null Fernando Meirelles discute a produção audiovisual na Live do Conhecimento, dia 23 de julho

Conversa será mediada pelo também cineasta Glauber Filho, que é docente da Unifor. Impactos do isolamento na indústria audiovisual é um dos temas a serem discutidos.

O filme mais recente do cineasta Fernando Meirelles é “Dois Papas”, de 2019. (Foto: Jario Goldflus)

Apesar das salas de cinema estarem fechadas, as discussões em torno da sétima arte e de sua indústria têm ganhado força nos últimos meses. Em virtude disso, o projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, receberá como próximo convidado Fernando Meirelles, cineasta nomeado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme “Cidade de Deus” (2002). Ele compartilhará sobre sua carreira no bate-papo virtual, que acontecerá no dia 23 de julho, às 18h, nas redes oficiais da instituição. Faça sua inscrição aqui.

Além do longa mencionado, a filmografia de Meirelles inclui outros títulos de destaque: em seu currículo de direção, estão adaptações cinematográficas das obras literárias “O Jardineiro Fiel” (2005) e “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008). Seu filme mais recente é “Dois Papas” (2019), drama histórico-biográfico que, assim como “Cidade de Deus”, conquistou indicações em grandes premiações internacionais de cinema. Além do trabalho direto atrás das câmeras, o cineasta é um dos fundadores da O2 Filmes, a maior produtora audiovisual independente do Brasil. Meirelles doou o cachê dele para a Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, de Juazeiro do Norte (CE).

Glauber Filho, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor e diretor dos longas “Bate Coração” (2019) e “As Mães de Chico Xavier” (2011), será o mediador da conversa. “Fernando Meirelles traz uma experiência de vida que se pautou no cinema, e hoje ele é um profissional que tem reconhecimento mundial a partir das suas obras. Além disso, ele tem um campo de atuação bastante amplo e é muito ligado às causas sociais. Por conta dessa experiência, nós podemos discutir sobre o planejamento de carreiras e de vida”, avalia o professor.

A promessa é que, no encontro virtual, os dois cineastas compartilhem opiniões sobre a contemporaneidade e a situação de isolamento causada pela pandemia do novo coronavírus. “Como a arte do cinema possibilitou a Meirelles que ele tivesse contato com vários mundos, acho que essa conversa será bem interessante no sentido de partilhar sua visão, principalmente agora, em que o mundo fala sobre modificações significativas”, comenta Glauber.

“Lives do Conhecimento”

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Universidade estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Estude na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*exceto Medicina

Confira as regras em unifor.br/estudenaunifor.

“Live do Conhecimento” com Fernando Meirelles
Data: dia 23 de julho, quinta-feira
Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube e TV Unifor (canal 181 da NET)
Faça sua inscrição aqui