O que faz um profissional de moda? Conheça as possibilidades de atuação
Além de estilismo, modelismo e figurino, os especialistas da área podem trabalhar com a criação da própria marca e a gestão de produtos
O mercado de vestuário mundial é estimado hoje em US$ 1,36 trilhão, com previsão de crescimento para US$ 1,78 trilhão até 2029, segundo a Mordor Intelligence . Com a expansão do e-commerce e das marcas autorais, o profissional de moda encontra um cenário cada vez mais promissor e repleto de oportunidades.
Mas você sabe o que faz esse especialista? O profissional de moda tem uma ampla variedade de opções de atuação no mercado de trabalho, pois trabalha em uma área muito versátil, que permite explorar diversos caminhos. As possibilidades vão desde estilismo, modelismo e figurino até consultoria, gestão e empreendedorismo.
De acordo com Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Moda da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, por meio da graduação, o aluno porta um leque de oportunidades infinito e muito plural.
Mas para atuar nesse meio, é indicado que os interessados possuam características como organização, vontade de aprender e profissionalismo. É interessante também adquirir um repertório durante e depois da graduação, aliado a uma boa postura profissional, pois é um diferencial para o mercado de trabalho.
“Vejo que a busca por profissionais
na área está em constante evolução, especialmente com as
mudanças rápidas nas tendências e nas tecnologias. Para se
destacar, um profissional de moda precisa ter diferenciais
importantes, como um currículo abrangente, criatividade e
inovação, além de um domínio de novas tecnologias, como o
conhecimento em softwares de design e outras ferramentas digitais”
— Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de
Moda e Design de Moda da Unifor
O curso de Moda da Unifor disponibiliza laboratórios especializados e equipamentos de ponta para a formação prática de seus alunos, além de promover diversas atividades que conectam os estudantes a profissionais renomados na área, seja pelo corpo docente ou pelos eventos realizados dentro e fora do campus. Também estimula o pensamento crítico e multidisciplinar em planejamento, gestão e comunicação de processos envolvidos no setor fashion.
Áreas de atuação em moda
Priscila Medeiros salienta que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige profissionais que tenham um bom conhecimento técnico e sejam versáteis e adaptáveis. Como possibilidades de atuação, a docente destaca:
- Design de Moda
Criação de coleções de vestuário, calçados e acessórios para marcas ou de forma autônoma.
- Consultoria de Imagem
e Estilo
Orientação para clientes sobre escolhas de roupas e estilo pessoal, atuando também em rebranding visual de marcas.
- Produção
de Moda
Coordenação de campanhas publicitárias, editoriais de moda, desfiles e eventos relacionados ao setor.
- Modelagem
Desenvolvimento de moldes e técnicas de costura, trabalhando em ateliês ou indústrias.
- Gestão de
Produtos de Moda
Administração de marcas, coleções e produtos no mercado de varejo ou atacado.
- Marketing e Comunicação de Moda
Promoção de marcas e coleções, cuidando de campanhas, conteúdo para redes sociais, relações públicas e estratégias digitais.
- Figurino
Criação e coordenação de trajes para filmes, peças de teatro, shows ou televisão.
- Empreendedorismo
Abrindo marcas próprias de moda, lojas ou prestando serviços autônomos no setor.
O caminho da produção de moda
Um caminho que pode ser seguido é o da produção de moda, onde um figurinista convida um profissional para acompanhá-lo na produção de publicidade da marca. Ana Clara Moreira, aluna do curso de Moda da Unifor , explica que quem atua neste segmento é responsável por todas as roupas, acessórios e sapatos usados em uma propaganda publicitária de moda.
A estudante conta que escolheu a área de produção quando, por meio da Unifor, participou dos bastidores do Dragão Fashion Brasil (DFB) . “Após o evento, fiquei fascinada com essa área de produção”, relembra.
Ela diz que a Unifor colaborou para o currículo que hoje possui: com projetos de extensão e monitoria , o curso de Moda influenciou positivamente sua formação acadêmica e profissional. Por meio do curso, a jovem conseguiu entrar no mercado de trabalho em uma área que ama.
“Uma das experiências que mais marcaram minha trajetória foi realizar o desfile da Semana de Moda Unifor (MUDE), no shopping Iguatemi Bosque. Participar da produção e construção desse evento incrível desde a escolha do tema até o desfile foi sensacional, pois os alunos são protagonistas — Ana Clara Moreira, aluna do curso de Moda da Unifor
A Semana de Moda Unifor (MUDE) é voltada para alunos da Universidade, mas ainda aberta a todo público que tenha interesse no mundo da moda. A programação conta com desfiles, exposições, oficinas, palestras dentre outras atividades, sendo uma possibilidade de desenvolver na prática o que é aprendido em sala de aula nos cursos de Moda.
Experiências com criação e assistência de estilo
Assistente de estilo na marca SAU e criadora de conteúdo no portal THAT COOLEST DUO , Marília Morais é aluna do curso de Moda da Unifor e explica que tem uma função diferente em cada um de seus ambientes de trabalho.
Na SAU, ajudou a designer Marina Bitu com pesquisa, desenvolvimento e acompanhamento de produtos, bem como na organização e acompanhamento de produção. Já na THAT COOLEST DUO, plataforma fundada por ela e uma amiga da graduação, a jovem cria e gerencia a criação de conteúdos sobre moda, em especial moda autoral na cidade.
“Tive meu primeiro contato com o
mercado de trabalho em 2023, quando estagiei em uma confecção de
moda fitness. Lá, estava no setor de marketing e social media e
pude aprender muito. Iniciei a THAT COOLEST DUO em julho de
2023. Desde então, eu e minha sócia colhemos bons frutos e vemos
muito potencial no projeto. Já na SAU, entrei em 2024 e, mesmo
com pouco tempo, já tive muito aprendizado e oportunidades
incríveis, como acompanhar a marca na 58ª edição da São Paulo
Fashion Week” — Marília Morais, aluna do
curso de Moda da Unifor
Marília conta que o curso de Moda foi um divisor de águas em sua vida, pois já é formada em Direito, mas o sonho de atuar no mundo da moda era bem maior. “Quando consegui entrar na Unifor, já como graduada, fui muito bem recebida pela Priscila, minha coordenadora, e por todo o corpo docente. Tive muito apoio, e a estrutura do curso foi um diferencial”, revela a estudante.
Paixão por estilo e modelagem
No último semestre da graduação de Moda na Unifor, Thayná de Medeiros evidencia o campo em que trabalha e sua paixão pelo ofício. “Gosto muito da área de estilo e de modelagem. São as áreas que eu mais amo, sou apaixonada e trabalho especificamente, além da produção [de moda]”, disse.
Ela explica que ramo de estilo abrange a pesquisa de tendências, a análise do que está acontecendo no mundo e o estudo sobre o cliente da marca em que está trabalhando. Após a busca, filtram-se as tendências e, a partir daí, começam a criar uma coleção pensando no cliente.
Já na área de modelagem, é analisada a peça e o desenho técnico, depois faz-se a modelagem, podendo ser plana ou tridimensional — que são os dois tipos de modelagem com que Thayná trabalha. Após este processo, é possível criar, desenvolver e tirar do papel para trazer à realidade.
“Obviamente, um desenho pode ser
lindo e maravilhoso, mas se você não consegue tirar do desenho
para passar para a realidade, a função dele é apenas a estética
de ser bonito. É algo que, para mim, é muito importante, ter a
conexão da modelagem com a criação. São duas áreas que eu tenho
um carinho imenso, que amo, sou apaixonada, e adoro quando
pessoas vêm me buscar pra fazer essas duas juntas” —
Thayná de Medeiros, aluna do curso de Moda da
Unifor
Thayná dá algumas dicas para os interessados no ramo fashion, aconselhando que o principal é ter coragem de tentar e se expor às oportunidades. Também é interessante se envolver com diversas atividades na graduação e diversificar as experiências no currículo.
Moda ou Design de Moda? Temos tudo na Unifor!
As graduações em moda (bacharelado em Moda e tecnólogo em Design de Moda) da Unifor se destacam pela excelência acadêmica e formação integral de seus alunos, unindo teoria e prática em um ambiente criativo e inovador.
Apesar de serem áreas afins, os dois cursos têm diferenças entre si, a começar pela duração: enquanto Design de Moda conta com 2 anos e 6 meses, Moda tem 3 anos e 6 meses. Outro ponto principal é que o curso de Moda, por ser um bacharelado, tem uma perspectiva mais ampla sobre a área.
Também no bacharelado, o aluno pode cursar quatro disciplinas optativas que foram pensadas em formatos de trilhas: marketing, gestão e comunicação. O estudante opta pelo caminho de formação que preferir seguir, baseado no que deseja para sua carreira.