null Sabe de quem é a próxima live? Luís Roberto fala sobre novos cenários do Jornalismo esportivo

O estudante de Jornalismo da Unifor, Pedro Pinheiro, vai fazer a mediação. Para ele, Luís Roberto é um dos  melhores narradores do Brasil

O papo com o jornalista será no dia 13 de julho e faz parte da programação do Expresso 21. A transmissão será pelas redes sociais da Unifor e pela TV Unifor (Foto: site Memória Globo)

Destaque nacional, o jornalista da Globo e do SporTV Luís Roberto de Múcio é o convidado da live da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, no próximo dia 13 de julho, às 18h. No papo sobre “Novos cenários para o Jornalismo Esportivo”, o jornalista vai falar sobre a carreira de mais de quatro décadas. A live terá transmissão realizada pelas redes sociais da Unifor e pela TV Unifor. A mediação será do estudante de Jornalismo da Unifor e estagiário da TV Unifor, Pedro Pinheiro. A programação faz parte do Expresso 21.

A carreira do jornalista que recebeu o título de cidadão cearense em 2018 começou cedo, quando se tornou locutor aos 16 anos em São João da Boa Vista, cidade do interior de São Paulo. Em 1981, foi para a rádio Cultura de Santos (SP). No ano seguinte, Luís Roberto, já formado em jornalismo pela Unisantos (1984), passou a trabalhar na rádio Gazeta de São Paulo e a apresentar o programa Show de Bola, na TV Gazeta.

O estudante de Jornalismo do quarto semestre, Pedro Pinheiro, destaca que Luís Roberto é um dos maiores jornalistas esportivos e um dos melhores narradores do Brasil. "Será muito interessante para os alunos ouvir as experiências dele. Essa troca tem um peso muito grande para esses jovens que estão querendo começar no Jornalismo e que buscam também atuar nessa área esportiva", explica Pedro, de 19 anos.

Carreira de sucesso

Após narrar a Copa do Mundo de 1986 para a Rádio Gazeta de São Paulo, Luís Roberto foi convidado para trabalhar na Rádio Globo, onde trabalhou por 11 anos. “A Rádio Globo me deu oportunidades belíssimas. Eu agradeço todos os dias por isso. Foi um momento ainda muito efervescente do rádio, com possibilidades de você avançar. Criamos um monte de coisas, mesmo em termos de mudança de linguagem, como o giro de manchetes, uma série de coisas que o rádio não fazia”, diz ele no depoimento concedido ao site Memória Globo.

O jornalista trabalha na TV Globo há cerca de 25 anos, atuando em narrações de partidas de futebol e em inserções em telejornais da emissora, inclusive substituindo Galvão Bueno no Bem, Amigos. Luis Roberto já fez coberturas como as das Copas do Mundo de 1990 e de 1994, de Grandes Prêmios de Fórmula 1 e de outros eventos esportivos de primeira linha pela Rádio Globo. Uma das coberturas mais emocionantes para o jornalista foi a do Grande Prêmio de San Marino, em 1994, marcado pelo falecimento do piloto brasileiro Ayrton Senna.

As primeiras experiências de Luís Roberto em TV foram na extinta Manchete, emissora onde foi comentarista de partidas nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, dentre as quais a vitória da Colômbia sobre a Argentina, no Monumental de Nuñez. Depois, já na ESPN, narrou jogos, inclusive internacionais, e participou da cobertura da Olimpíada de Atlanta (Estados Unidos), mas narrando competições desde a redação em São Paulo.

Em novembro de 1997 foi convidado a trabalhar na TV Globo. A estreia foi na narração de um jogo entre as seleções do Brasil e da Itália de futebol de areia, no Rio de Janeiro. O jornalista também trabalhou na Copa do Mundo da França, em 1998, e na Copa da Alemanha, em 2006. Além das Copas, Luís Roberto destaca o trabalho realizado em Olimpíadas. Ele esteve nos Jogos de Sidney (Austrália), em 2000. “É muito diferente. Primeiro, para quem vai narrar, o período de preparação é maior, e mais intenso, porque o futebol está implícito na nossa vida, você acompanha o dia a dia do futebol. Na Olimpíada, são 200 e tantos países, naquelas modalidades todas, cada uma com suas regras, com suas peculiaridades. Agora, certamente é um privilégio. Sidney fez uma Olimpíada belíssima. Uma Olimpíada muito alegre, muito divertida. Ter tudo isso, reunido numa cidade só, é um encanto!”, explicou no site Memória Globo.

A vida profissional de Luís Roberto, entretanto, não se resume ao futebol e a outros eventos esportivos. Em 2010, 2011 e 2012, além da Copa do Mundo da África, ele narrou o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.

Serviço:

Data: 13 de julho de 2021
Tema: "Novos Cenários para o Jornalismo Esportivo"
Convidado: Luís Roberto
Mediação: Pedro Pinheiro (estudante de Jornalismo da Unifor)
Transmissão: Redes sociais da Universidade de Fortaleza (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)