Participação de mulheres na política é tema de evento gratuito da Unifor

Após exposição das palestrantes, haverá debate entre estudantes e convidadas

Maioria do eleitorado, mulheres ainda ocupam poucos cargos de poder e liderança na política (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoverá o Colóquio Participação Política das Mulheres no próximo dia 10 de junho, das 7h30 às 9h30. O evento, que acontecerá no Auditório A4, é parte das atividades do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unifor.

Voltada para alunos das disciplinas de Direito Constitucional (da graduação) e Multiculturalismo e Direitos Humanos (da pós-graduação da Unifor), a iniciativa irá aprofundar o conhecimento dos estudantes nas temáticas teóricas abordadas em sala de aula. Segundo Ana Maria D’Ávila Lopes, professora titular do PPGD da Unifor e organizadora do evento, o Colóquio visa criar um espaço de discussão acadêmica sobre a participação feminina na política.

De acordo com a advogada constitucionalista, a importância desse evento é a de colocar luz sobre “os entraves que as mulheres ainda enfrentam para ocupar, de forma efetiva, os espaços formais de poder no Brasil”. O debate é essencial para estimular a inclusão, especialmente por 2024 ser um ano eleitoral.

Entre pesquisadoras, advogadas e mulheres de destaque na política, participarão do encontro: professora Raquel Machado (UFC), Dra. Roberta Laena (TRE/CE), Ms. Katarina Brasil (advogada feminista) e deputada estadual Larissa Gaspar (PT), além da própria organizadora, Ana Maria D’Ávila Lopes.

Conforme explica Ana Maria, a estrutura do evento, enquanto Colóquio, é dinâmica. “Cada convidada terá até 15 minutos para, a partir de um olhar individual, expor as principais dificuldades que uma mulher enfrenta para exercer seus direitos políticos”, ressalta a docente. Após o momento de exposição, será aberto o debate, quando os alunos poderão se manifestar ou formular questionamentos.

Embora tenha como foco estudantes e entusiastas da área jurídica, alunos e profissionais de outras áreas que se interessem pelo tema também podem participar do Colóquio, que é gratuito e aberto à comunidade acadêmica

Conheça as palestrantes

Ana Maria D’Ávila Lopes
Mestra e doutora em Direito; professora titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unifor