Curso de Cinema da Unifor realizará exibição do filme “A Barca” seguida de debate com equipe
O evento acontece no âmbito do Cine Experiência LAB, seguido de debate com o diretor, a diretora de arte e a montadora do filme.
Para aproximar os estudantes da produção brasileira contemporânea de curtas-metragens, o Cine Experiência LAB, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, realiza um encontro virtual no dia 3 de maio, segunda-feira, às 19h. O evento é gratuito e aberto ao público.
No encontro acontecerá a exibição do filme "A Barca", com transmissão feita pela TV Unifor (YouTube da TV Unifor e 181 da Net), seguida de debate com o diretor e roteirista Nilton Resende, a diretora de arte Nina Magalhães e a montadora Lis Paim, também professora e coordenadora do Cine Experiência LAB.
O filme é baseado no conto da escritora Lygia Fagundes Telles e multipremiado, um dos curtas brasileiros com mais participações em festivais nos últimos tempos, incluindo a recente indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
"Por meio do filme, me reconectei com o prazer da criação na montagem naquele ano de 2019, fato que até hoje reverbera em mim e no que tenho feito como artista até então. A parceria com Nilton nessa construção foi muito importante. Selamos ali, de uma maneira muito amorosa, essa relação tão polêmica entre diretor e montadora. Aprendemos muito juntos e sinto que fizemos um filme do qual nos orgulhamos e onde omos felizes, um filme que tem chegado em seu público. E nisso está o sentido de tudo." afirma a professora Lis Paim (foto).
Lis Paim Duarte, professora do curso de Cinema da Unifor e
responsável pela montagem do curta-metragem "A Barca"
Sinopse
Na noite de Natal, duas mulheres dialogam dentro de uma barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia. Baseado no conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles.
PRÊMIOS
Melhor Roteiro Adaptado / VI FBCI – Festival Brasil de Cinema Internacional; Melhor Ficção /FestCurtas Fundaj 2020; Melhor Fotografia / CineFest Gato Preto; Melhor Atriz Coadjuvante (Wanderlândia Melo) / Festival de Cinema de Muriaé; Melhor Filme Nacional / Festival de Cinema de Muriaé; Melhor Direção / Primeiro Plano — Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades; Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial / Rio Fantastik Festival 2020 — Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro; Melhor Diretor de Curta-Metragem pelo Júri Oficial / Rio Fantastik Festival 2020; Melhor Curta-Metragem pelo Júri ACCRJ (Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) / Rio Fantastik Festival 2020; Melhor Diretor de Curta-Metragem pelo Júri ACCRJ (Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) / Rio Fantastik Festival 2020; Melhor Curta Internacional / Holidays 365 International Film Festival/Orange, Califórnia, EUA; Melhor Fotografia / Holidays 365 International Film Festival/Orange, Califórnia, EUA; Melhor Atriz (Ane Oliva) / Holidays 365 International Film Festival/Orange, Califórnia, EUA; Melhor Pôster pelo Júri Popular / Festival Curta Brasília; Melhor Direção / 13º Curta Canoa – Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada (Ceará); Melhor Curta de Ficção / Seridó Cine; Melhor Curta-metragem Mostra Competitiva Nordeste / III Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste; Melhor Atriz (Wanderlândia Melo) / 8º Mostra de Cinema de Iguatu; Melhor Direção / RIMA - Rio de Janeiro International Monthly Awards; Melhor Fotografia / RIMA - Rio de Janeiro International Monthly Awards; Melhor Atriz Coadjuvante (Wanderlândia Melo) / RIMA - Rio de Janeiro International Monthly Awards Melhor Curta Nacional / FANTASPOA.
A professora ainda acrescenta a importância do debate sobre o filme para cineastas que estão em formação: "Trazer uma equipe de um filme de curta-metragem, feito num contexto e realidade de produção muito próximos ao que produzimos aqui, sempre acrescenta muito para a formação dos estudantes. "A Barca'' é um curta rodado com uma equipe pequena, com pouco dinheiro, numa cidade como Maceió, onde as dificuldades de se produzir são muito mais determinantes do que no Ceará. Ainda assim, o filme fez uma das trajetórias mais prolíficas em festivais da última safra do cinema independente brasileiro, além de ser um filme de estréia de um diretor. Para cineastas que estão em formação, poderem conversar sobre o processo criativo de um filme desenvolvido em um contexto muito semelhante ao que eles encontrarão em seus primeiros filmes, é muito rico, instrutivo e inspirador." finaliza Lis.
O diretor alagoano Nilton Resende (Foto: Josué Seixas)
Cine Experiência Lab
O Cine Experiência LAB integra o Programa Cine Experiência do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e tem como objetivo o desenvolvimento de curtas-metragens de ficção, a partir de uma visão integradora e colaborativa dos processos de roteiro, produção, direção e pós-produção, e de dinâmicas de criação coletiva e instâncias de trocas com profissionais atuantes no cenário audiovisual brasileiro. Composto por um circuito imersivo de quatro (4) semestres, este se inicia com a disciplina de “Roteiro II”, quando os estudantes começam a construção das histórias. O percurso se estende em seguida pelas disciplinas Cine Experiência V (Desenvolvimento de projetos), Cine Experiência VI (Realização), e Cine Experiência VII (Montagem e Pós-produção).
Serviço
Cine Experiência LAB
Exibição do filme "A Barca" e debate com a equipe
Data: 3 de maio de 2021 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: TV Unifor (YouTube da TV Unifor e 181 da Net) e sala do Google Meet