qui, 7 novembro 2024 17:40
Criado por egressa da Unifor, site Negrê é mencionado no Enem 2024
A jornalista Larissa Carvalho destaca a importância do reconhecimento nacional para a representatividade negra
O site Negrê, fundado pela egressa de Jornalismo da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz — Larissa Carvalho, foi citado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 como uma importante fonte de conteúdo sobre representatividade negra e justiça social. A menção destaca a relevância do Negrê no cenário brasileiro, promovendo discussões sobre racismo, inclusão e diversidade, e reafirma seu papel fundamental na valorização da cultura afro-brasileira.
"Ser reconhecido a nível nacional pelo MEC e INEP é muito gratificante. Ficamos extremamente felizes e emocionados. Somos uma mídia negra independente em prol da comunidade negra do Nordeste e, como sabemos, é muito difícil a sustentabilidade financeira de iniciativas como essa a longo prazo”, ressalta Larissa.
Desde o seu lançamento, no dia 18 de julho de 2020, o Negrê se estabeleceu como o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil, com foco na luta pela redução do racismo e da xenofobia contra pessoas negras da região e construir diariamente uma comunicação antirracista.
“Ter uma matéria nossa, que foi veiculada em outubro de 2020, em uma prova como o Enem, é resultado de um trabalho feito com compromisso, profissionalismo e muita seriedade”, destaca a jornalista.
Larissa, que durante a graduação se dedicou a diversas atividades de extensão, se inspirou no curso “Abdias do Nascimento - Comunicação e Igualdade Racial” para criar o site. Em sua trajetória, ela se dedica a manter o Negrê como um espaço de mídia que centraliza as experiências, histórias e questões de pessoas negras, fortalecendo o combate ao racismo estrutural e promovendo visibilidade para pautas afrocentradas.
Sobre o Negrê
O Negrê é um portal de mídia fundado com a missão de combater o racismo e a xenofobia, além de promover a representatividade da população negra no Nordeste do Brasil. Como o primeiro site de mídia negra nordestina, o Negrê se destaca por oferecer conteúdo focado em direitos humanos, cultura afro-brasileira e as experiências vividas pela comunidade negra.
O portal busca informar, educar e inspirar seu público, abordando questões sociais relevantes e proporcionando um espaço para que vozes marginalizadas sejam ouvidas. Com um compromisso firme com a comunicação antirracista, o Negrê valoriza e destaca as contribuições de artistas, acadêmicos e ativistas negros, promovendo um diálogo inclusivo e enriquecedor sobre a diversidade cultural e a luta por justiça social.