na B3, perante o código GRND3.
- Hapvida: esta Companhia teve registro de capital aberto em 20 de abril de 2018, passando a iniciar suas negociações no dia 25 de abril de 2018, no segmento especial Novo Mercado na B3, de acordo com o código HAPV3.
- M. Dias Branco: o prelúdio de suas negociações ocorreu na Bolsa de Valores de 2006, no segmento especial Novo Mercado na B3, utilizando o código MDIAS3.
- Pague Menos: as negociações desta Empresa foram iniciadas no dia 03 de Setembro de 2019, no segmento especial Novo Mercado na B3, perante o código PGMN3.
Metodologia
Para saber mais detalhes, veja aqui na metodologia.
Resultados
> Clique aqui para fazer o download dos resultados.
Disclaimer
O Índice de Ações Cearense - IAC é um índice de acompanhamento do mercado de capitais desenvolvido estritamente no âmbito acadêmico, elaborado por alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, não se constituindo de recomendação de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário, nem como recomendação de investimentos. Portanto, não há garantia de que uma estratégia de investimentos baseada no IAC será bem-sucedida.
O IAC não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece ou expressa qualquer opinião sobre valores mobiliários baseado ou vinculado a um retorno de investimento relacionado ao desempenho do Índice de Ações Cearense. Salientamos que o IAC mede o desempenho histórico, de maneira que os retornos passados não são garantia de retornos futuros.
Coordenação do Curso de Finanças
(85) 3477-3192
financas@unifor.br
Bloco R | Sala 4