sex, 29 novembro 2024 17:45
Metodologia interdisciplinar é destaque do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor
Currículo da graduação é estruturado em quatro eixos temáticos: teoria, história e projeto; comunicação, expressão e representação; tecnologias construtivas e ateliê de projetos
Desde as monumentais pirâmides do Egito até os arranha-céus contemporâneos, a arquitetura tem acompanhado e moldado a história da humanidade. Hoje, os desafios sociais, ambientais e tecnológicos exigem profissionais que saibam unir criatividade e técnica para transformar o mundo à sua volta.
É nesse cenário de constante evolução que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se posiciona como referência nacional na formação de arquitetos preparados para criar soluções inovadoras e sustentáveis.
+Formamos quem projeta o futuro das cidades
Currículo diferenciado
Infraestrutura moderna, um corpo docente de excelência e uma organização didático-pedagógica diferenciada compõem os pilares do curso. Entretanto, o grande destaque é o currículo por competências, que integra conhecimentos, habilidades e atitudes, conectando teoria e prática de maneira eficiente.
Segundo a professora Camila Bandeira, coordenadora do curso, a graduação é estruturada em quatro eixos temáticos: Teoria, História e Projeto; Comunicação, Expressão e Representação; Tecnologias Construtivas e Ateliê de Projetos.
Ela explica que, na disciplina de Ateliê de Projetos, um dos diferenciais é a carga horária compartilhada, onde professores de diferentes áreas trabalham juntos para oferecer orientações integradas.
Na Unifor, essa metodologia integrada acontece até o oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo (Foto: Divulgação)
"Em algum momento, o olhar de orientação é duplo. Temos o professor com foco em representação do projeto, outro com olhar mais voltado à teoria, e ainda aquele que foca na parte tecnológica e construtiva", pontua a coordenadora.
As aulas conjuntas são planejadas e, normalmente, voltadas para atividades teóricas integradas ou para a orientação de projetos, proporcionando um processo colaborativo e multidisciplinar entre docentes e alunos.
Estrutura de ponta
Além do currículo diferenciado, a infraestrutura é um dos alicerces da excelência do curso. Os Laboratórios de Instalações Prediais e de Conforto Ambiental, por exemplo, permitem que os estudantes coloquem em prática os conceitos aprendidos em sala.
Outro destaque é o Núcleo de Extensão e Práticas (NEP), onde alunos participam de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, tanto da Universidade quanto de instituições públicas e privadas. Essa experiência amplia o impacto social do curso e conecta os alunos à realidade do mercado.
Interdisciplinaridade é a chave
O curso promove uma formação sólida, integrando áreas humanistas, científicas e tecnológicas. Os alunos aprendem a interpretar e traduzir demandas sociais, culturais e estéticas em projetos que valorizam o patrimônio histórico, respeitam o meio ambiente e utilizam recursos de forma sustentável.
+O que faz um arquiteto e urbanista? Conheça as possibilidades de atuação
Desde o início, a metodologia ativa de Aprendizagem por Projetos estimula trabalhos práticos e visitas técnicas a obras e áreas de projeto, em Fortaleza, no interior do Ceará e em outras cidades brasileiras. Esse contato direto com o campo de atuação proporciona uma visão ampla e crítica da profissão.
Para facilitar a inserção no mercado de trabalho, os alunos contam com estágios obrigatórios e não obrigatórios, e disciplinas voltadas para a resolução de problemas reais. Os estudantes são capacitados para elaborar orçamentos, gerenciar obras e projetar mobiliário, além de oferecer assistência e assessoria em diversas áreas, consolidando uma formação completa e versátil.
Estude Arquitetura e Urbanismo na Melhor!
Quer fazer parte dessa história? O processo seletivo para o semestre 2025.1 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação.