null 13º “Dia T”: cursos do Centro de Ciências Tecnológicas expõem projetos desenvolvidos pelos alunos

Além das exposições dos cursos, projetos, laboratórios e ações de extensão, nesta edição, o “Dia T” incluiu na programação uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis

O “Dia T” proporciona aos alunos e à comunidade acadêmica um espaço que emana tecnologia e inovação (Foto: Lucas Plutarcho)

No próximo dia 1º de dezembro, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promove a 13ª edição do “Dia T”, a ser realizada das 9h às 12h no hall do Bloco D. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral. Para participar, é necessário realizar inscrição.

Segundo o professor Jackson Sávio, diretor do CCT, o evento proporciona aos alunos e à comunidade acadêmica um espaço que emana tecnologia e inovação, em que os visitantes poderão vivenciar e assistir apresentações de projetos e protótipos desenvolvidos ao longo do semestre pelos alunos do Centro.

“O objetivo do Dia T é publicizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos junto à comunidade acadêmica, bem como valorizar os produtos gerados em demandas de iniciação a práticas profissionais, o que favorece uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Com ambientação de um espaço de exposição, ainda estimula-se o desenvolvimento de habilidades, favorecendo a troca de experiências e a percepção do aluno acerca do seu papel enquanto estudante e profissional em formação”, complementa Sávio.

Serão apresentadas no “Dia T” a prática e as tecnologias desenvolvidas pelos alunos das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Computação, Produção, Ambiental e Sanitária, Controle e Automação, bem como dos cursos de Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (graduação tecnológica).

Entre os destaques da exposição está o projeto Experimentos em Engenharia, uma atividade desenvolvida durante o semestre na disciplina Experimentação e Desafios em Engenharia, ofertada para todos os cursos de Engenharia no primeiro semestre da matriz curricular.

"Tudo inicia com o lançamento de um desafio para as equipes, através de um normativo com as regras e cronograma de entrega dos produtos. Nesse semestre, o desafio é o projeto de um biodigestor doméstico, que traga alguma inovação no seu funcionamento, tendo como resultado final, a entrega de três produtos: a Cartilha, o Vídeo e o Protótipo, este último é o que será exposto para avaliação final no Dia T", explica Oyrton Azevedo, um dos professores da disciplina.

Outra atividade diferenciada da programação do evento é a Vivência de Jogos Educacionais, voltada para estudantes da Escola Yolanda Queiroz. Os jogos foram prototipados pelos alunos da disciplina Experimentação em Protótipos, do segundo semestre do curso de Ciência da Computação, que faz parte de um projeto de extensão do CCT.

"Temos uma parceria com a Escola Yolanda Queiroz, na qual, as professoras trazem para os alunos da Computação, mediado pelos professores do curso, as principais demandas que elas têm dentro do processo de aprendizado dos alunos da escola e eles fazem alguns protótipos funcionais. No ‘Dia T’, as professoras da escola trarão alguns alunos para que eles possam vivenciar esses jogos educativos dentro do laboratório", detalha Liádina Camargo, professora dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Responsabilidade social

Além das exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, projetos e atividades de extensão, o “Dia T” incluiu na programação também o encerramento de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. A iniciativa é promovida pela Assessoria de Curricularização da Extensão do Centro, por meio do Projeto Destinar, que tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania, empatia diante da diversidade e mudanças de pensamentos e atitudes por meio de ações de protagonismo estudantil tendo como alvo beneficente instituições sociais carentes.

Nesta edição da exposição, grupos de três ou quatro alunos dos cursos de graduação do Centro (majoritariamente do segundo semestre) foram desafiados a arrecadar o maior número possível de alimentos não perecíveis até o dia do evento, quando será feita a contagem das doações e aferição de pontos às equipes. Ao final do evento, a equipe que mais doou receberá uma premiação e as doações serão entregues à instituição beneficiária.

A entidade-alvo deste semestre é a Associação Beneficente Parque do Cocó, sediada próxima à comunidade do Trilho, que, desde 2005, se dedica a prestar assistência espiritual e social aos moradores menos favorecidos da região. No contra turno escolar, a associação acolhe crianças e adolescentes em atividades extracurriculares, integração das famílias, dentre outras ações considerando seus direitos básicos, acesso à educação e inclusão social.

Mais informações sobre a instituição: http://www.associacaoparquedococo.com.br/site/quem-somos/

9h10 às 9h20 - Boas vindas com Prof. Jackson Sávio e Profa. Nathalie Guerra

Exposições
9h às 12h - Exposição de Cursos e Projetos
9h às 12h - Exposição Ações Extensão

9h às 11h - Contagem Doações Projeto Destinar
9h às 12h - Exposição Ações Extensão
9h às 11h - Vivências Jogos Educacionais
9h às 12h - Experimentos em Protótipos
9h às 12h - LANFOG: Competição Gameficada de lançamento de foguetes (local: campo de futebol)

Encerramento
11h30 - Premiação #SOUCCT
11h45 - Entrega Doações Projeto Destinar
12h - Sorteios e encerramento

Estude na MELHOR do Norte/Nordeste

Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área.

+ Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2023.1

"Dia T "