null Curso de Cinema da Unifor lança Cine Diálogos Virtuais com a cineasta Eliane Caffé

A conversa acontece nesta sexta-feira, 8 de março, na sala C da Videoteca da Unifor

Premiada internacionalmente, a cineasta brasileira Eliane Caffé é a convidada da primeira edição do Cine Diálogos Virtuais (Foto: Alex Abril/San Sebastian Festival)

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor inicia nesta sexta-feira, dia 8 de março, o projeto Cine Diálogos Virtuais, um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, que conectará alunos e realizadores para troca de ideias.

A primeira edição do projeto será no Dia Internacional da Mulher, com a cineasta Eliane Caffé, uma das mais importantes realizadoras brasileiras. O encontro acontecerá da videoteca da Unifor - sala C, a partir das 19h, com a exibição do filme “Era o Hotel Cambridge”, seguida do debate com a cineasta.

O projeto Cine Diálogos Virtuais ocorre no âmbito da disciplina Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, que inicia os alunos na experiência do documentário. O professor acentua a importância destes encontros: “é um momento de troca de experiências, em que o aluno terá oportunidade de ampliar a experiência do filme, numa conversa com o realizador da obra”. Durante todo o semestre acontecerão outras edições do projeto.

Sobre a convidada

Eliane Caffé é uma das mais importantes cineastas brasileiras, com uma cinematografia que inclui filmes como Kenoma (1997) e Narradores de Javé (2004). Graduada em Psicologia pela PUC - SP (1985) tem Mestrado pela Universidade Autônoma de Madrid (1993). Fez diversos curtas, longas metragens e séries de TV que participaram em importantes festivais nacionais e internacionais. Em seus trabalhos, é visível a experimentação com a narrativa que interage com personagens reais, agregando ao filme os repertórios de vida destas pessoas, que compõem a equipe técnica do filme em todo o percurso da realização da obra.

Sobre o filme

O filme Era o Hotel Cambridge (2016) aborda a questão do movimento de refugiados/imigrante em conexão com a luta de trabalhadores sem-teto que disputam uma moradia digna nas cidades do mundo inteiro. O convívio entre línguas, mundos e culturas diferentes transforma a narrativa em uma rica polifonia de situações tragicômicas. As janelas do edifício se abrem para outros mundos através da web, quando os refugiados se conectam com seus familiares e países de origem deixados para trás.

A obra ganhou uma série de prêmios, como o de melhor filme-voto popular da 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo/2016 e prêmio da Crítica do 18º Festival Internacional do Rio de Janeiro|Première Brasil-2016, além de melhor filme-voto popular.

I Cine Diálogos Virtuais
Data: 8 de março de 2019
Local: sala C da Videoteca (1º andar do Centro de Convivência)