null Coluna NewsLink: Universidade de Fortaleza proporciona acesso ao esporte para prática e lazer

Seg, 3 Outubro 2022 11:25

O Parque Desportivo e Academia da instituição estão à disposição para alunos, atletas e público geral que desejam incluir o esporte em suas rotinas

O complexo de esportes da Unifor conta com diversos equipamentos, como o Estádio de Atletismo (Foto: Ares Soares)

Por Guilherme Gonsalves
Coordenação Newslink Miguel Macedo e Wagner Borges

A prática esportiva é de extrema importância para a melhoria não só do condicionamento físico, mas também para estimular as atividades cognitivas do corpo humano. Cada vez mais o exercício é tratado como algo benéfico, e o interesse em levar uma vida mais saudável vem crescendo na população.

Para quem busca se movimentar, a Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – disponibiliza uma ampla área destinada à prática de esportes para além da estrutura completa de salas de aula e laboratórios.

Gerenciado pela Divisão de Atividades Desportiva (DAD), o Parque Desportivo da Unifor possui 5.000m² e traz todo o modernismo em equipamentos para a prática de atividades físicas. Ele é dividido em Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, campos de futebol oficial e society.

Os programas e projetos esportivos têm o objetivo de impulsionar a prática de atividades físicas e estimular hábitos saudáveis. Com ambiente propício para tal propósito, o Parque atende não só a própria Universidade, como também a comunidade externa.

+ Inscrições abertas para o Desafio Unifor de Escolas 2022

O complexo recebe eventos de fora da instituição, como a parceria para sediar dois jogos do Fortaleza Basquete Cearense no Novo Basquete Brasil (NBB) – principal campeonato nacional de basquete –, que aconteceram em abril deste ano no Ginásio Poliesportivo. Também sediou a partida do Fortaleza Tritões, equipe de futebol americano, no Estádio de Atletismo, certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A DAD mantém quatro projetos esportivos, um deles sendo o de incentivo ao esporte, que possui oito equipes de atletas. Também conta com um projeto social, a Escola de Esportes (projeto voltado para jovens de dez a 17 anos), e dois eventos da Universidade: a Corrida de Rua Unifor e os Jogos Internos Unifor. A Divisão abrange as práticas de basquete, vôlei, futsal, atletismo, lutas, atletismo.

A Escola de Esportes Unifor é um projeto social da Universidade que transforma a vida de crianças e adolescentes (Foto: Ares Soares)

Com toda essa estrutura disponível, a Universidade de Fortaleza ainda traz os melhores equipamentos em sua Academia. São 87 aparelhos divididos em máquinas para treinamento de força, ergométricos, esteiras e bicicletas. Com capacidade de atendimento de mil alunos por dia, o espaço ainda oferece as modalidades de circuito funcional, spinning, lutas, pilates, avaliação nutricional e física.

A Universidade, dispondo sua excelência estrutural e profissional, capacitou atletas que foram revelados internacionalmente da divisão desportiva. É o caso da aluna Flávia Mayane, jogadora de futsal que representou a Unifor na seleção brasileira feminina na disputa do Mundial Universitário, que ocorreu em julho, em Portugal.

Dentro desse grande leque de opções para a prática de diversas modalidades de esportes e atividades físicas, a Universidade de Fortaleza traz uma grande estrutura que abrange as necessidades tanto de seus alunos quanto de seus frequentadores praticantes esportivos. Unindo, assim, a oportunidade para a profissionalização de atletas com uma forma de lazer na extensão de cinco quilômetros dentro do campus.

Veiculada no primeiro domingo de cada mês, a “Coluna NewsLink” é um espaço do Unifor Notícias Mobile destinado a conteúdos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza que integram o laboratório de práticas NewsLink.