Semana da Enfermagem Unifor: Programação destaca trabalho de profissionais na pandemia
Evento organizado pela graduação em Enfermagem busca proporcionar troca de experiências entre alunos, professores e profissionais. Confira a lista completa de atividades.
Nos dias 12, 13 e 14 de maio, o curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá uma série de atividades em alusão à Semana da Enfermagem. O tema geral do evento será “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, fazendo referência à pandemia de Covid-19. A programação ocorrerá inteiramente online e de forma gratuita. Ouvintes podem se inscrever clicando aqui.
O principal objetivo dos encontros virtuais é, por meio de atividades científicas, integrar alunos, professores e enfermeiros para a troca de experiências e novos saberes. Dentre os convidados, estão representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), profissionais da área da saúde, egressos da Unifor, professores e alunos concludentes.
A Semana da Enfermagem celebra datas tradicionalmente atribuídas aos profissionais do ramo – 12 de maio (Dia do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem) – e geralmente ocorre no período de tempo entre as duas. “Estas datas foram definidas em reconhecimento ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil”, contextualiza a coordenadora do curso, professora Karoline Araújo.
Confira a programação completa abaixo.
Serviço
Semana da Enfermagem Unifor
Quando: 12, 13 e 14 de Maio de 2021
Onde: Google Meet
Público-alvo: Alunos, Professores e Profissionais de Enfermagem
Programação – Semana da Enfermagem Unifor
12 de maio (quarta-feira)
Palestras acadêmicas
Início: 16h
“O trabalho em Enfermagem no contexto de crise: contribuições do Conselho Federal de Enfermagem”
Convidado: Dr. Gilney Guerra de Medeiros
Professor, servidor público da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, enfermeiro especialista em Terapia Intensiva, Gestão Pública e Auditoria Suplementar. Mestre em Gestão Econômica de Finanças Públicas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal na gestão 2015-2017, atualmente Primeiro Tesoureiro no Conselho Federal de Enfermagem e Docente do Centro Universitário do Planalto Central (UNICEPLAC) e Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA)
“O trabalho em Enfermagem no contexto de crise: contribuições do Conselho Regional de Enfermagem”
Convidada: Dra. Natana Pacheco
Enfermeira obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Servidora pública da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Sobral-CE. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN-CE).
“A humanização do cuidado de enfermagem no contexto de crise: correio do amor
Convidada: Dra. Kilvia Pinheiro de Freitas
Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda na área de Tecnologia e Inovação de Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Enfermagem Cardiovascular e em Obstetrícia pela UECE. Especialista em Segurança do Paciente pela Fiocruz e especialista em Saúde Mental pela Unyleya.
13 de maio (quinta-feira)
Palestras acadêmicas
Início: 16h
“Papel do enfermeiro em assessoria de serviços de gestão pública”
Convidada: Profª. Drª. Aline Rodrigues Feitoza
Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Forense. Docente da graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE/Unifor). Assessora Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais do município de Fortaleza-Ce.
“Consultório de Enfermagem e as oportunidades para o Enfermeiro empreendedor
Convidada: Dra. Thais Ulian
Graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMG). Especialista em Saúde Pública e Obstetrícia. Empreendedora e empresária, idealizadora do Consultório de Enfermagem Previnna. Fundadora do Instituto do Enfermeiro Autônomo. Lançou o primeiro curso no Brasil sobre abertura de consultório de Enfermagem.
14 de maio (sexta-feira)
Mesa Redonda
Tema: “Experiências exitosas no front stage pandêmico”
Início: 16h
Convidadas:
- Dra. Gabriela Nogueira de Castilho
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Pós-graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Unifor. Residente do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Urgência e Emergência do Hospital Sírio – Libanês.
- Maria Izamir Ferreira Monteiro
Interna de enfermagem da Universidade de Fortaleza – Internato Hospitalar.
- Camila dos Santos Menezes
Interna de enfermagem da Universidade de Fortaleza – Internato em Saúde Coletiva.