Entrevista Nota 10 | Lara Machado e a formação pioneira em design estratégico e inovação no Ceará

seg, 3 fevereiro 2025 14:42

Entrevista Nota 10 | Lara Machado e a formação pioneira em design estratégico e inovação no Ceará

Curadora da Especialização em Design Estratégico e Inovação fala sobre o novo curso da Unifor, assim como o panorama e as perspectivas de mercado na área


Mestra em Curadoria de Design Contemporâneo e pós-graduada em Gestão da Inovação Social, Lara elaborou a matriz curricular do novo curso da Pós-Unifor (Foto: Acervo da Boston Consulting Group)
Mestra em Curadoria de Design Contemporâneo e pós-graduada em Gestão da Inovação Social, Lara elaborou a matriz curricular do novo curso da Pós-Unifor (Foto: Acervo da Boston Consulting Group)

Para além da estética, o design se mostra como uma poderosa ferramenta de transformação ao conectar criatividade, inovação e funcionalidade na hora de resolver problemas e melhorar a vida das pessoas. No mundo corporativo, essa abordagem passa por uma adaptação às necessidades específicas do contexto e se apresenta como design estratégico.

Segundo a designer e mestra em Curadoria de Design Contemporâneo Lara Machado, esse conceito utiliza metodologias do design para resolver problemas de negócios e impulsionar a inovação de forma integrada com os objetivos estratégicos de uma organização.

“Ele busca identificar problemas relevantes para uma empresa, considerando fatores como experiência da pessoa usuária, posicionamento de mercado e viabilidade financeira. O design estratégico está super presente no cotidiano das empresas e instituições, focando na resolução de problemas por meio de empatia e criatividade”, explica.

Atenta às novidades da área, Lara lançou mão de sua experiência para desenvolver a nova Especialização em Design Estratégico e Inovação da Universidade de Fortaleza, da qual também é docente e curadora. Pioneira no Ceará, a formação conta com professores renomados de todo o Brasil e reforça o investimento da Unifor em sua Escola de Design, que vai da graduação à pós.

O curso aprofunda o pensamento criativo do design aplicado ao uso de ferramentas e metodologias voltadas à solução de problemas complexos ou à inserção de processos, sistemas, modelos e produtos diferenciados, criando uma vantagem competitiva e até uma revolução no mercado.

Graduada em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com mestrado pela Kingston University — onde estudou sobre liderança feminina e programação de eventos —, Lara é pós-graduada em Gestão da Inovação Social pelo Instituto Amani. Acumula experiência em pesquisa, consultoria e facilitação de processos estratégicos e criativos e criação de produtos, serviços e workshops utilizando metodologias centradas no ser humano.

Ela criou uma linha de produtos feministas à venda no Vagina Museum, em Londres, onde a coleção arrecadou quase 2.000 libras e foi destaque em reportagens no Brasil. Já atuou em projetos com a Boston Consulting Group, o Ministério da Saúde do Brasil, a Lenovo China, O Futuro das Coisas, entre outros.

Na Entrevista Nota 10 desta semana, Lara fala sobre a nova Especialização em Design Estratégico e Inovação da Unifor, assim como o panorama e as perspectivas de mercado na área.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — O que é o design estratégico e como ele se conecta com a inovação? De que maneira esse campo de conhecimento atua no cotidiano, principalmente ao alinhar as metas organizacionais com a criatividade?

Lara Machado — Design estratégico é uma abordagem que utiliza as metodologias do design para resolver problemas de negócios e impulsionar inovação de forma integrada com os objetivos estratégicos de uma organização. Ele busca identificar problemas relevantes para uma empresa, considerando fatores como experiência da pessoa usuária, posicionamento de mercado e viabilidade financeira. Ele está super presente no cotidiano das empresas e instituições, focando na resolução de problemas por meio de empatia e criatividade.

Entrevista Nota 10 — O design estratégico é parte fundamental na gestão de diversas organizações, tendo ganhado espaço e reconhecimento por sua eficiência ao promover melhorias nos processos. O mercado no Brasil e no mundo tem expandido as oportunidades para os profissionais que se especializam nesse ramo? Quais são as áreas que estão mais aquecidas hoje?

Lara Machado — Sim, pois o mercado tem buscado cada vez mais profissionais com um olhar crítico e que atue alinhado às estratégias do negócio. Várias áreas podem precisar desses profissionais, como EdTechs, fintechs, empresas de tecnologia, consultorias, startups em geral etc. Vários setores podem se beneficiar de um profissional que saiba compreender necessidades dos consumidores, tendências do mercado e, ao mesmo tempo, ter habilidades multidisciplinares, capacidade de co-criação e resolução de problemas.

Entrevista Nota 10 — Que dicas você daria para quem busca adentrar o mercado de design estratégico e inovação? Quais habilidades são essenciais para os profissionais dessa área se destacarem no mercado de trabalho? 

Lara Machado — Buscar qualificação e experiência na prática. Soft skills, conhecimento de metodologias, habilidades de facilitação e empatia são essenciais.

Entrevista Nota 10 — A Unifor investe no design desde a graduação e conta agora com a Especialização em Design Estratégico e Inovação. Qual a importância da pesquisa e do pensamento acadêmico para a evolução desta área e o desenvolvimento de inovações? Como isso influencia a formação profissional?

Lara Machado — Desde 2019, Fortaleza é Cidade Criativa do Design, integrando a Rede Cidades Criativas da Unesco. É essencial para a área e para a cidade ter formações contínuas para que os designers que estão se formando possam continuar seu desenvolvimento. Isso influencia muito o nível de conhecimento e maturidade do profissional e, consequentemente, do setor como um todo.

Entrevista Nota 10 — Você foi responsável pela criação e curadoria da Especialização em Design Estratégico e Inovação da Pós-Unifor. Como foi o processo de desenho dessa formação? O que você trouxe como novidade e que se conecta com as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho? 

Lara Machado — Tudo começou com um convite super gentil do Mateus Lins, atual coordenador do curso. Foi um processo muito gratificante, que envolveu muita pesquisa e vivência de mercado. Além disso, pude me conectar com diversos profissionais inspiradores que toparam o desafio de serem professores e contribuíram também para a criação da matriz do curso. A própria formação é uma novidade, não existindo nenhuma do tipo no Ceará. Além disso, para mim foi super importante trazer professores tanto do mercado quanto da academia, então temos desde especialistas com anos de experiência no mercado até pós-doutores e empreendedores.

Entrevista Nota 10 — Quais são os diferenciais do novo curso de Especialização em Design Estratégico e Inovação, especialmente comparado às formações que já existem hoje em outras instituições? Por que fazer na Pós-Unifor? 

Lara Machado — A matriz do curso está alinhada com as necessidades e o fazer contemporâneo do design, falando de assuntos como IA, sustentabilidade e decolonialidade. Além disso, é um curso remoto, que permite a troca com alunos e professores de diversas partes do Brasil, aproveitando toda a excelente infraestrutura da Unifor.