null Jogos Internos Unifor 2023.1: alunos disputam seis modalidades esportivas

Jogos Internos Unifor 2023.1: alunos disputam seis modalidades esportivas

Iniciativa da Universidade de Fortaleza viabiliza a integração entre os estudantes por meio do esporte

Futsal é uma das seis modalidades esportivas a serem disputadas nos Jogos Internos Unifor 2023.1 (Foto: Ares Soares)

Nos dias 5 a 13 de maio, acontecerá mais uma edição dos Jogos Internos Unifor. Realizado semestralmente, o projeto possibilita que alunos formem equipes, de acordo com os seus respectivos Centros de Ciência, para disputar em diversas modalidades esportivas, valendo medalhas e troféus aos mais bem classificados.

A iniciativa, organizada pela Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), ligada à Vice Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, também faz parte das comemorações de 50 anos do curso de Educação Física e da Universidade de Fortaleza. Acesse a programação completa dos 50 anos da Unifor aqui

Serão disputadas seis modalidades, nas categorias masculino e feminino:

• Basquete 3x3
  • Futmesa
  • Futsal
  • Tênis de Mesa
  • Voleibol de quadra
  • Xadrez

Os interessados em participar dos Jogos Internos Unifor 2023.1 poderão se inscrever entre os dias 4 e 20 de abril. Vale ressaltar que o processo é gratuito e apenas estudantes regularmente matriculados nos cursos da Universidade poderão participar.

Atividade física e certificação

O professor Ralciney Barbosa, chefe da DAD, destaca que o projeto estimula a prática de atividade física regular, além de viabilizar a criação de vínculos entre os estudantes. “É comum, a partir dos Jogos Internos, as equipes participantes desenvolverem uma maior preparação técnica e física, adotando práticas mais saudáveis no dia a dia”, afirma.

Ralciney Barbosa, chefe da da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (Foto: Ares Soares)

Ele ainda ressalta que a iniciativa se configura como uma atividade de extensão, possibilitando aos participantes o recebimento de certificados que contemplam a carga horária da prática

Experiência enriquecedora

Ganhar é bom, mas levar consigo boas memórias e relações construtivas é muito melhor. Esse é o lema de Heric Ferreira Maciel, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor. Ele participou da edição 2022.2 dos Jogos, nas modalidades de vôlei e futebol masculinos.

De acordo com o estudante, o desejo de fazer parte da iniciativa se deu por amar esportes e considerar o evento bastante chamativo e esperado na Universidade. Assim, chamou seus colegas da graduação para formar uma equipe. Seu time ganhou no vôlei e perdeu no futebol, mas a derrota foi o que menos importou para ele.

“A experiência nos Jogos Internos foi sensacional. Conheci pessoas de outros cursos e me diverti com a galera. Apesar de valer troféu e medalhas, o que mais levo para mim foram os amigos que adquiri”Heric Ferreira Maciel, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Heric considerou essa vivência tão enriquecedora, que não perdeu tempo e já convocou os amigos para participar da nova edição do projeto: “Vale a pena participar, tanto para quem não sabe jogar quanto para quem quer se divertir e conhecer mais do esporte. Não vejo a hora de ter novamente os Jogos Internos este ano! Já juntei a galera”.

Confira a programação completa

• Basquete 3x3
    Dia: 06 de maio (sábado)
    Local: Ginásio Poliesportivo (quadra b)