null Hans Donner participa do lançamento oficial do curso de Design da Universidade de Fortaleza

Responsável pela identidade visual da Rede Globo, o designer moldou a linguagem televisiva, estabelecendo padrão visual para vinhetas e animações que se tornaria a referência mundial na área

Hans Donner estabeleceu os parâmetros visuais da TV mundial ao inaugurar a era tridimensional na tela, tendo sido copiado por emissoras nos quatro continentes (Foto: Marcos Reis)

Hans Donner, o mestre na arte da inovação aliada ao design, estará em Fortaleza, dia 8 de dezembro, a convite da Fundação Edson Queiroz para palestra durante o lançamento do curso de Design da Universidade de Fortaleza (Unifor), que será ofertado a partir de janeiro de 2023. O evento acontecerá a partir das 9h30, no auditório da Biblioteca Central, e abordará o tema “Memória do Design Brasileiro”. As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições poderão ser feitas nesse link.

Durante o evento, Hans Donner será homenageado pela Prefeitura de Fortaleza pelos seus relevantes serviços prestados ao design brasileiro. Desde outubro de 2019, a capital cearense é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidade Criativa em Design, pela criação de laboratórios de idéias e práticas inovadoras, contribuindo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de pensamento e ação inovadores.

Recentemente, a Vice-Prefeitura de Fortaleza realizou a III Jornada Mundial de Design, que, por meio de palestras, aulas, oficinas e debates, apresentou criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise.

Já o design na Unifor está de mãos dadas com a tecnologia, a moda e tantas outras áreas do conhecimento, abrangendo melhoria de usabilidade de aplicativos mobiles, formas inovadoras de apresentação de coleções de moda, interfaces mais amigáveis e criação de um novo produto para tornar as obras de arte expostas no Espaço Cultural Unifor mais acessíveis à comunidade cega.

“O curso de Design da Universidade de Fortaleza está bem alinhado aos projetos estratégicos da cidade, inaugurando um novo momento para o setor, já que nasce com a perspectiva de se ampliar como escola, trazendo novas abordagens, integração com áreas correlatas e eixos de formações bem desenhados”, frisa a professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor.

Segundo Danielle, “a essência da universidade e do CCG se ressaltam a partir projetos desta natureza, nos fortalecendo como agente que fomenta transformação em áreas de destaque, em consonância com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho”.

A professora Priscila Medeiros, coordenadora da nova graduação da Unifor, salienta que a universidade vem se transformando em uma grande escola de design. “Da graduação à pós-graduação, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras. Agora, a Unifor dá mais um importante passo nesse sentido com a criação do curso de bacharelado em Design. E nada mais justo que marcássemos esse lançamento com a presença de um dos maiores designers com atuação no Brasil, reconhecido internacionalmente pela sua criatividade, inovação e talento”, destaca.

Trabalho de vanguarda

Responsável pela identidade visual da Rede Globo – marca que ajudou a elevar a posição de número 1 do Brasil -, moldou a linguagem televisiva estabelecendo um padrão visual para vinhetas e animações que se tornaria a referência mundial na área. Donner estabeleceu os parâmetros visuais da TV mundial ao inaugurar a era tridimensional na tela, tendo sido copiado por emissoras nos quatro continentes.

Seu trabalho vanguardista na tevê acabou lhe valendo um enorme prestígio internacional, sendo saudado em todo o mundo como um dos gênios do design do século. Exposições dos seus trabalhos foram levadas a Paris, Londres, Roma, Milão e Nova Iorque.

Hans Donner já foi descrito pelas principais publicações da Europa como um dos mais influentes e visionários nomes da inovação e da tecnologia aplicados ao design do século 20. Também se notabilizou pela criação do marcador de tempo ONNE, que traz uma forma inovadora de visualizar a passagem do tempo, descrito por importantes publicações em todo o mundo como “a definitiva quebra de paradigma”.

Agora Hans orientou a sua trilha de sucesso em direção a novos desafios em diversos segmentos como: decoração, móveis, luminárias, tapetes e quadros, além da parceria com Construtoras e Incorporadoras já iniciada em anos anteriores. A expressão artística de Hans é produto de muitas paixões, uma das quais precisa indiscutivelmente ser citada outra vez: o Brasil. Diz-se que ele ama o Brasil mais do que muitos brasileiros – e é a pura verdade. Há uma razão evidente para isso: em sua vida, o paraíso brasileiro, que era mito, tornou-se realidade.

Hans Donner e a memória do design brasileiro - Palestra de lançamento do curso de bacharelado de Design da Unifor
Data: 8 de dezembro
Local: Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza
Informações: (85) 3477-3000 – 99246-6625 (WhatsApp)