Unifor é a primeira universidade das Américas com Wi-Fi 7

seg, 30 setembro 2024 14:34

Unifor é a primeira universidade das Américas com Wi-Fi 7

Parceria entre Unifor, Huawei e EXH Tecnologia beneficiará novas pesquisas e projetos de inovação com internet de alta performance

A nova tecnologia proporciona uma internet extremamente rápida, com velocidade quatro vezes maior do que a geração atual (Foto: Ares Soares)

A evolução do Wi-Fi começa a desembarcar no Brasil dando espaço para o Wi-Fi 7, que chega para revolucionar a tecnologia de redes sem fio com alta performance de conexão, aumento da capacidade de transmissão e transferência de dados, maior estabilidade e baixa latência. De olho no futuro, a Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - acaba de firmar parceria com a empresa de telecomunicações Huawei e a EXH Tecnologia, e traz um projeto piloto de tecnologia Wi-Fi 7, implantado no bloco B, da Pós-Graduação

“A Unifor é o primeiro campus universitário no Brasil com um projeto piloto da tecnologia Wi-Fi 7. Isso se deve ao comportamento inovador da gestão e também à sólida parceria que temos com a Huawei. Com essa nova tecnologia, todos ganham - alunos, corpo docente e administrativo, ganha a Universidade”, afirma o Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, professor Milton Souza.

A iniciativa surgiu por meio da Diretoria de Tecnologia da Unifor (DTec), que estuda a possibilidade de atualizar a tecnologia Wi-Fi desde o ano passado.

"Optamos pela melhor opção com a tecnologia mais recente do mercado. É importante destacar que ainda estamos em fase de desenvolvimento e os detalhes específicos de suas capacidades completas podem evoluir à medida que a tecnologia é refinada e padronizada" - Daniel Bastos, coordenador de Infraestrutura da DTec-Unifor

A nova tecnologia proporciona uma internet extremamente rápida, com velocidade quatro vezes maior do que a geração atual, Wi-Fi 6. Também permite que vários dispositivos se conectem ao roteador e com maior frequência, sem perder a qualidade da transmissão. Também é compatível com vídeos 8K em altíssima resolução e oferece maior segurança, com criptografia padrão WPA3.

O coordenador do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), Luiz Stephany Filho, destaca que a alta conectividade no campus vai favorecer projetos de IoT (internet das coisas), realidade virtual, telediagnóstico, cirurgias remotas, dentre outros. "Estamos animados com a possibilidade futura de ter o Wi-Fi 7 em nosso parque tecnológico. É muito importante que um ecossistema de inovação tenha acesso às tecnologias de fronteira para desenvolver inovação de impacto global", diz o professor.

A EXH Tecnologia, empresa parceira da Huawei no Brasil, é a responsável pela elaboração e implantação do projeto. Para Wellington Oliveira, diretor da EXH Tecnologia, é um orgulho de participar deste projeto tão inovador.

"Temos muito orgulho de ter sido escolhidos para participar de um projeto tão revolucionário, o primeiro da América Latina e entre os primeiros do mundo. Para a EXH, é uma satisfação não só fazer parte desse projeto, mas também por termos realizado uma implantação bem-sucedida, que atenderá com excelência às demandas da Universidade de Fortaleza" - Wellington Oliveira, diretor da EXH Tecnologia

A implantação do Wi-Fi 7 na Unifor também é vista com otimismo pela contribuição que será dada ao conhecimento nas mais diversas áreas, como destaca o Diretor Técnico da EXH, Daniel Gonçalves: "ao levar melhorias digitais para as instituições, ajudamos no desenvolvimento da região e do País. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo para a formação das novas gerações de profissionais, qualificados e aptos no uso das novas tecnologias."

Alguns Benefícios do Wi-Fi 7

• Alta performance de conexão: o Wi-Fi 7 tem velocidade quatro vezes maior que o Wi-Fi 6;
  • Operação Multi-Link: o Wi-Fi 7 utiliza a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), possibilitando que dispositivos se conectem com maior velocidade, estabilidade e baixa latência;
  • Segurança: o Wi-Fi 7 permite criptografia com padrão WPA3, enquanto  gerações anteriores utilizavam a versão WPA2.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.

A empresa possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.

Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a  mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo, por isso se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo.

A Huawei é uma das empresas parceiras do TEC Unifor, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza. A parceria consiste em treinamentos de pesquisadores e desenvolvimento de projetos inovadores de pesquisa.

No ano passado, o TEC Unifor recebeu recursos provenientes de edital da FINEP para Parques Tecnológicos, que impulsionam a colaboração com o setor empresarial para o surgimento de mais pesquisas com tecnologia de ponta, em benefício da sociedade.

TEC Unifor
Bloco M - Campus da Universidade de Fortaleza