O que faz um médico veterinário? Conheça possibilidades de atuação
Especialista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais domésticos, silvestres e de produção
O crescimento do mercado para animais de estimação tem se fortalecido, abrangendo não apenas clínicas veterinárias, mas também um amplo leque de produtos e serviços especializados. Segundo um levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB) , a previsão de faturamento em 2024 é de R$ 76,3 bilhões, cerca de 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Neste contexto, o médico veterinário tem encontrado diversas oportunidades de atuação com a expansão do setor. Esse profissional é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais domésticos, silvestres e de produção, também cuidando da segurança alimentar e bem-estar deles. Formados na área podem ainda pesquisar cientificamente e trabalhar na indústria de produtos para os bichos.
Segundo Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz –, a crescente procura por médicos veterinários pode ser explicada pelo aumento da posse de animais de estimação, maior conscientização sobre saúde e bem-estar animal e a necessidade de enfrentar desafios da saúde única.
Para formar esses profissionais, a graduação da Unifor conta com diferenciais de excelência, como uma infraestrutura avançada e um corpo docente qualificado. Dispõe ainda do “Desenvolvimento de Habilidades”, que possibilita os alunos desenvolverem habilidades clínicas e técnicas desde o início da formação.
“Escolher a Unifor é optar por uma formação de excelência,
com suporte acadêmico e profissional que prepara os alunos para
os desafios do mercado de trabalho” — Fernanda
Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da
Unifor
A Unifor oferece uma infraestrutura completa e moderna para o ensino teórico e prático da medicina veterinária, possuindo um equipamento que faz a diferença na formação: o Complexo de Medicina Veterinária, com laboratórios, clínicas e centros de diagnóstico. A integração entre a teoria e a prática permite aos alunos aplicar conhecimentos teóricos em um ambiente controlado e sob supervisão profissional.
Onde atuar?
A professora Fernanda Menezes explica que a busca por profissionais de medicina veterinária está em alta, refletindo a crescente preocupação com a saúde animal e a demanda por cuidados especializados. Atualmente, as áreas mais demandas são bem variadas. Destacam-se entre elas:
- Clínica de Animais de Companhia
Promovendo o diagnóstico, vacinando, tratando de doenças em pets como cães e gatos etc.
- Medicina
de Animais de Produção
Cuidados com a saúde de animais de produção como bovinos, suínos e aves, visando a produtividade e bem-estar.
- Medicina de
Animais Exóticos e Silvestres
Atendimento a animais não convencionais, incluindo aves, répteis e mamíferos silvestres.
- Saúde Pública
Veterinária
Monitoramento e controle de doenças zoonóticas e outras questões relacionadas à saúde pública.
- Pesquisa e Desenvolvimento
Trabalhar em pesquisas para desenvolvimento de novas vacinas, tratamentos e tecnologias.
- Indústria
de Produtos para Animais
Desenvolvimento e controle de qualidade de alimentos e medicamentos para animais.
Amor pela Universidade de Fortaleza
Gisele Peixoto confidencia ter um amor pela Universidade de Fortaleza. Além de ser formada em Publicidade e Propaganda pela instituição, ela voltou ao campus para realizar um segundo sonho: se graduar em Medicina Veterinária . Sendo hoje clínica geral na área de clínica médica, ela trabalha realizando exames, vacinação, cirurgias etc.
“Escolhi a Universidade de Fortaleza para mais uma graduação por conhecer o perfil e saber o peso que é ter um diploma Unifor. Quando falo que sou uma ex-aluna, as pessoas me olham com um olhar de credibilidade. Eu carrego o nome da Unifor com muito orgulho por onde eu passo” — Gisele Peixoto, egressa dos cursos de Medicina Veterinária e Publicidade e Propaganda
A egressa destaca que a Unifor foi a primeira universidade do Ceará onde o aluno se gradua com o registro do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em mãos. Por sair da graduação já com seu número profissional, Gisele conseguiu propostas de serviços e teve o seu trabalho reconhecido.
Hoje, a médica veterinária atua em quatro clínicas por três cidades: Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. Ela acredita que esses resultados são fruto da boa capacitação que recebeu da Unifor durante os cinco anos de graduação.
Gisele destaca que, atualmente, existem várias possibilidades com as diversas especialidades disponíveis. Com isso, os profissionais da área de medicina veterinária conseguem se capacitar e se reinventar dentro do mercado de trabalho.
Aproveitar as aulas, assim como tirar dúvidas com os professores, são algumas das dicas que a egressa deixa para quem quer fazer Medicina Veterinária na Unifor. Ela pontua que o campus tem uma riqueza de treinamentos que devem ser desfrutados. “O mercado de trabalho vai cobrar, e você vai estar preparado tendo aproveitado esses momentos únicos que a Universidade pode nos proporcionar”, comenta.
Paixão pela ultrassonografia
Egressa do curso de Medicina Veterinária da Unifor, Taíse Sena afirma ser apaixonada pelo campo de diagnóstico por imagem, mais especificamente pela ultrassonografia, na qual os órgãos dos animais são avaliados com o objetivo de obter informações que levem a um diagnóstico preciso.
A médica veterinária salienta que, na sua profissão, existem diversas áreas e uma gama de especialidades que podem ser seguidas. Ela acredita que o mercado tem espaço para os médicos veterinários se destacarem e se reinventarem.
Segundo Taíse, o mais importante para entrar no mercado de trabalho é não parar de estudar e estar sempre buscando se atualizar, pois a Medicina Veterinária está em constante evolução. Também pontua que as oportunidades de trabalho surgem para quem as busca e se interessa pela área de atuação que mais gosta.
“Para mim, era muito importante estar em uma universidade
onde eu tivesse a oportunidade de praticar muito. A Universidade
de Fortaleza me proporcionou perspectiva de muitas
práticas” — Taíse Sena, egressa do curso de
Medicina Veterinária da Unifor
A egressa destaca a importância do Complexo de Medicina Veterinária da Unifor, por exemplo, que possui animais de várias espécies para a realização das atividades práticas de formação. Há também uma clínica veterinária integrada ao Complexo, onde ela pôde praticar a teoria sob a supervisão de seus professores.
Taíse indica alguns conselhos para os interessados em estudar na instituição: “Para quem quer fazer Medicina Veterinária na Unifor, abrace os seus sonhos, tenha muito amor pelo profissional que você quer ser e aproveite as oportunidades que a Universidade dá para seus alunos”.
Clínico geral e cirurgião
O clínico geral e cirurgião de pequenos animais, Tayan Rocha, é egresso do curso de Medicina Veterinária da Unifor. Ele é responsável pela primeira avaliação dos bichos, instituindo a abordagem terapêutica e métodos iniciais de diagnóstico para a resolução do caso do paciente. Atua como plantonista/intensivista e recebe urgências e emergências de cães e gatos.
O veterinário compartilha que sua experiência na Unifor contou com uma excelente equipe de professores, além da infraestrutura. Como exemplo, ele ressalta o Complexo de Medicina Veterinária, onde pôde ter contato com todos os tipos de animais e uma infinidade de procedimentos, o que fez grande diferença na sua formação.
“A Universidade de Fortaleza tem grande influência no meu
perfil profissional, pois viso sempre oferecer o melhor em
qualidade, seja em serviços, atendimentos ou material” —
Tayan Rocha, egresso do curso de Medicina
Veterinária da Unifor
Tayan destaca as oportunidades práticas vividas exercendo medicina veterinária ao lado de grandes docentes, que colaboram para a graduação e o fizeram graduar-se mais preparado para os desafios que iria enfrentar. Durante a sua formação, o veterinário teve ao seu lado professores que o incentivaram e lhe deram dicas que ele jamais vai esquecer.
Para os futuros estudantes de Medicina Veterinária, o egresso acredita que a Unifor é a melhor. Ele lembra que o aluno é a diferença, precisando se esforçar, ter interesse e foco, além de acreditar que compromisso, seriedade e respeito são essenciais para ser um bom profissional. “Nada melhor que a felicidade de ver um paciente se recuperando graças ao teu esforço por nunca ter desistido”, afirma.