seg, 18 novembro 2024 15:54
Marketing para todos os públicos
Com formações de dois a três anos, a Unifor oferece três possibilidades de cursos para quem deseja entrar no mundo do marketing com estratégia, visão de gestão, análise de dados e proximidade com ferramentas tecnológicas
O marketing virou a alma do negócio, independente do tamanho da empresa. Profissionais que atuam na área criam estratégias, desenvolvem e precificam produtos, estabelecem a linguagem adequada para falar com os clientes, gerenciam e usam ferramentas tecnológicas para deixar empresas e consumidores satisfeitos com o que a marca tem a oferecer.
Se o marketing começou como uma especialização, a alta demanda da sociedade pela expertise impulsionou a criação de cursos próprios em diversas universidades do Brasil.
Neste novo mundo, em que é constante a necessidade de convencer as pessoas a adquirirem bens de empresas diante de concorrências ferrenhas, a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, oferece três opções de cursos, com formações de dois a três anos, nas modalidades presencial e EaD. A ideia é atender aos diferentes perfis de alunos interessados em ocupar espaço em um campo aberto de possibilidades profissionais.
É que, desde a pandemia da Covid-19, o mercado do marketing está aquecido, diz a coordenadora dos cursos de Marketing (bacharelado e tecnológico) e do curso EAD em Marketing Digital da Unifor, Milena Auip. Segundo ela, muitos alunos estão estagiando ou já atuando de fato em empresas, seja como social media, estrategista, na área de vendas e nas inúmeras possibilidades que a área oferece.
O trabalho remoto, por exemplo, deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade, com muitas frentes de trabalho em outros estados e até em outros países. “A área de marketing tem mil e uma possibilidades para quem é uma pessoa criativa e gosta de trabalhar com estratégias, entende sobre tecnologia e gosta de dados", afirma a coordenadora.
Com laboratórios de ponta e um corpo docente atuante no mercado, a Unifor prepara profissionais de marketing para múltiplos perfis. Daqui, saem profissionais resilientes e abertos à mudança, que entendem da área de tecnologia e desenvolvem competências na área comportamental. São profissionais estratégicos e preparados para atuar em importantes postos de gestão.
Muitas possibilidades para quem tem o "feeling” para o negócio
Formada em Direito, Lorena Brunet sentiu que tinha o “feeling” do Marketing e decidiu migrar de área. “Com a Unifor, consegui criar repertório e bagagem que alavancaram minha carreira no mercado", diz.
Ela já estava trabalhando na área e queria algo mais rápido e pontual, que a ajudasse diretamente com o mercado atual. Por isso, optou pela graduação tecnológica em Marketing. “Escolhi a Unifor, pois imaginava que abriria muitas portas para mim e eu teria muitas possibilidades dentro da Universidade, o que realmente aconteceu", conta.
Lorena diz que a experiência na instituição a instruiu para o mercado, com professores sempre atenciosos e oportunidades de colocar em prática os ensinamentos. Durante o curso, ela conseguiu uma oportunidade para atuar como analista de mídias na Capuchino Press e criou o projeto Corre Que Dá Tempo, um movimento nas redes sociais que estimula a prática de atividade física.
A egressa hoje atua como autônoma e está dedicada ao projeto, que se tornou um propósito e uma marca pessoal. “Com o marketing, eu consegui criar uma marca forte com o projeto e hoje faço eventos promovendo bem-estar e saúde, além de produtos do Corre, como camisas e viseiras. Uso minha imagem nas redes sociais como influenciadora de esportes", explica.
Para ela, o diferencial para se destacar no mercado é ter muita criatividade, pensar fora da caixa e se atualizar sempre. “A minha graduação foi extremamente dinâmica e o ensino é pensado de forma prática e não apenas teórico, o que com certeza impactou na minha visão de mercado e me fez ter destaque", afirma.
“A Unifor me abriu muitas portas. Conheci pessoas que me inseriram no mercado de trabalho e também recebi muito apoio para crescer com meu projeto Corre Que Dá Tempo. Acho que o principal diferencial da Universidade é o mundo de oportunidades. Você pode fazer parte de muitos projetos que vão te colocar em outro nível perante o mercado” – Lorena Brunet, egressa da graduação tecnológica em Marketing
Desenvolver o perfil analítico para alavancar marcas
Bruna Silveira cursava Publicidade e Propaganda quando identificou que seu perfil analítico e afinidade por planejamento, escrita e estratégia tinham uma conexão maior com a área de Marketing. Decidiu, então, mudar de curso. “A área me atraiu por possibilitar a aplicação dessas competências para compreender e impactar o público de maneira direcionada", diz a aluna, que está no último semestre do curso de Marketing Digital EaD da Unifor.
Escolheu abraçar a modalidade à distância devido à flexibilidade de tempo para se dedicar aos estudos, o que a permite conciliá-lo com o trabalho. Ver uma grade curricular alinhada ao mercado, com foco em temas como métricas e análise de dados, também ajudou na decisão. “A confiança e prestígio da Unifor foram fundamentais para minha escolha, assim como a oportunidade de explorar a variedade de grupos de pesquisa oferecidos pela instituição", acrescenta.
“Minha jornada no curso de Marketing Digital na Unifor foi uma experiência rica e transformadora. Mesmo tendo buscado bastante sobre a Universidade e o programa, fui surpreendida pela abordagem prática e estratégica desenvolvidas ao longo das disciplinas” – Bruna Silveira, aluna de Marketing Digital EaD
Para Bruna, o que tem aprendido na Unifor está reforçando seu perfil analítico e resolutivo, elementos que pretende levar adiante na carreira, especialmente no campo acadêmico e nas pesquisas em marketing. Ela sempre atuou na área, analisando e alinhando expectativas de negócios com um foco específico em estratégias de gestão de marcas. “Isso tem me proporcionado uma base sólida em planejamento estratégico e execução de ações práticas", acrescenta.
A aluna acredita que o mercado de marketing está em constante evolução, exigindo profissionais adaptáveis e com habilidades práticas para lidar com a rápida mudança nas demandas. “A Unifor me ajuda a me destacar ao oferecer uma formação que equilibra teoria e prática, proporcionando experiências reais mediante projetos práticos, oficinas e workshops, o que me prepara para atuar com segurança nesse cenário tão competitivo", afirma.
Bruna diz que estar em contato com professores atuantes no mercado facilita a compreensão da teoria aplicada. Além disso, ter a chance de participar de atividades imersivas proporciona uma vivência real e prepara os alunos para desafios concretos no marketing.
Ferramentas para ser estratégico e fazer networking
Gabriella da Silva Torres fazia um curso técnico de multimídia durante o ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar, quando começou a se interessar pelo mundo do marketing. Gostava especialmente de pensar em estratégias e, por isso, se matriculou no bacharelado da Unifor.
Ajudou na decisão a credibilidade da Universidade e a ajuda do Programa Super Bolsas Filantrópicas (CEBAS). Quatro semestres depois, Gabriella está feliz com a escolha. “Nós, do bacharelado, temos as matérias de laboratório, que são três ao longo do curso, e as mais densas, além de mais aulas ao longo da semana, onde os professores nos colocam em contato com clientes e empresas reais, o que nos dá muita experiência", diz.
A aluna conta que tem tentado aproveitar diferentes experiências ofertadas pela Universidade, participando de palestras e conversando com professores sobre o mercado. “Eu me interesso por essa parte mais estratégica do marketing, mas tenho tentado aprender sobre outras áreas que a Unifor nos proporciona dentro do Inmarketing, núcleo de práticas do curso, e por outras fontes de experiência. Espero me aprofundar mais nessa área e estar em um lugar mais estratégico dentro do mercado", afirma.
Gabriella, inclusive, já tem experienciado o ambiente profissional. Dentro da Universidade, passou pelo Inmarketing e atualmente é bolsista de inovação de um projeto de marketing para uma empresa do TEC Unifor, parque tecnológico da instituição. Antes de ingressar na Unifor, já havia estagiado em uma agência de publicidade, por meio do curso técnico de multimídia.
Para ela, as disciplinas de laboratório estão sendo importantes também para fazer network e abrir os olhos para desbravar novas áreas. “As masterclasses oferecidas uma vez por semestre, organizadas pela coordenação do curso para trazer profissionais da área para nos dar aulas durante dois dias, nos oferecem certificados e proximidade com experiências práticas do mercado", afirma. São muitas ferramentas para garantir que futuros profissionais como ela possam analisar situações e encontrar rapidamente soluções para ajudar os clientes.
“A Unifor e os professores, ao trazerem diversas experiências práticas, nos ajudam muito com a questão da busca de soluções aos clientes, pois, ao analisar casos práticos de mercado, aprimoramos ainda mais nosso próprio senso crítico” – Gabriella da Silva Torres, aluna do bacharelado em Marketing
Cursos flexíveis para diversos perfis
Se você está interessado em aprender como criar valor para marcas e serviços por meio do marketing, a Unifor oferece três possibilidades de cursos, do bacharelado à graduação tecnológica, nas modalidades presencial e EaD. Não sabe qual seria o curso certo para você? A gente te ajuda!
No bacharelado em Marketing, você vai ser capacitado para estudar o mercado e o ambiente socioeconômico para conseguir criar e inovar em produtos ou serviços. Este é um curso mais aprofundado, de três anos de duração, na modalidade presencial, com foco em marketing, criatividade e estratégia baseada em análise de dados para tomada de decisão.
“É um curso integral e de profundidade, principalmente na área de gestão. A gente alia estratégia e criatividade com a intenção de formar profissionais líderes de mercado, que atuam como agentes de mudanças para as organizações", explica a coordenadora Milena Aiup. Nesta formação, há três disciplinas de laboratórios, nas quais os alunos trabalham com a transformação digital e apresentam propostas para as organizações.
Mas se você precisa de mais flexibilidade de tempo, pode optar pela graduação tecnológica em Marketing, o curso mais antigo na área na Unifor. Embora seja na modalidade presencial, há opções de disciplinas EaD.
Com este curso, você será capaz de realizar análise sobre o comportamento do consumidor e suas influências na decisão de compra do produto, identificar oportunidades de mercado, gerenciar portfólio de produtos e o posicionamento da marca no mercado, além de planejar e implementar estratégias de marketing, definindo diretrizes, ferramentas e processos para o alcance dos objetivos.
“[Neste curso,] nós temos a disciplina chamada Programa Integrador, uma disciplina âncora em que trabalhamos na prática tudo o que foi apresentado de teorias durante um ano. É onde a gente alia a teoria com a prática, principalmente. Ao final dos doze meses, você recebe um certificado de competência em análise de mercado", informa Milena.
Já a graduação EAD em Marketing Digital é para aquele aluno que não mora em Fortaleza ou que precisa de uma formação 100% à distância. O curso oferece disciplinas com aulas ao vivo e também dá a possibilidade de oficinas presenciais com os professores, uma forma de promover encontros acadêmicos presenciais para que o aluno possa aplicar toda a teoria aprendida no ambiente virtual de aprendizagem, tirar suas dúvidas e aproveitar o campus da Unifor.
Milena ainda destaca que os cursos de marketing da Unifor oferecem para o futuro profissional laboratórios de ponta. Os alunos têm a possibilidade de produzir vídeos para mídias sociais, podcasts, montar anúncios, fazer campanhas e outros produtos dentro da Universidade.
“Nós temos um núcleo de práticas na área de inteligência de marketing, que atende organizações e empresas de Fortaleza”, acrescenta a coordenadora, destacando ainda o corpo docente de doutores e mestres com experiência no mercado, na pesquisa e na extensão.
“Nas nossas disciplinas extensionistas, há possibilidades para que os alunos se aproximem mais do mercado e realizem apresentações na Unifor, para que as empresas possam conhecer as soluções que eles trazem nas áreas de inovação, análise de dados, design e desenvolvimento de produtos” – Milena Auip, coordenadora dos cursos de Marketing (bacharelado e tecnológico) e do curso EAD em Marketing Digital da Unifor
Formação flexível e aprendizado “na palma da mão”
Se você não tem a possibilidade de frequentar uma graduação presencial, mas sonha em se destacar na área de marketing, a Unifor está de portas abertas para te receber no curso EaD de Marketing Digital. “Os estudantes têm acesso a uma educação flexível e adaptada à sua rotina, permitindo o aprendizado ‘na palma da mão’", informa Andrea Chagas, coordenadora do EaD Unifor.
Ela diz que os conteúdos são constantemente atualizados, e o aluno ainda conta com aulas ao vivo ministradas por professores mestres e doutores com grande experiência no mercado, garantindo uma formação sólida e conectada às tendências do setor. Toda a estrutura do campus – como a Biblioteca e a Central de Carreiras – também está disponível para alunos EaD.
“Além disso, o curso oferece tutoria presencial para suporte e orientação contínuos, enriquecendo a experiência de aprendizagem", acrescenta. Outro diferencial, segundo a coordenadora, é a ênfase na experiência prática, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências aplicáveis ao mercado.
“A Educação a Distância (EaD) da Universidade de Fortaleza oferece estrutura completa e integrada para garantir a formação de excelência dos seus alunos. Os cursos são cuidadosamente planejados por uma equipe multidisciplinar, além de professores titulados, mestres e doutores da instituição, que disponibilizam conteúdos exclusivos e atualizados” – Andrea Chagas, coordenadora do EAD Unifor.
Na Unifor, os alunos que optam pela modalidade de ensino à distância contam com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) intuitivo, com materiais didáticos, videoaulas gravadas, quizzes, atividades avaliativas e ferramentas interativas. “A Unifor utiliza plataformas educacionais avançadas que mantêm o padrão de qualidade, proporcionando experiências alinhadas às melhores práticas do mercado", garante Andrea.
Além da formação consistente, a modalidade EaD da Unifor oferece aos estudantes a possibilidade de aprendizado flexível e personalizado, com tutoria presencial e online, garantindo suporte ao longo de todo o curso.
“O EaD permite que os alunos desenvolvam autonomia e organização, adaptando os estudos às suas rotinas. Essa flexibilidade, aliada ao desenvolvimento de habilidades práticas e estratégicas, torna os profissionais formados pela Unifor aptos a se destacar em qualquer ambiente, seja ele digital ou tradicional", finaliza a coordenadora.