Grupo Mirante de Teatro concorre a 11 categorias do Prêmio ‘Ceará Encena 2025’
Destaque para o espetáculo “Guerra e Paz”, encenado pelo grupo em agosto/2024, no Teatro Celina Queiroz

O Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, é um dos grandes finalistas da 8ª edição do Prêmio Ceará Encena, a ser realizado no dia 7 de maio, às 18h30, no Theatro José de Alencar.
Com um total de 11 indicações, o grupo se destaca pelo espetáculo “Guerra e Paz”, que concorre em diversas categorias, reafirmando seu papel de destaque no cenário cultural do Ceará.
O Grupo foi indicado às seguintes categorias na premiação "Ceará Encena":
- Melhor Cenário: Dimitri Lomonaco
- Melhor Ator: Eurico Mayer
- Melhor Direção: Hertenha Glauce
- Melhor Iluminação: Tatiana Amorim
- Melhor Figurino: Yuri Yamamoto
- Melhor Maquiagem: Ildo Mota
- Melhor Ator Coadjuvante: Jotacílio Martins
- Melhor Atriz Coadjuvante: Annalies Borges
- Melhor Atriz Coadjuvante: Isabelle de Morais
- Melhor Produção: Hertenha Glauce
- Melhor Espetáculo Adulto: Guerra e Paz.
Sobre a premiação
A 8ª edição do Prêmio Ceará Encena é realizada pelo Grupo Arte de Viver, ONG sem fins lucrativos com 25 anos de história no Ceará. A premiação, que foi criada em 2015 para celebrar o aniversário do grupo, é um dos maiores reconhecimentos do teatro cearense, destacando os melhores artistas, espetáculos e produções do estado. Ao longo dos anos, o evento se tornou uma vitrine para a diversidade e a qualidade da produção teatral local.
Este ano, a cerimônia de premiação ganhará um formato especial em celebração às Bodas de Prata do Grupo Arte de Viver. A solenidade promete ser uma grande festa para os artistas e público cearense, com uma nova estrutura de entrega de premiações, com objetivo de valorizar todos os artistas indicados, destacando-os como os melhores em suas categorias.
Hemetério Segundo, Hiroldo Serra, Kelva Cristina e Almeida Júnior (Foto: Acervo pessoal)
A comissão julgadora do Prêmio é formada por grandes nomes do teatro local, como Hemetério Segundo, Hiroldo Serra, Almeida Junior e Kelva Cristina. Eles são responsáveis por avaliar as produções e indicar os vencedores, sempre com um compromisso de idoneidade e imparcialidade no processo.
Sobre o espetáculo
Com uma dramaturgia que se inspira nas palavras em prosa e poesia de Candido Portinari, o espetáculo “Guerra e Paz”, do Grupo Mirante de Teatro da Unifor, mergulha inteiro nos seus painéis e acompanha o pintor, natural de Brodowski/SP, em uma jornada de reflexão e apropriação por meio da interação com suas próprias memórias e sensações, representadas pelas personas que figuram na obra.
No desequilíbrio entre a vida e a morte, Portinari pintou a guerra sem munição ou lâminas, mas pelo embate social contra a fome e o empobrecimento. No limiar entre o real e o imaginário, os painéis trazem imagens da paz aninhada nas memórias de uma infância no interior.
Unindo em sonhos ou lembranças, o Grupo Mirante de Teatro Unifor apresentou “Guerra e Paz” também em celebração aos 120 anos do nascimento desse artista essencialmente brasileiro, que pintou sua terra, seu povo, suas origens e sua saudade, sem nunca deixar de esperar por uma realidade mais justa.
Leia também > Grupo Mirante de Teatro Unifor apresenta o espetáculo "Guerra e Paz”, inspirado na obra de Candido Portinari
SERVIÇO
Prêmio Ceará Encena 2025
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: 18h30
Local: Theatro José de Alencar (palco principal)
Ingressos gratuitos: Clique aqui!