Unifor lança Desafio de Escolas 2022

seg, 26 setembro 2022 16:29

Unifor lança Desafio de Escolas 2022

A iniciativa vai reunir mais de 600 atletas de 20 escolas públicas e privadas de ensino médio de Fortaleza competindo em nove modalidades


Lançamento da campanha reuniu representantes de instituições de Fortaleza, docentes e alunos da Universidade de Fortaleza (Foto: Lucas Sá)
Lançamento da campanha reuniu representantes de instituições de Fortaleza, docentes e alunos da Universidade de Fortaleza (Foto: Lucas Sá)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou nesta segunda-feira (26) o Desafio Unifor de Escolas 2022, maior evento sócio-esportivo de escolas de ensino médio do Ceará.  O momento contou com um coffee break, apresentação da Big Band Unifor, além de um bate-papo com a presença de Davi Rossetto, atleta do Fortaleza Basquete Cearense e egresso da Unifor, e Luiz Altamir, campeão mundial de natação e aluno do curso de Educação Física da instituição, que falaram sobre a importância do esporte nas próprias carreiras. 

Também estiveram presentes o chefe da divisão de responsabilidade social da Unifor, Marcus Mauricio;  o gestor da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor (DAD) e professor da graduação, Ralciney Barbosa; a coordenadora do curso de Educação Física, Diane Nocrato; representantes das escolas Farias Brito, 7 de Setembro, Patronato, Colégio Militar de Fortaleza, Juvenal de Carvalho, Santa Isabel e Imaculada Conceição, além de professores, técnicos esportivos e alunos da Unifor. 

O evento visa estimular os alunos participantes a criar o hábito da prática esportiva, além de evidenciar a possibilidade de futuramente seguirem como atletas universitários. Além disso, “serve como laboratório prático  para os estudantes dos cursos de educação física, já que os alunos participam diretamente da organização e execução do evento”, destaca o gestor da DAD, professor Ralciney Barbosa. 

Esta edição contará com a presença de mais de 600 atletas de 20 escolas de ensino médio, que irão competir em nove modalidades diferentes: atletismo, basquete, beach tennis, e-sports, futsal, handebol, judô, voleibol e vôlei de praia. “Esperamos estimular a prática esportiva dentro das escolas, hábitos mais saudáveis, assim como inspirar esses alunos a serem atletas universitários um dia. Esse evento também serve para dizer aos futuros atletas que é possível ser um profissional e ter uma vida acadêmica bem-sucedida”, disse ele. 

Diane Nocrato falou sobre a importância da prática esportiva durante o período escolar. “Nosso objetivo é fomentar o esporte durante esta etapa tão importante no desenvolvimento do ser através das atividades esportivas. Todos sabemos os benefícios do esporte no desenvolvimento físico, motor, social e mental dos nossos alunos, então, nossa missão aqui é estimular esses objetivos e abrir as portas da Universidade para esses atletas”. 

A professora e coordenadora de esportes do Colégio Juvenal de Carvalho, Cláudia Carneiro, já participou como técnica de basquete de edições anteriores do Desafio Unifor de Escolas. Ela salienta que a integração dos atletas e o alto nível das competições são interessantes para atrair cada vez mais jovens, que se aproximam do esporte e veem nele uma possibilidade de transformação. 

“Existem coisas que só o esporte consegue fazer pelos jovens. Por meio de competições como esta, eles vão experienciar vivências reais de valores éticos, integração, disciplina, compromisso, convivência e empatia, que trazem muitos aprendizados que vão além da responsabilidade de representar sua instituição”, destaca a professora. 

A importância do esporte

Em bate-papo com os estudantes, o campeão e recordista de natação, Luiz Atamir, aluno de Educação Física da Unifor, falou sobre o papel do esporte na própria vida. “Para mim o esporte é sinônimo de oportunidade. Oportunidade para ser melhor, para se testar e para ser sua melhor versão”, disse. 

O rapaz de 26 anos nasceu em Boa Vista, capital de Roraima, mas ainda bebê se mudou para Fortaleza. “Minha mãe foi minha primeira professora de natação e, por isso, falar do esporte é motivo de muito orgulho para mim e para a minha família. O esporte abriu portas para mim no Brasil e no mundo, ter tido essa oportunidade me deu a responsabilidade de ter que fazer as coisas do jeito certo”, disse. 

O atleta não desperdiçou as chances dadas pelo esporte, como resultado realizou o sonho olímpico representando o Brasil na Rio-2016 - sua primeira edição dos Jogos - e nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, competindo no revezamento 4x200m livre masculino. Mas o sonho não acaba por aí, afinal, como atleta Unifor ele continua em preparação para novos desafios. 


Luiz Atamir e Davi Rossetto (Foto: Lukas Sá) 

Com carreira consolidada, o armador Davi Rossetto é ídolo do Fortaleza Basquete Cearense. O atleta de 30 anos começou no basquete na Hebraica, em 2003, com apenas 10 anos de idade. O jogador foi campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em 2014, recebeu o prêmio de Armador do Ano da Liga em 2015/16 e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 2017. 

“Hoje, vejo o quanto situações que enfrentei em quadra se assemelham com situações enfrentadas na minha vida pessoal. O esporte não é só ganhar ou perder, ou sobre ter saúde, mas, sobretudo, aprender a ter disciplina, respeito a hierarquia e de entender o bem comum. Consigo percerber o quanto foi bom aprender lidar com minha frustração dentro de quadra, e o esporte atrelado a educação é maravilhoso por isso, porque não importa o quanto seu dia tenha sido ruim, sempre existe outro dia para você tentar ser melhor”, destacou. 

Desafio Unifor de Escolas 2022

A edição deste ano terá abertura no dia 18 de outubro às 19h, na área verde em frente ao Ginásio Poliesportivo, com apresentação da banda SouSe7e. Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados na escola, e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Para mais informações, entrar em contato pelo número (85) 3477-3849 ou mandar email para dad@unifor.br. 

Cronograma de etapas

ETAPA QUADRA 

  • Modalidades: basquete, futsal, voleibol, handebol, judô e atletismo (todos nas modalidades masculino e feminino)
  • Período das competições: 18 a 22 de outubro 
  • Local: Parque Desportivo da Unifor 
  • Horários: 18h às 21h30min (terça a sexta-feira) e 12h às 18h (sábado)
  • Estimativa de escolas participantes: 20 
  • Público-alvo: Alunos de ensino médio 
  • Ativações: Graduação e Pós-Graduação

ETAPA E-SPORTS

  • Datas: 29 de outubro (FIFA e Street Fighter) e 5 de novembro (League of Legends e Counter-Strike)
  • Local: Parque Desportivo da Unifor
  • Público-alvo: Alunos de ensino médio
  • Ativações: Graduação e Pós-Graduação

ETAPA PRAIA

  • Modalidades: beach tennis e voleibol 
  • Período das competições: 28 (18h às 22h) e 29 de outubro (8h às 18h)
  • Local: A definir
  • Público-alvo: Alunos de ensino médio e público em geral (beach tennis)
  • Ativações: Graduação e Pós-Graduação 

Serviço

Desafio Unifor de Escolas 2022
Data: 18 a 29 de outubro de 2022
Local: Parque Desportivo da Universidade de Fortaleza
Mais informações: Divisão de Atividades Desportivas (DAD) - (85) 3477.3143 ou dad@unifor.br