null Conferência sobre arquitetura bioclimática acontece nesta quarta-feira (20)

Conferência sobre arquitetura bioclimática acontece nesta quarta-feira (20)

Parceria entre o Banco do Nordeste e a Universidade de Fortaleza, o evento acontece dia 20 de abril e discutirá o livro do arquiteto e urbanista Marcos Thé sobre Arquitetura Bioclimática Orgânica

A obra traz os resultados dos últimos 42 anos de pesquisas, estudos e modelagem do projeto de Complexo Arquitetônico do Centro Administrativo do BNB. (Foto: BNB/Divulgação)

No próximo dia 20 de abril, às 14h30, acontece a Conferência sobre Arquitetura Bioclimática na sede administrativa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), localizada no bairro Passaré. Aberto ao público, o evento é realizado por intermédio da parceria do Banco com o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Em sua abertura, a Conferência destaca a exposição e o debate sobre o livro "Arquitetura Bioclimática Orgânica do Centro Administrativo do Banco do Nordeste no Passaré", de autoria do servidor e arquiteto e urbanista Marcos Thé. A publicação demonstra o resultado dos últimos 42 anos (1979 a 2021) do intenso trabalho em pesquisas, estudos e modelagem de planejamento do projeto de Arquitetura Bioclimática do Complexo Arquitetônico do Centro Administrativo do BNB. A arquitetura bioclimática concebe edificações que se baseiam no clima local para proporcionar conforto térmico aproveitando fontes ambientais, assim como a integração estética ao ambiente circundante.

A obra que será lançada é dividida em quatro partes (Premissas, Criação, Desempenho e Conclusão) e contém imagens gráficas, registros fotográficos e desenhos à mão livre, realizados pelo próprio autor do livro. Ademais, o prefácio foi escrito pelo Dr. Neudson Braga, arquiteto e urbanista, fundador e primeiro Diretor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC), hoje Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Além da exposição, que contará com a presença de 70 participantes, será realizada uma visita presencial às áreas do Complexo Arquitetônico, na qual serão percorridas as praças, jardins e áreas comuns de circulação, exceto o interior dos escritórios. A entrada no evento será mediante apresentação do comprovante de vacinas para o acesso do público.

Conferência sobre Arquitetura Bioclimática
Data: 20 de abril de 2021