Vencedor do Prêmio Jabuti marca presença no lançamento do Prêmio de Literatura Unifor 2025
O escritor e jornalista Lira Neto participa da solenidade de lançamento, com inscrições abertas de 20 de outubro a 18 de dezembro

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, dá mais um passo em sua missão de incentivar a cultura e a produção literária com o lançamento do Prêmio de Literatura Unifor 2025. A ocasião acontecerá no dia 20 de outubro, às 19h, na Biblioteca Central da Unifor, durante o Mundo Unifor, maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades do Nordeste.
Nesta edição, o concurso contempla duas categorias: “Obra Inédita” e “Trabalhos Inéditos – Cartas a Edson Queiroz”. A cerimônia de lançamento contará com a presença do renomado escritor Lira Neto, autor da biografia do empresário cearense Edson Queiroz e vencedor do Prêmio Jabuti em quatro ocasiões (2007, 2010, 2013 e 2014), que ministrará uma palestra sobre o Chanceler Edson Queiroz e o gênero Cartas.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 17 de março de 2026 e contará com a participação da escritora Ana Miranda — romancista e atriz brasileira conhecida por suas obras de romance histórico e biografias focadas no período do Brasil Colônia, incluindo o livro “Boca do Inferno” (1989), que rendeu à autora o Prêmio Jabuti de Revelação. A artista também integra a comissão julgadora ao lado de Aíla Sampaio (presidente da comissão), Sarah Diva e Sávio Alencar.
Reconhecimento e incentivo à criação literária
Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), o prêmio chega para dar visibilidade a novos escritores e fortalecer o cenário literário nacional. As inscrições acontecem de 20 de outubro a 18 de dezembro, e os vencedores serão anunciados em 17 de março de 2026, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca da Unifor.
O vencedor da categoria “Obra Inédita” terá seu livro de poesia publicado, com 200 exemplares disponíveis e uma viagem à Feira Literária de Paraty (Flip) 2026, incluindo passagens para o Rio de Janeiro e ajuda de custo de R$ 2 mil.
Já o primeiro colocado na categoria “Cartas” receberá 15 exemplares da Coletânea de Cartas e o mesmo valor em prêmio; os classificados entre o 2º e o 29º lugares receberão 10 exemplares da coletânea.
O edital do prêmio e as orientações para inscrições serão lançados em breve. Fique atento(a) às redes sociais e ao portal de notícias da Universidade de Fortaleza.
Mundo Unifor 2025
A 12ª edição do Mundo Unifor tem como tema “O mundo em conexão: Natureza, Tecnologia e Humanidades”. Com programação gratuita e aberta ao público, o evento propõe reflexões sobre os desafios contemporâneos e o papel da inovação na construção de um futuro mais integrado e sustentável.
Promovido pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), em parceria com a Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial (DCMktC), o Mundo Unifor mobiliza os quatro centros de ciências da Universidade e a Pós-Unifor, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes em um espaço de troca de saberes, experiências e descobertas.
Entre as atividades, o público poderá participar de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, lançamentos de livros e simpósios, além de eventos paralelos que se consolidaram como marcos no calendário acadêmico, como os Encontros Científicos 2025 e a Feira de Carreiras, que aproxima estudantes do mercado de trabalho.
Serviço
Prêmio de Literatura Unifor 2025
Inscrições: 20 de outubro a 18 de dezembro
Lançamento: 20 de outubro, às 19h, na Biblioteca Central da Unifor
Premiação: 17 de março de 2026, às 19h, na Biblioteca Central da Unifor