Implante dentário: como funciona? Dentista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento
Ter um sorriso bonito e saudável é agradável para todos. A estética dentária muito influencia na autoestima das pessoas, independente de gênero ou idade. Entretanto, em muitos momentos da vida, podemos ter problemas com nossos dentes e gengiva. Entre essas alterações, podemos citar a cárie dentária, a doença periodontal (que atinge gengiva e osso), desgaste dentário e outras patologias bucais. Ao longo do tempo, essas alterações podem levar ao enfraquecimento ou até mesmo à perda de um ou mais dentes.
Com a evolução dos procedimentos odontológicos, diversas alternativas de tratamento são propostas para devolver saúde, melhora na mastigação e um belo sorriso ao paciente. Um desses procedimentos, bastante comentado nos dias de hoje, é o uso dos implantes dentários. Porém, de maneira geral, as pessoas ainda têm bastante dúvidas sobre o assunto.
Para entender mais a respeito, conversamos com o professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, Dr. Jorge Francisco Fiamengui Filho.
O que são implantes dentários?
“Os implantes dentários são dispositivos que são inseridos em contato com o osso e gengiva dos pacientes, que são utilizados para substituir a raiz de um dente perdido. Após um período de cicatrização, eles servem de estrutura de sustentação para próteses dentárias no local dos dentes perdidos”.
Em que situações o implante é indicado?
Antes da indicação dos implantes, outros tratamentos odontológicos são prioridade, com o objetivo de tentar manter e recuperar o dente original do paciente. Entre eles estão tratamentos periodontais, restaurações, tratamento de canal e prótese. Porém, em determinados casos, quando esses procedimentos não são mais viáveis, indicamos a extração do dente e a instalação do implante dentário".
Como funciona o tratamento?
"Existem diferentes técnicas para a realização do tratamento com implantes, desde tratamentos onde apenas um implante é instalado para substituir um dente perdido, ou até a reabilitação de toda a arcada dentária. Na consulta inicial, o paciente passa por uma avaliação clínica e podem ser solicitados exames laboratoriais e de imagem, como por exemplo um hemograma completo e uma tomografia computadorizada, respectivamente. Após esse processo, um planejamento para cada caso é realizado, buscando um maior nível de satisfação, tanto para recuperar as funções da mastigação e fonética, como para melhora estética.
Quanto custa fazer um implante dentário?
“Hoje, o tratamento de implantes está cada vez mais acessível. Com o aumento na quantidade de empresas que produzem os materiais e também mais profissionais realizando os procedimentos, de maneira geral, mais pessoas estão optando por esse tipo de tratamento. O valor final é definido pelo profissional, que avalia os materiais que serão utilizados, se haverá ou não a necessidade de realização de enxertos, tempo do tratamento e as particularidades de cada caso.
Quanto tempo dura o tratamento?
“O tempo de tratamento depende de cada caso. Em casos mais simples, pode durar em torno de 3 meses; e em casos mais complexos, onde haja a necessidade de realização de enxertos ósseos e/ou gengivais, em torno de 12 a 15 meses”.
É possível haver rejeição no implante dentário?
"Os implantes dentários são feitos de materiais biocompatíveis, sendo o titânio o mais utilizado. Esse material é bem aceito pelo organismo, e após a cicatrização, promove o que chamamos de osseointegração, que é a adesão do implante ao osso. Quando bem indicado e com as técnicas corretas de instalação, os implantes apresentam sucesso acima de 95% dos casos.
Em determinados casos, não há estrutura óssea para a instalação do implante de imediato. Assim, é necessário antes a reconstrução dessas estruturas (gengival e osso) que foram reabsorvidas para depois instalar os implantes. Cuidados extras devem ser tomados na indicação de implantes em pacientes que possuem problemas sérios de saúde e que utilizam rotineiramente medicações que possam influenciar no processo de cicatrização dos implantes”.
A Unifor realiza implante dentário?
“Atualmente, os procedimentos são realizados em alguns pacientes, como forma de complementação do tratamento e a critério do professor. O curso de Odontologia da Unifor está em processo de oferecer o tratamento com implantes dentários para mais pacientes. Dessa forma, mais pessoas serão contempladas com a possibilidade de reabilitação com os implantes e os alunos com mais experiência neste tipo de tratamento”.