angle-left Ritmos do Norte e Nordeste são homenageados em concerto nesta segunda (15)

Ritmos do Norte e Nordeste são homenageados em concerto nesta segunda (15)

Apresentação acontece nesta-segunda (15 de julho) e homenageia músicas e compositores do Norte e Nordeste do Brasil (Foto: Ares Soares/Unifor)
Apresentação acontece nesta-segunda (15 de julho) e homenageia músicas e compositores do Norte e Nordeste do Brasil (Foto: Ares Soares/Unifor)

Maracatu, carimbo, forró e frevo irão se misturar no palco do Teatro Celina Queiroz (Unifor) nesta segunda-feira (15), a partir das 20h, em um concerto que homenageia as músicas e compositores do Norte e do Nordeste do Brasil. A apresentação faz parte da programação do XXI Festival Eleazar de Carvalho. Na mesma noite, sobe também ao palco o Coral do Festival. A entrada é gratuita.

A apresentação faz um passeio musical pelos ritmos do Norte e Nordeste e homenageia ainda compositores como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Waldemar Henrique e Clóvis Pereira.

“Todos os compositores ou temas musicais têm ligação com o Norte e Nordeste. O público vai conferir um encontro de vários estilos, abrangendo não só a música popular, mas também os compositores que buscaram as suas raízes para compor dentro do estilo erudito”, explica o músico e professor Domingos Elias.

O concerto vai ainda ser acompanhado pela narração da etnomusicóloga Marília Santos, que, antes de cada apresentação, vai explicar ao público um pouco sobre o ritmo, sua origem e características. Cerca de 30 músicos se revezarão no palco em diferentes formações, como quartetos, quintetos e grupos de percussão.

XXI Festival Eleazar de Carvalho

O XXI Festival Eleazar de Carvalho foi aberto no último dia 30 de junho e segue com programação diária até o próximo dia 21 de julho. Os concertos de música clássica são gratuitos e acontecem à noite, sempre às 20h, no Teatro Celina Queiroz. A entrada é gratuita.

O evento é uma parceria entre a Fundação Eleazar de Carvalho e a Fundação Edson Queiroz. Nesta edição, o Festival recebe aproximadamente 300 jovens músicos, que durante três semanas ficam imersos em aulas diárias com professores de renome nacional e internacional. Os cursos incluem regência coral, regência orquestral, instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto e piano.