A influência da Transformação Digital no futuro dos profissionais

Vivemos cercados por dispositivos digitais e pela conectividade, um contexto que vem moldando a mentalidade e o comportamento de pessoas e empresas. Estamos falando da transformação digital. Essa é uma realidade que diz respeito a todas as mudanças provocadas pela tecnologia nas relações sociais, nos processos empresariais e nas carreiras.

Para planejar o futuro profissional, é imprescindível considerar a transformação digital. Vem entender melhor sobre o assunto!

Quais as principais características da transformação digital?

Para entender a transformação digital, basta pensar no seu dia a dia e nas tarefas que você realiza com poucos cliques em seu smartphone. A conectividade está presente em diferentes processos na vida dos indivíduos e das empresas. Podemos acessar arquivos e documentos de onde estivermos (computação em nuvem), além do acesso a diferentes plataformas e ferramentas digitais, a comunicação instantânea e o uso de dados para a tomada de decisão.

Por que esse cenário dita tendências no mundo do trabalho?

Nesse contexto, temos que considerar o aumento dos processos digitais, em diferentes atividades, como trabalhar, se comunicar, fazer compras, assistir aulas, entre outros.

Quanto às empresas, a transformação digital trouxe uma aproximação com o público e um protagonismo maior do consumidor na relação de compra: ele pode pesquisar sobre um produto pela internet, pode deixar sua opinião nas redes e, assim, ficou mais exigente. Logo, os negócios que querem se destacar precisam oferecer um atendimento de excelência, disponibilizando diferentes canais de comunicação, mostrando-se disponível para tirar dúvidas e resolver problemas.

Para o profissional, é importante ter tudo isso em mente para fazer um trabalho diferenciado e gerar valor para a empresa.

A transformação digital abre espaço para novas carreiras relacionadas, por exemplo, às possibilidades do metaverso, segurança digital, inteligência artificial e machine learning. Assim, a presença digital nos negócios tende a se expandir e os talentos na área de TI serão cada vez mais valorizados.

Como os profissionais podem se preparar para esse novo cenário?

O profissional do futuro precisa saber se comunicar bem, tanto pessoalmente, como por e-mail e nas reuniões virtuais. Também é importante saber como utilizar ferramentas de textos, plataformas de comunicação e as redes sociais, produzindo e compartilhando conteúdos.

Também é necessário ter flexibilidade para aproveitar as melhores oportunidades, afinal, vivemos em um cenário no qual as mudanças são constantes. Logo, os profissionais precisam sair da zona de conforto e aprender a exercer suas atividades em diferentes modelos de trabalho, usar dispositivos e sistemas diversos e adquirir novas habilidades para atender as demandas da empresa.

Com as atividades cada vez mais digitais, os profissionais podem trabalhar de onde quiserem e ganham autonomia para gerenciar suas tarefas. Por isso, é importante que essa autonomia venha com responsabilidade para gerir o seu tempo e não perder prazos ou reduzir a produtividade.

Diante de tantas informações na qual estamos expostos, mesmo com a tecnologia, é preciso ter pensamento crítico. Então, sempre faça uma análise racional antes de tomar decisões e não seja levado por crenças, intuição ou informações baseadas em fake news. Além disso, é necessário ter uma postura crítica diante da tecnologia, analisando quais são seus impactos na sociedade e sabendo utilizá-la com ética.

Para que você possa crescer na transformação digital, é preciso estar sempre procurando estudar para aprimorar seus conhecimentos. Com esse hábito, você se mantém atualizado, fica mais criativo e mais preparado para assumir desafios e responsabilidades.

Para finalizar, cabe destacar que a transformação digital deve ser encarada como uma oportunidade para você se destacar no mercado de trabalho. É um cenário altamente dinâmico, mas que oferece diferentes possibilidades para quem busca uma carreira de sucesso.

FONTE: Textos da Symplicity (com adaptações da Central de Carreiras Unifor)