qua, 5 março 2025 14:38
Abram alas para a melhor escola de Administração
Com um ecossistema que une estrutura de ponta e formação de excelência em Administração, a Unifor se alinha à educação contínua valorizada pelo mercado. Nos cursos da graduação à pós, os alunos encontram uma escola potente para administradores, com todas as ferramentas para desenvolver conhecimento na pesquisa e na prática profissional

Ana Loturco havia chegado há pouco tempo de São Paulo e se preparava para realizar o sonho de criar sua própria empresa quando conheceu a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz. Formada em Administração e atuante no mundo corporativo, foi convidada para ministrar um seminário no curso de MBA de Gestão de Pessoas. Foi então que viu na Unifor a oportunidade de um aprendizado contínuo.
É que a universidade mantém uma escola potente para administradores, com um ecossistema que une estrutura de ponta e formação de excelência da graduação à pós. Das trilhas de formação personalizadas às possibilidades de participação de projetos e pesquisas, há formações nos mais diferentes níveis para profissionais atualizados e alinhados às demandas de um mercado em constante evolução.
“No primeiro contato, em 2012, me encantou o campus, a estrutura e a diversidade na qual a Unifor atuava”, conta Ana Loturco, que na época estava empenhada em construir um networking no Ceará. Foi essa impressão que a levou, poucos anos depois, ao Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade.
A esta altura, ela já havia conseguido consolidar a Luarh Consultoria, empresa que criou para oferecer serviços de gestão estratégica e inspirar pessoas e organizações a alcançarem melhores resultados em suas áreas. E tinha o desejo de seguir pela docência.
“Iniciei o Mestrado Profissional em Administração movida pelo meu projeto de vida de um dia me dedicar exclusivamente à sala de aula”, conta Ana, que segue com a empresa e hoje atua também como coordenadora e docente dos cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior de São Paulo.
Uma experiência transformadora
Ana conta que construiu sua jornada profissional passo a passo, com muita determinação e um desejo constante de ampliar seu aprendizado. Criou a empresa enquanto ainda atuava como executiva pelo desejo de “estar do outro lado da mesa”. Não tinha muito conhecimento do mercado cearense, mas foi fazendo contatos e cuidando principalmente da qualidade do serviço que estava entregando aos clientes.
“A indicação de clientes foi fundamental neste processo”, conta. Agora, ela concilia as atividades da empresa com a docência. “A jornada empreendedora sempre é permeada por desafios constantes, mas a oportunidade de poder contribuir para negócios (que é o meu foco) vale qualquer esforço”, diz, animada.
“A Unifor teve imenso impacto [na minha carreira], não apenas como empreendedora e consultora, mas sim como profissional. Digo isso porque seja como consultora, como docente, como coordenadora, o mestrado me trouxe um imenso embasamento técnico e me revitalizou no tocante à busca de conhecimento” — Ana Loturco, egressa do MPA e proprietária da Luarh Consultoria
Na Unifor, Ana diz que viu muita qualidade dos docentes, com muita experiência de mercado. Um ponto alto, conta, foi a possibilidade de participar de uma missão internacional na Columbia University, em Nova York. Trata-se de um programa que possibilita aos alunos não apenas conhecer a estrutura fantástica da universidade, mas conhecer os profissionais e experiências em empresas e instituições relevantes na área.
Para ela, a Unifor lhe ajudou a desenvolver análise crítica e argumentação técnica, ampliou suas possibilidades acadêmicas, e despertou nela a inovação e a vontade de buscar conhecimento constantemente. “A vivência no mestrado me deu muito embasamento técnico e me aguçou a vivenciar a universidade. Meu momento atual é preparar os melhores profissionais para o mercado. E a Unifor faz parte disto”, declara.
Administração em modo "lifelong learning"
Nos cursos da graduação à pós, os alunos encontram na Unifor robusta escola para formar os administradores do futuro, com todas as ferramentas para desenvolver visão holística e conhecimento na pesquisa e no mercado.
Quem deseja ingressar na área pode optar pelo bacharelado em Administração, disponível nas modalidades presencial e educação a distância (EaD). Quem busca uma formação mais específica, pode também optar pelo bacharelado em Negócios ou graduações tecnólogas em áreas estratégicas, como Inteligência de Negócios, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Gestão Financeira.
Já é graduado? Você pode continuar aprimorando seus conhecimentos e habilidades na pós-graduação, seja por meio do Mestrado Profissional em Administração, do mestrado e doutorado acadêmico em Administração ou dos diversos MBAs voltados para liderança, estratégia e inovação.
“Esse ecossistema permite ao estudante desenvolver competências alinhadas às exigências do mercado em diferentes estágios da carreira e garantindo o que o mercado denomina de lifelong learning”, diz o coordenador do curso de Administração, Josimar Costa. Ele se refere à valorização da educação continuada, à filosofia de que se deve continuar aprendendo e se desenvolvendo em todas as fases.
Neste aspecto, uma das principais portas de entrada ao mundo da Administração é a graduação. Com um currículo dinâmico e atualizações periódicas para refletir as necessidades do mercado, a Unifor alia teoria e prática de forma estratégica.
“Adotamos metodologias ativas de aprendizagem, como estudos de caso, PBL (Problem-Based Learning) e Design Thinking. O currículo é focado no desenvolvimento de competências críticas para a liderança e a tomada de decisão em ambientes complexos e dinâmicos. Além disso, oferecemos trilhas de formação personalizadas e disciplinas voltadas para temas emergentes, como inovação, ESG e transformação digital”, explica Josimar.
Estrutura e ferramentas para formar líderes
A Unifor oferece laboratórios que simulam ambientes empresariais, como o Unifor Hub (hub de inovação), além dos recém-criados Laboratórios de Neurociência Aplicada à Gestão e do Laboratório de Sucessão e Governança. “Nossos estudantes participam de projetos práticos como os desenvolvidos no EGES (Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade), onde aplicam seus conhecimentos em consultorias reais para empresas e outras organizações”, ressalta Josimar.
Na prática, o EGES funciona como um ambiente de prática real para os estudantes aplicarem as teorias aprendidas em sala. A partir deste semestre, seu escopo de atuação está sendo ampliado em projetos de consultoria empresarial e social, desenvolvendo planos de negócios, diagnósticos organizacionais e estratégias de marketing.
Isso permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado, como trabalho em equipe, comunicação, liderança e pensamento crítico. Além disso, o escritório fortalece o networking com empresas parceiras e amplia a empregabilidade dos estudantes.
De maneira geral, as parcerias com grandes empresas regionais e nacionais também permitem a realização de estágios, a busca de soluções para desafios empresariais e programas de mentoria, garantindo uma formação alinhada às demandas do mercado.
“A Unifor proporciona uma experiência acadêmica completa e diferenciada, com foco em padrões globais de qualidade. Estamos na reta final do processo de acreditação da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), uma das mais prestigiadas certificações internacionais para escolas de negócios, e já somos membros dessa rede global de excelência. Isso reforça nosso compromisso com a educação de alto nível e a formação de líderes preparados” — Josimar Costa, coordenador do curso de Administração
Gestão e networking para atuar em diversos campos
O ambiente inovador da Unifor, aliado à sua forte infraestrutura e a um corpo docente altamente qualificado, garante uma formação alinhada às melhores práticas internacionais. Foi o ensino de excelência da universidade e o interesse por gestão e empreendedorismo que levaram o estudante Igor Montenegro para o bacharelado em Administração.
“Encontrei diversas disciplinas e assuntos que me maravilharam muito na Administração. No curso, encontrei professores excelentes que posso chamar de amigos e que me motivaram e serviram de inspiração para ser um melhor profissional” — Igor Montenegro, aluno do oitavo semestre de Administração
Durante a experiência, ele conta que se identificou muito com as disciplinas voltadas para gestão de vendas, marketing e finanças. “Cada uma delas contribui um pouco para minha formação”, complementa.
Igor trabalha na área de entretenimento há anos como produtor de eventos e músico profissional. Ele acredita que a graduação pode ajudá-lo a se desenvolver na área, atuando com negócios na cultura e realizando eventos.
“Acredito que as pessoas que você encontra na faculdade (a possibilidade de networking) são diferenciais que ajudam a construir uma base sólida de contatos para projetar novas parcerias”, afirma. Igor espera, após a graduação, seguir se especializando nas tantas possibilidades que a Unifor oferece na sua potente escola de Administração.
Soluções de formação completas em todos os níveis
A Unifor oferece soluções de formação completas em todos os níveis. A graduação, por exemplo, oferece formações mais gerais com a possibilidade de trilhas de formação personalizadas. Na pós-graduação stricto sensu — a pós-graduação voltada à pesquisa científica —, há uma ênfase acadêmica de formação e outra mais profissional.
“Esses cursos acabam se integrando em algum momento, seja por meio de projetos que agregam alunos de diferentes cursos, seja por meio de eventos organizados que contam com a participação de diferentes públicos: graduação e pós-graduação”, explica o coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA), Afonso Carneiro Lima.
Para ele, a cultura da Unifor em relação à produção científica é um diferencial importante. “Isso está presente no corpo de professores altamente qualificado para isso. E produção científica significa dizer conteúdo diferenciado, além de uma formação mais completa, rigorosa, do aluno. Essa formação faz toda a diferença, mesmo que o aluno não queira seguir uma carreira acadêmica”, afirma.
A Unifor oferece uma série de possibilidades para o aluno se engajar em projetos aplicados ou pesquisa científica, elementos essenciais para uma formação de alto nível. Além disso, há várias iniciativas para proporcionar experiência internacional e dupla titulação em instituições europeias.
“No caso do Mestrado Profissional em Administração que coordeno, há uma missão internacional para Nova Iorque, onde os alunos têm aula com professores da Universidade de Columbia e visitam empresas sediadas na cidade”, salienta.
Todas essas possibilidades contribuem para uma formação completa, atual e relevante dos alunos de administração, que contam com uma preparação de excelência para atuar e lidar com desafios inerentes à profissão.
Afonso explica que o MPA prepara os alunos não apenas trazendo conteúdo atual, baseado em pesquisa científica e aplicada de ponta, mas também promovendo a integração desse conteúdo nas atividades de gestão.
No curso, os alunos aprendem a aplicação de método científico para a solução de problemas em diversas áreas, a fazer curadoria e utilização de conhecimento relevante para liderar equipes, promover o empreendedorismo e implementar projetos com base na utilização de dados e informações, por exemplo. “Tudo isso promove a resiliência do aluno frente a desafios de alta complexidade”, afirma o professor.
“Nosso recurso mais valioso são os alunos. O engajamento deles ao longo do curso é fundamental para criarmos redes de colaboração. Por meio do Hub da Unifor, projetos de pesquisa são desenvolvidos tendo em mente a solução de problemas e a escalabilidade de soluções que possam virar negócios” — Afonso Carneiro Lima, coordenador do Mestrado Profissional em Administração
Conheça oportunidades e parcerias internacionais para alunos do MPA
- Missão internacional em Nova Iorque: Realizada anualmente, a missão leva os alunos para aula na Universidade de Columbia com professores dessa instituição, abordando temas como gestão de marcas, governança em empresas familiares, gestão de operações e liderança para a inovação.
Os professores apresentam conteúdo diferenciado e com exemplos e casos inovadores. Além disso, são previstas visitas a empresas sediadas na cidade. Ao longo dos anos, foram visitadas empresas como Viacom, Hallmark Media, Excel Sports, BrainPop, Uber, Bank of America, Citigroup dentre outras. A cada visita, muito aprendizado e networking. - Convênio com a Harvard Business School: Por meio de um convênio com o Instituto Porter, vinculado à Harvard Business School, o MPA oferece a disciplina Competitividade e Desenvolvimento Regional, estruturada a partir dos trabalhos do professor Michael Porter e que utiliza casos de ensino publicados pela instituição.
O programa integra uma rede de colaboração de pesquisadores, o que possibilita a participação de professores de outras instituições nos encontros realizados na Unifor, assim como a presença de docentes da Unifor em eventos externos. A ideia da disciplina é formar líderes preparados e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas empresariais e desenho de políticas públicas eficazes.
Conhecimento continuado para solucionar problemas complexos
Ana Luisa Merlotto concluiu a graduação em Administração na Unifor no final de 2018. No ano seguinte, iniciou um MBA em Neuromarketing e Tendências de Consumo, que finalizou no final de 2021. Atualmente, é aluna do Mestrado Acadêmico em Administração, com pesquisa na área de marketing e comportamento do consumidor. “A Unifor se tornou peça essencial na minha caminhada profissional e pessoal”, ela diz.
Os sonhos foram mudando conforme se aprofundava na Administração. Se no início Ana Luisa pensava em se desenvolver profissionalmente para seguir carreira em uma grande empresa, depois passou a se interessar bastante pela gestão de pequenas e médias empresas. “Esse novo olhar me fez repensar meu caminho profissional e, posteriormente, perceber que era realmente essa a direção que eu queria seguir”, conta.
Tanto na graduação quanto na especialização, as atividades práticas foram fundamentais para que a egressa vivenciasse ativamente as realidades e desafios do mercado. “Tivemos diversas oportunidades de visitas técnicas a grandes empresas do estado, como a Esmaltec e o Complexo do Pecém, o que auxiliou na integração entre teoria e prática, além de proporcionar uma visão mais ampla sobre rotinas e processos industriais e corporativos”, rememora.
Ela menciona o Projeto Bagagem como momento chave da graduação. Por meio dele, pôde conhecer e vivenciar a rotina de multinacionais de diversos setores em São Paulo, como McDonald's, Scania e Totvs. “Durante as visitas técnicas, trocamos experiências únicas de gestão com os líderes dessas empresas, o que foi extremamente enriquecedor”, declara.
Agora no Mestrado Acadêmico, Ana Luisa espera agregar ainda mais conhecimento à carreira, aprofundando sua pesquisa na área de marketing, comportamento do consumidor e experiência do cliente.
“A Unifor é uma instituição completa, que não apenas permite a continuidade dos estudos, mas também se compromete com o desenvolvimento profissional, ajudando no aprimoramento de habilidades como solução de problemas complexos, comunicação e liderança” — Ana Luisa Merlotto, egressa da graduação e aluna do Mestrado Acadêmico em Administração
Liderança, pesquisa e formação científica
A Unifor desponta como uma verdadeira escola de negócios. Os cursos de especialização da pós-graduação lato sensu, por exemplo, aprofundam a experiência formativa da graduação, habilitando os alunos com ferramentas atualizadas e valiosas para o mercado de trabalho.
Já a formação no mestrado e doutorado capacita para a liderança, a pesquisa e formação científica, no âmbito da formação stricto sensu. “Os cursos de mestrado e doutorado em administração são formações completas, que habilitam os egressos para liderarem transformações na sociedade e no mercado de trabalho, por meio do impacto científico e social que as pesquisas podem proporcionar”, explica Marina Figueiredo, coordenadora dos cursos de mestrado e doutorado acadêmico em Administração.
A docente afirma que, atualmente, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado não são apenas trabalhos de conclusão de curso com abrangência local. “Cada vez mais, as pesquisas envolvidas na elaboração desses trabalhos vão gerar produtos técnico-tecnológicos, como instrumentos de gestão, modelos gerenciais e relatórios técnicos e artigos científicos de visibilidade mais ampla, inclusive internacional”, aponta.
Nesta perspectiva, os cursos de mestrado e doutorado recebem alunos que desejam contribuir com o aprimoramento da gestão, tanto no setor privado como em empresas públicas. “A maioria dos nossos alunos alcança posições profissionais destacadas e aumento salarial após a conclusão das suas formações”, acrescenta Marina.
Segundo ela, a estratégia de produção científica do PPGA, para discentes e docentes, está cada vez mais voltada para o aumento do impacto. “Estamos publicando com mais qualidade, em periódicos mais relevantes para a comunidade acadêmica internacional”, sinaliza. Um exemplo disso é um artigo publicado pelos professores Afonso Lima e Fernando Viana, em co-autoria com o autor internacional Mike Peng, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
A professora ressalta que os convênios e parcerias do mestrado e doutorado com instituições internacionais são diferenciais para o corpo discente. O PPGA conta, por exemplo, com a parceria com o Instituto de Inovação de Deggendorf, na Alemanha, para o Programa de Dupla Titulação no nível de mestrado.
“Nesse programa, os alunos fazem um intercâmbio de seis meses, apresentam suas dissertações nos dois países, Brasil e Alemanha, e passam a ter um diploma válido no Brasil, na Alemanha e, por extensão, em toda a União Europeia”, informa.
Para o doutorado, o PPGA oferece a oportunidade da bolsa sanduíche, por meio da qual os alunos recebem financiamento para custear suas estadias em diferentes países, a sua escolha. Para concorrer, os alunos precisam da carta de aceite de um orientador no exterior, que pode ser obtida com o auxílio dos professores e orientadores do PPGA, que têm contatos e parcerias de pesquisa internacionais.
“O corpo docente do PPGA é composto por professores experientes, muito influentes na academia brasileira em administração e que se projetam, cada vez mais, para o cenário internacional. A importância das pesquisas e parcerias internacionais dos professores do PPGA é fundamental para a escola de negócios, uma vez que toda business school é, propriamente, um ambiente internacional, que atrai alunos do mundo todo e pode abrigar professores estrangeiros como docentes permanentes ou visitantes” — Marina Figueiredo, coordenadora dos cursos de mestrado e doutorado acadêmico em Administração
Uma formação completa é fundamental para o mercado de trabalho na área de Administração, exigente e competitivo. Nesta perspectiva, a Unifor oferece todas as oportunidades para garantir conhecimento e experiência nos mais diversos níveis.