null Ilka Araújo apresenta recital de piano no Teatro Celina Queiroz

Ilka Araújo apresenta recital de piano no Teatro Celina Queiroz

O espetáculo “O Desconhecido Dentro do Conhecido” faz parte do projeto Recitais de Piano da Unifor

Ilka Araújo já se apresentou pelo projeto Recitais de Piano – Teatro Celina Queiroz em 2018 (Foto: Divulgação)

O projeto Recitais de Piano – Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - apresenta, no dia 15 de junho, às 20h, o recital “O Desconhecido Dentro do Conhecido” da pianista Ilka Araújo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Ao longo do recital, além de executar as canções, a artista fala sobre as peças e artistas para que o público fique engajado, entenda melhor o que está sendo apresentado. “Música é uma coisa muito abstrata, principalmente a instrumental, que não tem letra, então às vezes a gente precisa fazer algumas referências para que a plateia entenda a mensagem daquela música, da peça”, explica Ilka.

O tema do recital é "Desconhecido Dentro do Conhecido" porque muitos desses artistas são conhecidos, com estilos também já conhecidos pelos musicólogos e pelos estudantes de música, mas, na apresentação, para cada um deles, Ilka traz algo desconhecido do estilo desses compositores. Ao mesmo tempo, segundo a pianista, a coletânea de peças que ela organizou para esse recital traz quase como um subtítulo "Memórias", pois todas as peças são relacionadas a algum ponto histórico, tanto dos compositores em si, como da pianista.

“Todas as peças têm conexão uma com a outra, e trazem diferentes momentos da história, como se fosse realmente uma recapitulação de memórias. Inclusive, na peça do Liduino Pitombeira intitulada a suíte Fortaleza, que faz parte do programa do recital e foi composta para mim nesse semestre, cada um dos movimentos descreve um bairro de Fortaleza que tem significância para ele ou para mim. Foi meio uma analogia que ele construiu quando estava fazendo as peças, então fica de uma maneira curiosa”, detalha a artista.

O projeto Recitais de Piano apresenta pianistas renomados internacionais, nacionais e locais, utilizando como instrumento o piano Steinway & Sons da Unifor. As apresentações destinam-se a apreciadores de música clássica e público em geral.

Sobre Ilka Araújo

A pianista e musicóloga Ilka Vasconcelos Araújo, nascida em Fortaleza e naturalizada americana, é doutora em Musicologia e Performance pela Universidade da Flórida, mestre em Performance e Pedagogia do Piano pela mesma universidade, bacharel em Música-Instrumento pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) junto ao curso técnico de aperfeiçoamento pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

Vencedora de vários concursos de piano regionais e nacionais, tem se apresentado e ministrado masterclasses no Brasil, França, Alemanha, Taiwan, República Tcheca e Estados Unidos, apresentando artigos e recitais-palestras em conferências nacionais e regionais de organizações como College Music Society, International Hawaii Conference in Arts and Humanities, American Musicological Society, Nineteenth-Century Studies Association, e Musicology Lecture Series. A mesma tem julgado competições e festivais de piano no Brasil, em Taiwan e nos Estados Unidos.

A professora-doutora recebeu o reconhecimento de Texas Wesleyan University Faculty Scholar em 2012, 2014, 2016 e 2022. A pesquisa dela é concentrada em compositores menos explorados como Heitor Villa-Lobos, Marlos Nobre, Alberto Ginastera, Liduino Pitombeira, Béla Bártok, Charles Ives, Dmitri Shostakovich, e Giacomo Meyerbeer. Dentre as suas contribuições mais recentes estão um artigo sobre Marlos Nobre na edição de 2015 da Rutledge Encyclopedia of Modernism, apresentação na II Edição do Experiencing Villa-Lobos Festival realizado na Virginia Commonwealth University, em 2019, e a participação na VII Edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas, em 2022, onde ela apresentou palestra sobre a Música do Liduino Pitombeira focalizando nas suas Serestas e Brazilian Landscapes. Em novembro de 2022, ela organizou um Festival dedicado à música de Pitombeira na Texas Wesleyan University. Ultimamente o seu foco tem sido nos últimos desenvolvimentos de técnica e pedagogia do piano e seus efeitos em pianistas modernos.

Além de atuar como professora titular e chefe do Departamento de Música da Texas Wesleyan University, a pianista também possui um estúdio privado com alunos pré-universitários e adultos dos mais diversos níveis, incluindo os que participam de competições internacionais. Ilka Araújo é ex-presidente da Fort Worth Music Teachers Association, onde atualmente é diretora.

Projeto Recitais de Piano – Ilka Araújo
Data: 15 de junho de 2024
Local: Teatro Celina Queiroz (Av. Washington Soares, 1321)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) / vendas pelo Sympla