Centro de Ciências Tecnológicas realiza live sobre os impactos da corrosão nas Engenharias

Centro de Ciências Tecnológicas realiza live sobre os impactos da corrosão nas Engenharias

O evento, que acontecerá dia 13 de julho, é gratuito e aberto ao público. Saiba como se inscrever.


O evento é uma oportunidade para que estudantes conheçam nova disciplina optativa sobre corrosão. (Foto: Getty Images)
O evento é uma oportunidade para que estudantes conheçam nova disciplina optativa sobre corrosão. (Foto: Getty Images)

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá dia 13 de julho, às 19h, a live “Corrosão: o que é, quais seus impactos nas engenharias e como evitá-la”. O evento, que acontecerá na plataforma Google Meet, é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

A transmissão tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia da Unifor maior conhecimento sobre a nova disciplina optativa “Corrosão”, que pertence à grade curricular dos cursos da área. Os participantes da conversa serão Rosa Abreu, Adriana Pereira, Emmanuelle Sancho, Gil Oliveira e Gerson Junior – todos professores do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor. 

De acordo com a professora Rosa Abreu, o evento é uma oportunidade para que os estudantes descubram melhor o assunto e conheçam mais sobre a disciplina em si, compreendendo seus objetivos, as unidades que a compõem e as possibilidades de aprendizado por ela ofertadas. 

Entenda o que é corrosão e como evitá-la

Ainda segundo a professora Rosa Abreu, a corrosão é um fenômeno natural que ocorre principalmente nos metais, mas também em materiais como cerâmicas e plásticos. Ela ocorre devido ao contato com os gases da atmosfera e substâncias corrosivas, sob influência dos fatores climáticos, umidade, temperatura, chuvas, vento e radiação solar. Os processos corrosivos provocam a perda das  propriedades essenciais de um metal, tais como resistência mecânica, elasticidade e ductilidade.

“Evitar a corrosão faz parte de um conjunto de medidas que envolvem desde a escolha de um material até o local de sua colocação. Deve-se impedir que um metal entre em contato com os agentes agressores”, afirma a docente. Ela lista os seguintes métodos de prevenção:

  • Pintura: É  uma das técnicas anticorrosivas bastante utilizadas para proteção do aço. É constituída de três camadas: tinta de fundo, tinta intermediária e tinta de acabamento, garantindo assim uma proteção reforçada ao material;
  • Plastificação: Revestir o metal com uma camada de polímero orgânico (plástico duro); 
  • Galvanização ou eletrodeposição metálica: Processo no qual as peças metálicas são revestidas com um metal (por exemplo, zinco), visando a sua proteção; 
  • Proteção Catódica: Consiste em colocar um metal em contato com aquele que se deseja proteger. É uma técnica muito utilizada para a proteção de metais subterrâneos, como tubulações, tanques, piers de atracação de navios, dentre outros;
  • Anodização: É a deposição de um filme de óxido do próprio metal sobre a chapa metálica. 

Estude Engenharia na Unifor 

Na Universidade de Fortaleza, você tem um ensino de excelência e sete opções de engenharias para cursar: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Urbana e Ambiental. Acesse aqui para conhecer mais sobre cada uma delas e inscrever-se para o semestre 2021.2 com bolsas de até 50% de desconto* na mensalidade. 

*Confira condições em unifor.br

Serviço

Live “Corrosão: o que é, quais seus impactos nas engenharias e como evitá-la”
Data: 13/07 
Horário: 19h
Participação gratuita.