null Analista de Geoprocessamento da Cagece fala aos alunos de Engenharia Ambiental sobre PostGIS

Narcelio de Sá Pereira Filho é mestre em Geografia pela UFC (2014) e possui Licenciatura em Geografia pela UFC (2011). É pesquisador no Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geografia da UFC nos projetos de planejamento e gestão da zona costeira, zoneamento ambiental integrado e Cartografia Social. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unifor terão a oportunidade de conhecer mais sobre o PostGIS, uma extensão espacial gratuita e de código fonte livre. Em palestra a ser realizada no dia 28 de fevereiro, o geógrafo e analista de Geoprocessamento na Cagece Narcélio de Sá Pereira Filho apresentará o tema "Utilização do PostGIS para aplicações de inteligência espacial no setor de Saneamento. Um estudo de caso da Cagece".

No evento, que terá início às 19h no Auditório da Biblioteca, será demonstrada a utilização da extensão espacial PostGIS como solução de inteligência geográfica para a gestão de cadastro de dados georreferenciada e para apoio à tomada de decisões na Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

Recentemente, cunhou-se o termo “Inteligência Geográfica” como o uso da perspectiva geográfica nas tomadas de decisão pelas empresas, públicas e privadas. Nesta palestra, Narcélio demonstrará a utilização da extensão espacial PostGIS para a gestão de cadastro de informações comerciais e técnicas de redes de água e esgoto numa base de dados georreferenciada. E também como o PostGIS vem se consolidando como uma excelente solução de inteligência geográfica para apoio à tomada de decisões na Cagece.

Narcelio é mestre em Geografia, coordenador do grupo de usuário do QGIS no Brasil e membro de usuário do OpenStrrtMap Brasil. Como analista de Geoprocessamento na Cagece, atua na coordenação de equipe de geoprocessamento do Projeto IGE de Cadastro Georreferenciado.

Palestra "Utilização do PostGIS para aplicações de inteligência espacial no setor de Saneamento. Um estudo de caso da Cagece"
Dia: 28/02/2019
Local: Auditório da Biblioteca