Unifor participa da conferência internacional sobre os rumos da democracia institucional

Unifor participa da conferência internacional sobre os rumos da democracia institucional

A XI Conferência da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia vai debater direitos fundamentais, crise ambiental e os desafios das democracias modernas, com a participação de professoras do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor


O evento promove discussões sobre os rumos da democracia em um cenário de crescente fragilidade institucional e transformação social (Imagem: Getty Images)
O evento promove discussões sobre os rumos da democracia em um cenário de crescente fragilidade institucional e transformação social (Imagem: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - marca presença na XI Conferência da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia (Red-IDD), que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2024, na Universidad del Rosario, em Bogotá, Colômbia. O evento reúne especialistas e acadêmicos de várias partes do mundo para debater temas cruciais para o futuro das democracias e dos direitos fundamentais. A Unifor participa não só da organização do evento, mas também com palestras de suas professoras Gina Pompeu e Natércia Siqueira, do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD).

A conferência, organizada anualmente pela Red-IDD, aborda os desafios enfrentados pelas democracias modernas, incluindo questões relacionadas à crise ambiental, mudanças climáticas, novas tecnologias e o enfraquecimento das instituições democráticas. Este ano, a Unifor reforça seu papel no debate internacional sobre esses temas, como parte da Política de Internacionalização da instituição no Cone Sul, liderada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), o PPGD e o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A Universidade de Fortaleza já sediou duas edições do evento, sendo uma das principais instituições colaboradoras da Red-IDD.

A professora Gina Pompeu, vice-presidente da Red-IDD e coordenadora do NEI, estará presente virtualmente no primeiro dia da conferência, no painel que discutirá direitos fundamentais, mudanças climáticas, crise ambiental e sustentabilidade. O debate contará com a participação de renomados professores de várias universidades da América Latina, incluindo Carlos E. Peralta (Universidad de Costa Rica, Costa Rica), Elda Carvalho Bussinguer (Faculdade de Direito de Vitória – FDV, Brasil), Paulo Caliendo (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Brasil), Pedro Curvello Saavedra (Universidad de Costa Rica – UCR, Costa Rica) e Carlos Luiz Strapazzon (Universidade do Oeste Catarinense – UNOESC, Brasil). A discussão gira em torno dos impactos da crise ambiental nas democracias e como os direitos fundamentais podem ser garantidos em meio às mudanças climáticas globais.

Ainda no dia 24 de outubro, a professora Natércia Siqueira participará do painel "Desafios e Desafiadores das Democracias", ao lado de Dolores Dozo (especialista para a América Latina da Comissão Europeia em proteção de dados e fluxos transfronteiriços), Manuel Restrepo (diretor do Doutorado Universidad del Rosario), Altus Baquero (magistrado do Conselho Nacional Eleitoral e professor da Universidad del Rosario), Grenfieth Sierra (superintendente Delegado em Gestão de Dados e professor da Universidad del Rosario), Jorge León Vásquez (professor da Pontifícia Universidade Católica do Peru - PUCP) e Robinson Tramontina (professor da Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC, Brasil). O debate será moderado por Luisa Fernanda Garcia Lopez (diretora da Especialização em Direito Constitucional da Universidad del Rosario).

O painel discutirá os efeitos das crises sociais e econômicas sobre as democracias, como a polarização e o aumento dos extremismos, além dos desafios que surgem com o enfraquecimento dos mecanismos de participação cidadã e das instituições democráticas. Será uma análise profunda sobre as ameaças ao Estado de Direito nos tempos atuais.

> Programação da XI Conferência da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia

Sobre o evento

A XI Conferência da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia tem como tema central os novos rumos das democracias e os desafios impostos pelas mudanças globais, incluindo inteligência artificial, direitos humanos, negócios e crise climática. Organizada pela Faculdade de Jurisprudência da Universidad del Rosario, a conferência reúne universidades de todo o Cone Sul e promove discussões sobre os rumos da democracia em um cenário de crescente fragilidade institucional e transformação social.

O evento promove espaço de reflexão, envolvendo acadêmicos, advogados, servidores públicos e estudantes interessados em compreender os desafios que as democracias enfrentam no contexto atual. As discussões foram organizadas em torno de eixos temáticos que vão desde o impacto do populismo na democracia até o papel da inteligência artificial e os direitos humanos em um mundo em rápida transformação.

Sobre a Red-IDD

A Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia (Red-IDD), criada há 11 anos, é composta por professores de Programas de Pós-Graduação em Direito que compartilham linhas de pesquisa sobre direitos fundamentais e democracia. A rede promove pesquisas colaborativas, seminários anuais e publicações conjuntas, além de estimular o intercâmbio acadêmico entre universidades das Américas. A Unifor, como membro ativo da rede, já sediou edições anteriores do evento e continua a contribuir significativamente para o debate internacional sobre os direitos fundamentais e o fortalecimento das democracias.

Serviço

XI Conferência da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia
Data: 24 a 26 de outubro de 2024
Local: Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia
Confira a programação completa do evento aqui