null Orgulho Unifor: Aluno é selecionado como embaixador em programa da Huawei

Seg, 5 Junho 2023 11:22

Orgulho Unifor: Aluno é selecionado como embaixador em programa da Huawei

Estudante de Engenharia da Computação, João Víctor López foi um dos seis escolhidos entre 270 candidatos de todo o país

Como embaixador, João Victor buscará tornar a tecnologia mais acessível para públicos distantes da área (Foto: Ísis Rebouças)

A Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, é uma grande parceira da tecnologia e da inovação, o que lhe dá motivos de sobra para comemorar mais uma conquista: João Víctor López, aluno do curso de Engenharia da Computação, foi escolhido como embaixador no programa Huawei ICT Academy.

Promovido pela multinacional Huawei, o projeto é uma parceria com universidades de todo o mundo. Por meio da cooperação, os participantes recebem o treinamento necessário em tecnologias da informação e comunicação (TIC) da empresa, visando o desenvolvimento de novos talentos com habilidades em tecnologia e comunidade.

João Víctor foi um dos seis selecionados entre os mais de 270 inscritos de todo o Brasil, evidenciando a qualidade do corpo discente da Unifor. Agora, com a conquista, o aluno terá a missão de reforçar a parceria que já existe, além de desenvolver junto à Huawei novas atividades que reforcem a geração de TIC em todo o Ceará.

Sobre a seleção

Durante o processo de inscrição, o aluno precisava enviar um vídeo contando o motivo de querer ser embaixador da Huawei e falar de uma ação que pode mudar o seu ambiente educacional baseado no trabalho a ser realizado. Para isso, João Víctor obteve assessoria da TV Unifor e da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial (DCMktC) da Universidade para criar e editar o produto audiovisual.

Com orgulho, o estudante comenta sobre seu triunfo e o que espera pela frente com essa parceria junto à Huawei: “Estou extremamente feliz e grato com essa recente conquista como embaixador da Huawei ICT Academy. É uma oportunidade incrível para mim, e me sinto honrado por ser selecionado para representar uma empresa tão renomada no setor de tecnologia’’.

João Víctor está animado com o potencial de impacto que pode ter como embaixador, além de estar ansioso para “promover a Huawei e suas iniciativas junto aos jovens talentos’’.

Experiência e ambições

Por meio das iniciativas da Universidade de Fortaleza, o aluno de Engenharia da Computação já teve a oportunidade de se aperfeiçoar profissionalmente e imergir mais na área da tecnologia. Inclusive já tendo a chance de ajudar outras pessoas a entenderem sobre o tema.

Em uma dessas oportunidades, João Víctor atuou como monitor em uma capacitação sobre 5G, promovida pelo Parque Tecnológico (TEC Unifor) da instituição de ensino. Ele também ministrou cursos voltados para Inteligência Artificial (AI) e Cloud.

O jovem já tem alguns projetos em vista e interesses voltados para tal área da tecnologia. Um exemplo disso é a ideia de colaborar com a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz na introdução de tecnologia às crianças, visando o aprendizado delas sobre o tema, até mesmo para que possam almejar futuramente o ramo quando profissionais.

Momento em que João Víctor participa como monitor do curso “Capacitação em 5G”, promovido pelo TEC Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)

João Víctor ainda visa compartilhar projetos como esse fora da Universidade, divulgando os benefícios dos programas e tecnologias da Huawei com alunos de escolas e outras organizações. Ele comenta que espera “causar um impacto positivo na comunidade local e contribuir para uma sociedade mais alfabetizada tecnologicamente”.

Agora como embaixador da Huawei, o futuro engenheiro da computação identifica que há uma lacuna na promoção da tecnologia e que, portanto, está determinado a mudar essa realidade.

“Como embaixador, pretendo adotar uma abordagem acessível, utilizando materiais compreensíveis para o grande público e enaltecendo sempre os nomes da Unifor e da Huawei como transformadores educacionais. Acredito que é por meio dessa abordagem que podemos despertar e cultivar o interesse dos brasileiros na indústria de tecnologia’’, afirma.

Parceria entre Unifor e Huawei

Fundada em 1987, a Huawei é uma empresa multinacional focada em redes e telecomunicações, produzindo ainda eletrônicos, celulares, entre outras tecnologias. Atua em mais de 170 países e é uma das responsáveis pela popularização do 5G no mundo, recurso que a Universidade busca promover em parceria com a gigante global.

Nessa conjuntura, ambas instituições promovem uma colaboração por meio da Huawei ICT Academy, iniciativa em que João Víctor tornou-se embaixador. O programa mundial oferece aos estudantes da Unifor a oportunidade de realizar treinamentos em diferentes tecnologias de ponta, redes 5G, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA), dentre outras.

+ Integrantes da Huawei Brasil visitam Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza

No momento, a Universidade conta com mais de 200 alunos inscritos nos diversos cursos do projeto internacional. Luiz Stephany Filho, coordenador do TEC Unifor, comenta sobre a importância da colaboração entre as entidades.

“A oportunidade de oferecer aos alunos o contato com tecnologias de ponta e participar de competições globais, como a Competition e o Seed For The Future, além da Huawei proporcionar descontos na aquisição de equipamentos para treinamentos nos cativa enquanto provedores de tecnologia”Luiz Stephany, coordenador do TEC Unifor