De que forma o estágio pode contribuir para a sua formação profissional?
Durante sua jornada acadêmica, o aluno pode entrar em contato e conhecer o mercado de trabalho da sua área de atuação por meio do estágio. O estágio se caracteriza como uma atividade prática de aprendizado, na qual o estudante é supervisionado por um profissional da empresa concedente daquela oportunidade.
Vale destacar que, de acordo com a Lei do Estágio (Lei 11.788), essa vivência não gera vínculo empregatício entre o aluno e a empresa. Além disso, a atividade conta com um termo de compromisso, firmado entre estagiário, empresa e instituição de ensino.
Entenda como essa experiência pode contribuir para a sua formação acadêmica e profissional!
Quais benefícios o estágio proporciona ao aluno?
Valorização do currículo
Apesar de não ser considerada como um trabalho, a atividade de estágio é uma vivência de aprendizado prático, na qual o estagiário aprende funções e acompanha o dia a dia profissional da sua área. Por isso, ela pode ser inserida como experiência profissional no currículo.
Desenvolvimento de competências
No estágio, você vive de perto o funcionamento da empresa, entendendo os processos e a rotina daqueles profissionais. Essas vivências proporcionam oportunidades para que você desenvolva competências, como proatividade, cooperação, comunicação e gestão de tempo, além de habilidades específicas da sua área.
Conhecimento na prática
Na graduação, você tem muitas aulas teóricas e, dependendo do curso, tem ainda as disciplinas práticas, realizadas em laboratório. Essas aulas que permitem “colocar a mão na massa” trazem um conhecimento diferenciado, pois você se depara com situações semelhantes ao que vai encontrar no mercado.
Durante o estágio, você terá uma vivência mais próxima e real do cenário e dos desafios que fazem parte da rotina dos profissionais. Dessa forma, pode expandir suas habilidades, tirar dúvidas, aprender a lidar com sistemas e equipamentos, atender o público, aprender a realizar procedimentos da sua área e muito mais.
Networking
O estágio é uma grande oportunidade para criar sua rede de contatos profissional, pois você passa a conhecer os colegas da empresa. Dessa forma, pode compartilhar ideias, experiências e ainda ser lembrado por eles para projetos que possam surgir.
Por isso, aproveite a experiência para conhecer profissionais e mostrar suas qualidades. Ao passar uma imagem positiva para os seus colegas, você aumenta a chance de suas conexões resultarem em boas oportunidades profissionais no futuro.
Possibilidade de conhecer diferentes segmentos de atuação da carreira
Ao fazer estágio, você tem a possibilidade de atuar em diferentes segmentos da sua área. Essas experiências permitem entender qual segmento combina mais com o seu perfil, contribuindo até mesmo para fazer um planejamento de carreira, pois você pode focar em uma formação voltada para a sua área de preferência.
Chance de efetivação
Um estagiário que se destaca aos olhos dos gestores pode ser convidado para assumir uma vaga de emprego dentro da empresa. Diante disso, é importante fazer as atividades com dedicação, ser pontual, estar aberto ao aprendizado e saber trabalhar bem em equipe para construir uma imagem positiva dentro da organização.
Qual a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório?
De acordo com a Lei de Estágio (Nº 11.788), existem dois tipos de estágio:
- Estágio obrigatório - que faz parte do projeto pedagógico do curso de graduação ou pós-graduação e precisa ser realizado para o aluno se formar. Nesse caso, é facultativo à empresa pagar uma remuneração ou bolsa de contraprestação ao estagiário
- Estágio não obrigatório - que é realizado por escolha própria do aluno e não compõe a matriz curricular do curso. Nesse tipo de estágio, a empresa é obrigada a pagar a bolsa de contraprestação, além do auxílio transporte e seguro de vida.
A Central de Carreiras da Unifor divulga diariamente várias vagas de estágio, além de oferecer serviços que visam facilitar a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. Você já conhece o setor?