null Iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa estimula estudantes da Unifor a imergirem na iniciação científica

Qui, 2 Março 2023 09:45

O Programa de Bolsa de Iniciação Científica (ICT) também dar suporte aos projetos dos professores

Iniciativas da Unifor visam estimular o desenvolvimento de projetos científicos e inovadores entre a comunidade acadêmica (Foto: Roberio Castro)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, compreende a importância de estimular a pesquisa científica entre a comunidade acadêmica.  Por isso, a instituição conta com diversas iniciativas que oferecem suporte e financiamento a projetos científicos e inovadores. Para gerenciar essas iniciativas, a Unifor conta com a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), setor alocado na sala 30 do Bloco M, que também estimula o desenvolvimento de atividades científicas por meio da abertura e divulgação de editais de apoio.

Abaixo, listamos algumas iniciativas da VRP. Confira!

Programa de Bolsa de Iniciação Científica (ICT)

Visa trazer o espírito científico para os estudantes de graduação  da Unifor, tal como o contato com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e tecnologia. Dessa forma, a Universidade de Fortaleza estimula o desenvolvimento de pesquisas na instituição.

Por meio desse programa, os alunos têm a oportunidade de complementar a formação acadêmica, aprimorando o conhecimento e se preparando para a vida profissional. Quanto aos docentes, o programa os beneficia fornecendo ajuda material para as suas pesquisas.

+ Conheça o Programa de Apoio a Equipe de Pesquisas da Vice-Reitoria de Pesquisa

Fazem parte dessa iniciativa três programas:

• Programa de Iniciação Científica (Probic);
  • Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic);
  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBICT).

Atenção! Os professores orientadores contemplados em um dos três programas precisam enviar relatório parcial ao atingir seis meses de execução e o relatório final ao atingir os 12 meses de execução do projeto, ao fim do edital.

Os relatórios podem ser anexados na Plataforma de Pesquisas em Campus > Plataforma de Pesquisa > Informar Relatório. Além do relatório final, também é necessário atualizar o cronograma das atividades do projeto na Plataforma de Pesquisa em Campus > Plataforma de Pesquisas > Informar Cronograma.

Esses passos são essenciais para que os processos dos programas de iniciação científica sejam finalizados com êxito. No mais, as finalizações dessas etapas devem ser finalizadas até o último mês de cada edital. Com isso, os professores orientadores do Edital Nº 30/2022 devem enviar relatório parcial em fevereiro de 2023 e relatório final em agosto de 2023.

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Contatos: vrp@unifor.br | (85) 3477-3889 I 3477-3409 I 3477-3890
Local: Bloco M | Sala 30