Unifor convida alunos para participar do maior hackathon de inovação do Nordeste

seg, 27 outubro 2025 10:44

Unifor convida alunos para participar do maior hackathon de inovação do Nordeste

Parceria com o Expolog Hack 2025 coloca estudantes no centro da transformação tecnológica e logística do país
 


Os alunos interessados têm até o dia 13 de novembro para se inscrever gratuitamente no hackathon (Foto: Divulgação)
Os alunos interessados têm até o dia 13 de novembro para se inscrever gratuitamente no hackathon (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, firmou parceria com o Expolog Hack 2025, o maior hackathon de inovação e tecnologia portuária do Norte e Nordeste, que ocorre entre 14 e 27 de novembro, dentro da programação da EXPOLOG: Feira Internacional de Logística. O evento, que desafia estudantes a criarem soluções reais para os portos da região, promete ser uma imersão em inteligência artificial, automação, sustentabilidade e inovação aplicada.

“Em edições anteriores, nossos alunos participavam como visitantes do evento. Agora, eles assumem o papel de protagonistas, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro dos portos e da logística”, destaca Mônica Luz, coordenadora do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX) da Unifor.

Nesta edição, o hackathon reúne alunos dos cursos de Comércio Exterior, Logística, Administração, Engenharias, Tecnologia, Sustentabilidade e Comunicação. A iniciativa reforça o compromisso da Unifor em formar profissionais preparados para transformar conhecimento em soluções inovadoras e de impacto real na sociedade.

Hackathon que conecta universidade e mercado

Promovido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), o ExpologHack 2025 integra o desafio oficial Porto Hack Nordeste, que neste ano foca em universitários e jovens talentos interessados em aplicar a tecnologia para solucionar gargalos reais do setor portuário.

A competição é dividida em duas etapas: Hackathon online, de 14 a 23 de novembro, com mentorias e desenvolvimento dos projetos, e a final presencial, no Centro de Eventos do Ceará, em 27 de novembro, dentro da EXPOLOG.

Estudantes de todo o Brasil podem participar e os finalistas terão a chance de apresentar suas soluções para grandes empresas, especialistas e representantes do setor portuário.

Desafios inovadores e foco em IA generativa

Com o tema “Transforme seu conhecimento em inovação real”, o Expolog Hack desafia os participantes a desenvolverem projetos que usem Agentes de Inteligência Artificial para otimizar processos logísticos, aumentar a eficiência portuária e propor soluções sustentáveis.

As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes de graduação, cursos tecnológicos e pós-graduação. Os grupos podem ser formados por 3 a 5 integrantes, e não é necessário ter experiência prévia.

Os participantes contarão com mentoria de especialistas do setor, networking com profissionais de referência e a chance de construir um portfólio digital reconhecido por empresas da EXPOLOG e pelo Instituto AmiGU.

Premiação e destaque para a diversidade

O hackathon vai premiar as equipes vencedoras com uma premiação total de R$ 20 mil, distribuída entre os finalistas. Além disso, 50% das vagas são destinadas a mulheres, tanto nas equipes quanto nas bancas de mentoria e julgamento, reforçando o compromisso do evento com a diversidade e a inclusão no setor de tecnologia e logística.

Outro diferencial é o envolvimento de mentores 40+, profissionais com ampla vivência no setor que atuam como guias para as novas gerações.

Serviço 

Expolog Hack 2025

Datas: 14 a 27 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: das 9h às 20h
Inscrições: clique aqui!

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.