seg, 1 dezembro 2025 17:42
Formação que ultrapassa a tela e vira experiência real
Na Unifor, o ensino a distância garante a mesma qualidade acadêmica do presencial, oferecendo desde uma experiência flexível mediada pela tecnologia às inúmeras possibilidades de vivências no campus, para além das telas

Imagine percursos de aprendizagem que combinam diferentes recursos e dão flexibilidade no caminho para realizar o sonho de concluir o ensino superior. No ensino a distância oferecido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, os alunos contam com videoaulas, atividades interativas, quizzes, PDFs e aulas ao vivo, sempre com acompanhamento próximo da equipe pedagógica, entre professores e tutores. A proposta é clara: garantir a mesma qualidade acadêmica do presencial, oferecendo uma experiência flexível, mediada por tecnologia e centrada no estudante.
Nesta jornada, os alunos contam com múltiplos canais de comunicação que facilitam o entendimento do formato e têm a possibilidade de acessar o campus e de participar de eventos presenciais. “Para além do ambiente virtual, disponível 24h por dia, temos encontros acadêmicos presenciais, provas presenciais obrigatórias e momentos síncronos on-line que aprofundam o conteúdo, fortalecem vínculos e estimulam o networking”, explica a coordenadora-geral de Educação a Distância (EaD) da Unifor, Andrea Chagas.
Quem passou pelos cursos EaD celebra a possibilidade de organizar os estudos no próprio ritmo e ressalta que a Unifor oferece um ensino a distância para além das telas, num equilíbrio entre experiência flexível e a possibilidade de vivências presenciais. A busca pela modalidade vem crescendo nos últimos anos e atraindo discentes de distintas faixas etárias. Vamos conhecer algumas dessas histórias?
Apoio para aprender e empreender
Edilson Botto é consultor empresarial. Trabalha fazendo palestras, treinamentos e mentorias, com horários muito imprevisíveis. “Um dia posso estar em um cliente pela manhã, no dia seguinte à tarde ou até em um final de semana quando é mais fácil reunir os funcionários para uma palestra ou treinamento”, conta. Por isso, quando decidiu se matricular no curso de Inteligência Artificial (IA), optou pela modalidade EaD, que lhe permite estudar quando tem tempo disponível.
“Eu estava lendo o jornal e vi que a Unifor tinha lançado o curso de Inteligência Artificial. Isso instantaneamente chamou a minha atenção e despertou meu interesse, pois eu acredito que a cada dia é mais importante saber utilizar a IA para ser uma profissional mais qualificado e diferenciado”, conta.
Ele viu no curso a oportunidade de alcançar um novo patamar profissional e se destacar no ambiente de negócios. “Esse pioneirismo da Unifor de criar esse curso de vanguarda também foi um atrativo que me fez decidir que era o local adequado para eu estudar e me desenvolver”, afirma o aluno.
Edilson tem longa trajetória acadêmica e é graduado em Administração (presencial) pela Unifor. “Foi um período maravilhoso que criou um laço afetivo que reforçou a minha decisão de voltar a estudar aqui”, conta. Mesmo optando pela modalidade EaD, ele diz procurar usufruir de tudo que a Unifor oferece. “Alguns funcionários dizem que eu sou um aluno de EAD que frequenta a Unifor mais do que muitos alunos dos cursos presenciais”, brinca.
O aluno usa tanto a biblioteca física quanto a digital. Sempre procura participar de palestras, seminários e de iniciativas do Parque Tecnológico (TEC Unifor), como os hackathons, como são chamadas as maratonas de desenvolvimento de projetos.
“Recentemente ganhei, junto de outros colegas do curso, o Hackathon Siará Tech Summit. Nesta semana, eu concluí um curso gratuito de 100 horas/aula focado em programação na linguagem swift. Esse curso foi fruto de uma parceria entre a Unifor, IBM e Instituto Eldorado", enumera. Segundo ele, a Unifor é um ambiente que estimula também a produção científica. Recentemente, ele participou, por exemplo, de um curso sobre escrita de artigos científicos.
“O aluno da EaD tem acesso a toda a estrutura da Unifor e a todas as iniciativas da Universidade igual aos alunos dos cursos presenciais. Isso permite que o aluno frequente os laboratórios, participe do Unifor Hub, que é o ambiente de inovação da Unifor, tenha acesso a um corpo docente qualificado e disponível para orientar e apoiar projetos, então o aluno que quer aprender e se desenvolver pode usufruir de todas as oportunidades disponíveis” — Edilson Botto, aluno do curso de Inteligência Artificial (EaD)
Essa vasta gama de possibilidades de engajamento oferecida pela Unifor tem dado frutos. Edilson conta que está criando, com outros colegas do curso, uma startup que usa a IA inicialmente para gerar negócios na área do turismo e conta com o apoio do TEC Unifor. “Eu entrei no curso pensando em usar a IA no meu trabalho de consultoria e agora já me vejo empreendendo e contribuindo de uma maneira muito mais ampla e efetiva para a sociedade”, declara.
Autonomia para organizar os estudos no próprio ritmo
Maria Bruna Silveira já cursava Publicidade e Propaganda em outra instituição quando decidiu se matricular no curso EaD de Marketing Digital na Unifor. “Queria ampliar minha visão, aprofundar fundamentos e construir uma perspectiva mais holística sobre a área", conta.
A modalidade a distância foi escolhida pela necessidade de autonomia para organizar os estudos num ritmo próprio. “O EaD encaixou perfeitamente na minha rotina, especialmente porque cursei Marketing Digital em paralelo à minha outra graduação”, afirma.
Na Unifor, afirma Bruna, o aluno EaD não é um espectador distante, mas faz parte da Universidade tanto quanto quem está no presencial. “Isso é um diferencial enorme. Participamos de workshops presenciais voltados especialmente para nossa modalidade, utilizamos a biblioteca para materiais e treinamentos e apresentamos trabalhos de extensão de forma presencial. Essa vivência híbrida trouxe muita riqueza para minha formação", avalia.
Ela destaca a integração e o cuidado da equipe de tutores, que estão sempre atentos aos prazos e às demandas, garantindo que ninguém se perca no percurso. “Além disso, a plataforma é bem intuitiva, o que torna a experiência ainda mais fluida", pontua.
“A experiência com o EaD na Unifor ampliou minha capacidade de gerenciamento de tempo e prioridades, algo essencial na área de marketing, que é tão dinâmica e acelerada. Também me ajudou a desenvolver mais adaptabilidade e a fortalecer meu pensamento crítico, qualidades que levo tanto para minha atuação profissional quanto para a vida acadêmica” — Maria Bruna Silveira, egressa do curso de Marketing Digital (EaD)
Quando se matriculou na Unifor, a egressa sabia da força dos grupos de pesquisa e já tinha clareza de que queria seguir carreira acadêmica. “Vivenciar a pesquisa científica desde cedo abriria portas importantes", diz ela, que hoje está no segundo semestre do mestrado acadêmico em Administração na Universidade.
Para Bruna, a experiência na Unifor tem sido “extraordinária”. “Hoje, sigo chamando a Unifor de lar, agora no mestrado. Aqui me sinto acolhida e sei que sempre haverá alguém disposto a ajudar, seja qual for a demanda. É fácil criar laços com professores e grupos de pesquisa; todos são extremamente atenciosos e sensíveis às minhas necessidades”, elogia.
O sonho da graduação a alguns cliques de distância
Genivanda Soares está no último semestre do curso de Gestão Comercial. Ela mora em Crateús e escolheu a modalidade a distância por conta da flexibilidade. Dona de uma loja varejista, o conhecimento seria muito importante para o seu trabalho, mas precisava de flexibilidade. “Escolhi a Unifor por ser a melhor universidade do Ceará. Amo estudar na Unifor. Minha experiência é das melhores. Tenho contato online com outros alunos, ligo sempre nas centrais quando tenho dúvidas. Só não utilizei a biblioteca por morar distante”, diz.
Genivanda tem uma loja física há mais de duas décadas. Desde a pandemia, viu a necessidade de disponibilizar as vendas online e trabalhar mais com o marketing. “No curso de Gestão Comercial, eu vi muita coisa importante e apliquei no meu trabalho”, conta. Durante o curso, ela conta que confirmou a impressão que tinha da Unifor: ser uma universidade bem conceituada, com professores capacitados.
A graduação que Genivanda está prestes a concluir é um sonho antigo. “Eu não consegui fazer, durante a minha vida, nenhuma graduação presencial, não tive oportunidades. Precisei trabalhar, tive filho cedo e teve também a questão financeira. Então essa possibilidade EaD foi maravilhosa para mim”, afirma.
A distância física — Crateús está a mais de 300 quilômetros de Fortaleza — não permite que a aluna frequente tanto a biblioteca quanto ela gostaria, mas Genivanda se organiza sempre que pode para participar das palestras e encontros presenciais.
“[Na modalidade EaD], eu monitoro o meu tempo. Por mais que tenham etapas a serem concluídas, eu consigo me adaptar e encaixar na minha rotina. A partir desse curso, estou melhorando, aperfeiçoando, colocando em prática aquilo que eu vi no curso dentro do meu trabalho, que é a minha loja varejista” — Genivanda Soares, aluna do curso de Gestão Comercial (EaD)
A chance de mergulhar em um mercado em ascensão
Ada Richter decidiu fazer o curso de Marketing Digital por ser um mercado que vem crescendo bastante. “O primeiro passo pra mim foi conhecer essa área em nível técnico e ir me aperfeiçoando em outras ramificações do marketing digital. Eu sempre tive o sonho de estudar na Unifor, e fiz de tudo pra concluir essa meta”, conta.
Como mora na Suíça, a aluna decidiu se matricular na modalidade EaD. Queria a praticidade de poder escolher os horários devido ao trabalho e a rotina intensa em outro país. “Venho a cada trimestre fazer minhas provas finais. Não é nada fácil, envolve uma logística gigante, mas eu sempre quis estudar na Unifor e era o momento perfeito, então me dediquei muito!", conta.
A experiência, para ela, tem valido a pena. “O empenho de todos é essencial para que se tenha sucesso em uma graduação EaD, desde a coordenação, até os tutores, e o seu empenho em engajar seus colegas e assim construir uma comunidade EAD sólida e eficiente”, declara.
Ada conta que tem construído um relacionamento de grupo e comunidade com os colegas. “Sempre consulto os monitores, e construí um grupo de estudos muito sólido e parceiro que foi essencial pro sucesso dos resultados e hoje posso dizer que ganhei amigas do curso”, comenta.
Ela celebra a possibilidade de usar diferentes serviços da Universidade. “Uso a biblioteca digital quando preciso encontrar um conteúdo para aperfeiçoar mais o que aprendi. A Central de Carreiras eu explorei bastante, tem diversas vagas de empregos e estágios, aconselhamento de carreira, palestras etc. Achei muito legal o suporte que a Universidade dá no pós ensino”, destaca.
“A [Unifor se destaca pela] qualidade do ensino com professores e palestrantes super renomados, suporte dos tutores a todo instante com incentivo” — Ada Richter, aluna do curso de Marketing Digital (EaD)
Um curso EaD com a eficiência do presencial
No terceiro semestre do curso de Inteligência Artificial da Unifor, Bruno Gomes está certo de que escolheu um curso EaD com a mesma qualidade do presencial. “A Unifor se destaca nesse quesito, trazendo uma modalidade EaD com professores capacitados, conteúdos diversificados, provas e horários completamente flexíveis", afirma.
Ele conta que sempre gostou muito de tecnologia e inovação. Escolheu a graduação em IA pela afinidade e por vislumbrar um mercado novo, que está crescendo rápido e abrindo diversas oportunidades. “A Unifor sempre me agradou em termos de infraestrutura tecnológica, com muitas oportunidades para quem quer seguir carreira acadêmica, desde a monitoria até a pesquisa e inovação científica", afirma.
Bruno já havia iniciado a graduação presencial em Ciência da Computação na Unifor, mas não terminou. Queria o foco específico em IA, área em que já atua há dois anos. “Tive todo o suporte para a mudança de curso, aproveitei todas as cadeiras possíveis, então foi uma transição super tranquila”, comemora.
Ele conta que, no ambiente virtual e no real, os alunos são amigáveis e os professores super atenciosos. “Existem diversas oportunidades de grupos de pesquisa para aprimorar ainda mais os conhecimentos no curso e na área como um todo, não só em computação, mas no ambiente acadêmico em geral. Já fui bolsista de pesquisa e inovação no Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA), e eu sou muito grato a todos os professores, orientadores e amigos”, afirma o aluno, que recomenda aos calouros aproveitaram ao máximo as oportunidades que a Unifor oferece.
“O maior diferencial [da Unifor] na minha opinião é a forma como conseguem fazer um curso EAD ser tão dinâmico, com incentivo à pesquisa, palestras, diversas atividades extracurriculares, que deixam o ensino muito mais ativo” — Bruno Gomes, aluno do curso de Inteligência Artificial (EaD)
Uma busca crescente pela modalidade EaD
O Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado neste ano, mostra que as matrículas em educação a distância (EaD) são mais da metade (50,7%) do total de inscritos na graduação.
Segundo a docente Andrea Chagas, a busca pelo EaD cresce porque o estudante precisa de flexibilidade sem abrir mão de qualidade. “Hoje, pessoas que trabalham, empreendem ou têm outras responsabilidades encontram no formato EaD um modelo adaptado às suas rotinas. E, com o avanço tecnológico, a educação a distância se tornou mais interativa, dinâmica e próxima”, defende.
Se olharmos por essa perspectiva, continua a professora, esse é exatamente o propósito da educação a distância: permitir que pessoas, pelos mais diversos motivos, cheguem ao ensino superior de qualidade e tenham suas vidas transformadas. “É a partir dessa premissa — somada à evolução natural da sociedade — que vemos essa mudança tão significativa no cenário educacional”, afirma.
Andrea acredita que esse movimento é um caminho sem volta. Neste ano, o presidente Lula sancionou a regulamentação do ensino EaD, que prevê três formatos de cursos superiores: presenciais, semipresenciais e à distância. “É verdade que o novo marco regulatório deve trazer novas configurações, mas mudanças não significam retrocesso. Pelo contrário: modelos como o semipresencial, quando bem planejados, conseguem reunir o melhor dos dois mundos: o presencial e a EaD”, argumenta.
Diante desse cenário, informa Andrea Chagas, a Unifor vem se preparando de forma estratégica: investindo em inovação pedagógica, ampliando o portfólio, fortalecendo a mediação pedagógica, revisando currículos com foco no mercado, criando estratégias de engajamento e expandindo ações presenciais que conectam o aluno ao campus, ao mercado de trabalho e a toda a comunidade acadêmica envolvida no processo de aprendizagem.
Conheça os principais diferenciais dos cursos EaD da Unifor:
- Mediação pedagógica qualificada
- Desenho pedagógico próprio
- Uso de metodologias ativas
- Suporte permanente dos tutores
- Combinação equilibrada entre experiências on-line e vivências presenciais
Novos cursos para escrever novas histórias
Hoje, a Unifor oferece 12 cursos de graduação EaD, entre bacharelados e tecnólogos nas áreas de comunicação, gestão e tecnologia. Todos já estão em processo de adequação ao novo marco regulatório e alinhados ao modelo pedagógico vigente.
De acordo com a coordenadora-geral Andrea Chagas, a Unifor tem seguido um processo muito cuidadoso na implantação de novos cursos EaD. “Começamos pela análise de mercado e pela viabilidade acadêmica, passamos por um olhar atento ao novo marco regulatório e avançamos para uma construção metodológica e pedagógica consistente. Esse processo é acompanhado de formação específica para professores e tutores, com foco na mediação pedagógica, sempre guiados por dois princípios fundamentais para nós: sustentabilidade financeira e qualidade acadêmica”, explica.
Ela conta que a Universidade não abre mão da produção própria de materiais, de momentos de engajamento e de encontros síncronos com os estudantes, além de currículos alinhados às demandas reais do mercado de trabalho. “Além disso, trabalhamos dentro de uma lógica de melhoria contínua, na qual revisamos processos e fluxos com frequência, atualizamos materiais periodicamente, acompanhamos indicadores e ajustamos estratégias para responder às demandas dos estudantes e às transformações constantes da modalidade”, destaca.
Na prática, o EaD na Unifor vai além das telas. Há uma agenda ativa de eventos síncronos e presenciais, que inclui encontros acadêmicos, oficinas, mentorias, atividades práticas e ações de integração no campus, além de eventos on-line que estimulam a participação e fortalecem a relação do aluno com a comunidade acadêmica.
Além disso, o aluno EaD tem acesso a toda a infraestrutura da Unifor: laboratórios de prática, biblioteca, salas de estudo, quadras, museus e espaços culturais — espaços que reforçam a relação entre teoria e prática e estimulam o sentimento de pertencimento.
“Mais do que cumprir a obrigatoriedade presencial prevista no novo marco, nós queremos que o estudante EaD se sinta motivado a viver a universidade para além da tela: participar de grupos de pesquisa, grupos de estudo, projetos de extensão, eventos institucionais e vivências que ampliam sua formação acadêmica e profissional, e que agregarão a sua carreira acadêmica e profissional. Fazemos questão de que ele experimente a Unifor em sua totalidade, e não apenas pelo computador. O curso é a distância, mas sempre falamos que ele não precisa ser distante” — Andrea Chagas, coordenadora-geral de Educação a Distância da Unifor
Os cursos EaD da Unifor têm passado por avaliações extremamente positivas pelo Ministério da Educação (MEC). “O MEC atribuiu nota máxima aos seis primeiros cursos avaliados: Gestão Financeira, Marketing Digital, Administração, Ciências Contábeis, Inteligência de Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E esse resultado é fruto de um trabalho integrado entre equipes acadêmicas, pedagógicas e tecnológicas”, destaca Andrea.
Além disso, a Unifor tem nota máxima no MEC em conceito institucional, o que reflete a qualidade institucional como um todo — gestão, infraestrutura, ensino e políticas acadêmicas. “Ter nota máxima institucional significa que o estudante EaD está em uma universidade que entrega excelência em todas as frentes, e que ele pode ter segurança ao ingressar conosco no formato que preferir”, conclui Andrea.
Conheça os cursos EaD da Unifor em 2026
- Administração
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Ciências Contábeis
- Gestão Comercial
- Gestão da Tecnologia da Informação
- Gestão Financeira
- Gestão de RH
- Inteligência Artificial
- Inteligência de Negócios
- Logística
- Marketing Digital
- Segurança Cibernética
Vem ser Ead Unifor
A EaD Unifor está com inscrições abertas para o processo seletivo 2026.1, uma oportunidade para quem quer começar a graduação com flexibilidade e qualidade acadêmica.
Os interessados podem escolher a modalidade de ingresso que melhor se encaixa no seu perfil: vestibular EaD, nota do Enem, aproveitamento de nota de vestibular anterior, transferência de outra instituição ou segunda graduação. É o momento de garantir sua vaga e dar o próximo passo na carreira com uma formação reconhecida e conectada ao mercado.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
A Universidade de Fortaleza reforça seu compromisso com a formação inclusiva e de excelência, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida (ODS 4). Ao qualificar pessoas para um mercado em mudança, favorece empregabilidade, empreendedorismo e crescimento sustentável (ODS 8). Também impulsiona pesquisa e inovação, fortalecendo infraestrutura e tecnologia para o desenvolvimento social (ODS 9).