Mestrado em Administração de Empresas promove palestra sobre inteligência estratégica

Ministrado pelo general de divisão Cristiano Pinto Sampaio, o evento acontece de forma virtual no dia 12 de setembro

O Mestrado em Administração de Empresas tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica, cultura estratégica e organizacional, e das práticas da ciência administrativa em instituições (Foto: Getty Images)

A inteligência estratégica é considerada a capacidade de uma organização ou indivíduo de compreender, analisar e utilizar informações relevantes para tomar decisões planejadas e eficazes. Ela pode ser uma opção essencial no ambiente corporativo, pois permite que as empresas executem planos de maneira proativa e direcionada para atingir objetivos a longo prazo.

Nesse contexto, o Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz –, promove no dia 12 de setembro uma palestra sobre inteligência estratégica, ministrada por Cristiano Pinto Sampaio, general de divisão e comandante da 10ª Região Militar. A iniciativa é fruto da parceria com o Centro Universitário de Ensino Superior de Amazonas (CIESA).

Voltado para a turma do Mestrado Interinstitucional (Minter) Unifor/Ciesa, que integra o Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade, mas também aberto para alunos e professores da Unifor interessados no tema, o evento acontecerá de 19h às 20h pela plataforma virtual Google Meet. Os interessados poderão participar da palestra por meio deste link.

Sérgio Forte, coordenador do Minter e professor do Mestrado em Administração de Empresas, ressalta a importância do evento na preparação profissional dos alunos. “A inteligência estratégica é um tema transversal a todas as áreas, porque é a captura de informações e o uso de informações de forma inteligente. Pode ser utilizada em um governo, empresa e até mesmo em carreira profissional”, pontua o docente.

Sérgio Forte também coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados e Aplicados de Estratégia (ESAE) (Foto: Ares Soares)

Sobre o palestrante

Cristiano Pinto Sampaio é general de divisão e comandante da 10ª Região Militar. Possui pós-graduação em Políticas Contemporâneas e Gestão Pública, e Análise de Inteligência Estratégica. Como oficial, comandou a Companhia de Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (Brigada Felipe Camarão), sediada em Natal/RN, em 1998 e 1999, e o 59o Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca), sediado em Maceió/AL, em 2009 e 2010.

O general Cristiano Pinto Sampaio vai conduzir as atividades do evento (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, o general já foi agraciado com diversas condecorações nacionais e internacionais, dentre elas:

• Ordem Do Mérito Naval - Comendador;
  • Ordem Do Mérito Militar - Comendador;
  • Ordem Do Mérito Aeronáutico Oficial;
  • Medalha Militar De Ouro;
  • Medalha Do Mérito Desportivo Militar;
  • Medalha De Serviço Amazônico Passador De Bronze;
  • Medalha Marechal Osório - O Legendário;
  • Distintivo De Comando Dourado;
  • Medalha Das Nações Unidas;
  • Medalha Deusa Minerva - Chile.

Mestrado em Administração de Empresas é na Unifor

O programa de Mestrado em Administração de Empresas da Unifor é direcionado para indivíduos que desejam obter qualificação para o exercício da docência no ensino superior e também obtenção do título de mestre. Além disso, o curso tem como objetivo o desenvolvimento das competências essenciais à condução de palestras e consultorias de alto nível para empresas e organizações.

A formação é destinada para profissionais que desejam adquirir fundamentação teórica sólida em métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis na vida acadêmica e profissional. Tais estudos são ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade, que incluem estratégias corporativas, governança, inovação, negócios internacionais, empreendedorismo, sustentabilidade, marketing, comportamento do consumidor, operações sustentáveis, entre outros.

O curso trabalha com três principais linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, que engloba estudos e pesquisas sobre fenômenos organizacionais e os impactos ocasionados nos âmbitos externos e internos de organizações; Organização e Sociedade, que abrange estudos sobre a origem e a natureza do fenômeno organizacional e a dinâmica da relação entre organização e sociedade; e Operações e Mercados, que compreende estudos relacionados às práticas intra e inter organizacionais referentes ao contexto e dinâmica empresarial.

Palestra sobre inteligência estratégica - Mestrado em Administração de Empresas
Data: 12 de setembro