ter, 28 outubro 2025 10:56
Unifor divulga inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025.2
As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 30 de outubro. O resultado será divulgado no dia 4 de novembro

Com o objetivo de divulgar as vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, enfatiza a abertura das inscrições referentes ao semestre 2025/2. O período segue até quinta-feira, 30 de outubro, com resultado a ser divulgado em 4 de novembro.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal. As vagas remanescentes do Fies correspondem às possibilidades de financiamento que permaneceram disponíveis após as fases regulares de seleção do programa.
O prazo para complementação da inscrição será entre os dias 5 e 6 de novembro. Os estudantes pré-selecionados deverão validar as informações declaradas no ato da inscrição, por meio da entrega da documentação exigida.
A chamada da lista de espera ocorrerá de 13 a 28 de novembro. Os candidatos terão até dois dias úteis após a divulgação da pré-seleção na lista de espera para também validarem as informações declaradas no ato da inscrição, por meio da entrega da documentação exigida.
De acordo com o Edital nº 21, de 9 de outubro de 2025, poderá se inscrever no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies 2025/2 o candidato que, cumulativamente, atender às seguintes condições.
I - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista neste Edital; tenha obtido média aritmética nas cinco provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero); e não tenha participado do referido exame como “treineiro”;
II - possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos; e
III - possua, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao segundo semestre de 2025 no curso/turno/local de oferta/IES para o qual se inscrever.
Fies Social
Nova versão do programa, o Fies Social garante 50% das vagas remanescentes aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para os autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, serão destinadas vagas em percentual proporcional à população do Ceará. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 8,7 milhões de habitantes.
Os candidatos pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais. A identificação será feita automaticamente pelo sistema Fies Seleção, com base nos dados do CadÚnico, fornecidos ao Ministério da Educação (MEC) pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Criado em julho de 2001, o Fies é uma iniciativa do MEC que oferece financiamento a alunos de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que participam do programa e apresentam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Estude na Unifor!
Ao longo de seus 52 anos de história, a Unifor consolidou-se como a maior instituição privada de ensino superior do Ceará, a melhor das regiões Norte e Nordeste e a 6ª melhor do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo.
Com um campus de mais de 720 mil metros quadrados, a Unifor tem a infraestrutura como um de seus principais diferenciais. A instituição oferece um ambiente de aprendizado completo e inovador, destacando-se por diversos aspectos em relação aos concorrentes:
Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI): oferece aprendizado prático aos estudantes e contribui para o atendimento à comunidade em diversas especialidades da saúde.
Laboratórios de ponta: com equipamentos de última geração, permitem práticas avançadas nas áreas de comunicação, gestão, saúde, direito e tecnologia/engenharias.
Biblioteca especializada: com acervo vasto e constantemente atualizado, físico e digital, oferece suporte indispensável à pesquisa acadêmica e científica.
Unifor Hub: espaço voltado à inovação e à conexão com o mercado, que estimula a interação entre alunos, professores, pesquisadores e empresas.
Complexo esportivo: com infraestrutura completa para a prática de esportes e promoção da qualidade de vida, conta com piscina, ginásio, quadras, pista de atletismo e academia.
Complexo veterinário: oferece aulas práticas aos estudantes de Medicina Veterinária e presta serviços à comunidade.
Intercâmbio internacional: por meio de convênios com mais de 140 universidades estrangeiras, viabiliza o intercâmbio para professores e alunos.
Espaço Cultural Unifor: com exposições permanentes e itinerantes de artistas nacionais e internacionais, contribui para o aprendizado dos alunos.
Teatro Celina Queiroz: um dos principais espaços culturais do Ceará, com programação artística e cultural diversificada.
Serviço
Inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025.2
Período: até 30 de outubro
Inscreva-se já!
Resultado: 4 de novembro
Mais informações: Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA) – (85) 3477-3000 ou (85) 99246-6625 (WhatsApp)
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza, dessa forma, fortalece a formação criativa e prática dos alunos, promove o diálogo entre academia e mercado e valoriza a cultura e os ecossistemas criativos locais. A iniciativa também reforça o compromisso institucional com uma educação inovadora, conectada ao desenvolvimento sustentável e às demandas do setor produtivo e cultural.