null Integrantes da Huawei Brasil visitam Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza

Ter, 9 Agosto 2022 08:16

Os convidados conheceram alguns dos laboratórios vinculados à Vice-Reitoria de Pesquisa e Inovação (VRP).

Foram apresentadas as estruturas dos espaços de pesquisa e inovação da Universidade de Fortaleza. (Foto: João Estelito)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, recebeu a Huawei Brasil no último dia 21 de julho. A visita visou apresentar os espaços de pesquisa e inovação da Unifor e explicar como funcionam os processos desenvolvidos no Parque Tecnológico (TEC Unifor) aos integrantes da empresa Huawei.

Mediada pelo vice-reitor de Pesquisa e Inovação, Milton Sousa, o encontro proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer alguns dos espaços vinculados à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP): Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), o Laboratório de Pesquisa em Inovação e Gestão (Lapig), o Espaço de Desenvolvimento de Empresas e Tecnologia (Edetec Hub) e o Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA).

Na ocasião, Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa e Inovação da Unifor; Naiderson Lucena; coordenador de Inovação; Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI, e Daniel Chagas, coordenador do Lapin, receberam os integrantes da Huawei, Luiz Felipe Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema.

Atualmente, a Huawei gere um ecossistema de aproximadamente 110 universidades parceiras. Nesse sentido, Victor explica como a visita contribuiu para que possibilidades de parcerias entre a Unifor e a Huawei fossem estudadas: “Estar aqui é enxergar a chance de encontrar, de fato, um parceiro que tem a capacidade de contribuir significativamente com o aumento de talentos da Huawei no Brasil todo”, declara ele.

O projeto do Capacete Elmo foi apresentado aos visitantes. (Foto: João Estelito)

“Entender a dimensão dos processos que podem ser desenvolvidos internamente na instituição, a cooperação mútua que pode haver entre indústria, academia e sociedade é algo que me motiva bastante”, comenta Victor sobre como os trabalhos elaborados pelo TEC Unifor funcionam também para fomentar a conexão entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

O professor Milton relata o contentamento em recepcionar a Huawei e as expectativas para futuras parcerias. “Foi uma satisfação receber representantes da Huawei e apresentar a atuação da Unifor em pesquisa e inovação. Também ficamos satisfeitos em conhecer as iniciativas da Huawei, e vamos conversar sobre projetos em conjunto”, ressalta o vice-reitor.