Orgulho Unifor: Alunos da Unifor conquistam 1º lugar no Hackathon Siará Tech Summit 2025

qua, 15 outubro 2025 16:20

Orgulho Unifor: Alunos da Unifor conquistam 1º lugar no Hackathon Siará Tech Summit 2025

Cinco estudantes da graduação em Inteligência Artificial desenvolveram solução inovadora focada em turismo e acessibilidade para municípios cearenses


A equipe de estudantes da Unifor desenvolveu um aplicativo de turismo acessível voltado para o Ceará (Foto: Arquivo pessoal)
A equipe de estudantes da Unifor desenvolveu um aplicativo de turismo acessível voltado para o Ceará (Foto: Arquivo pessoal)

Os alunos da graduação EAD em Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, brilharam no Hackathon STS 2025, realizado dentro do último Siará Tech Summit. Em três dias de maratona colaborativa, a equipe da Unifor conquistou o 1º lugar na competição ao apresentar soluções tecnológicas voltadas à gestão pública, integrando áreas como turismo e acessibilidade.

Promovido pelo Sebrae Ceará, pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e pela Unifor — por meio do Unifor Hub e do Parque Tecnológico (TEC Unifor) —, o evento reuniu estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver protótipos aplicáveis aos desafios reais dos municípios cearenses.

O time do curso de Inteligência Artificial, que concorreu com outros 80 participantes, foi formado por cinco alunos: Edilson Botto, Darleison Rodrigues, Glória Evangelista, Lucas Abreu e Arthur Silva. Eles desenvolveram uma plataforma que se destacou por incluir recursos de acessibilidade e fornecer informações sobre todas as opções de turismo nos 184 municípios do Ceará, utilizando IA para criar roteiros turísticos personalizados para os usuários.

Além do reconhecimento, os vencedores receberam prêmios em dinheiro e certificados, celebrando a criatividade e o talento da equipe. A iniciativa reforça como a inovação tecnológica desenvolvida pelos alunos da Unifor pode contribuir para uma gestão pública mais eficiente e conectada à população.

Tecnologia e acessibilidade como solução para o turismo

O estudante Edilson Botto conta que o primeiro desafio do Hackathon estava relacionado ao cadastro de alunos e famílias, com o objetivo de acompanhar a frequência estudantil e prevenir evasões escolares. O segundo desafio, que a equipe escolheu, envolvia informações sobre o turismo no Ceará, incluindo equipamentos turísticos e atrações do estado.

“Essas informações sobre turismo atualmente não existem e isso prejudica o fluxo de turistas, porque eles não sabem o que o Ceará oferece, conhecendo apenas as praias. Então, esse foi o desafio que nós escolhemos”, pontua o participante.

A equipe analisou o problema e desenvolveu uma plataforma com uso de inteligência artificial, que se destacou por incluir recursos de acessibilidade. O projeto foi pensado para cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência, que muitas vezes não participam de atividades turísticas por não saberem quais locais são acessíveis. “Pensamos nisso e criamos todo um ambiente capaz de dar as informações e a segurança necessária aos portadores de deficiência”, enfatiza.

Além disso, a solução fornece informações sobre todas as opções de turismo nos 184 municípios do Ceará e utiliza inteligência artificial para criar roteiros personalizados caso o turista não saiba exatamente o que fazer. “Essa inteligência vai aprendendo à medida que as pessoas vão usando, aprimorando suas informações e permitindo que os empreendedores divulguem seus restaurantes, hotéis e atividades na plataforma”, explica Edilson.


Equipe de alunos da Unifor conquistou o 1º lugar ao criar solução que facilita a permanência de turistas no Ceará por meio de iniciativas de acessibilidade e inclusão (Foto: Ares Soares)

O time de alunos do curso de Inteligência Artificial da Unifor utilizou uma arquitetura moderna em camadas para criação do aplicativo apresentado, com React + TypeScript + Vite no frontend e FastAPI + Python no backend, além de outros recursos.  

Edilson ressalta que a equipe continua desenvolvendo o projeto e está criando a startup LuminCode, com o objetivo de comercializar a plataforma, tornando-se uma iniciativa nascida na Unifor.

Turismo cearense inclusivo em foco

A solução desenvolvida pela equipe vai gerar um banco de dados que poderá ser utilizado pelas secretarias de turismo de cada município e pelo Estado para planejar investimentos, identificar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

“Essas informações atualmente não existem. Na nossa solução, pretendemos centralizar essas informações e disponibilizá-las para que os turistas, os empreendedores e o poder público possam usar essas informações para melhorar o turismo do Estado”, ressalta Edilson.

Dessa forma, a plataforma pode influenciar diretamente na permanência dos turistas, que vão prioritariamente para municípios de praia. Com a solução, os visitantes teriam motivação para estender sua estadia, aumentando o impacto econômico. Ele pondera que, se um turista passa um dia a mais em Fortaleza, isso gera em média R$ 790,00 por pessoa, e que a solução tem potencial de gerar R$ 290,00 a mais por turista.

O aluno diz que o projeto também nasceu de um insight ligado à inclusão. Ao visitar o Centro de Eventos do Ceará, ele e os colegas perceberam que a recepção estava sendo feita por cadeirantes, o que chamou atenção da equipe. Em pesquisas, descobriram que o Brasil possui cerca de 15,5 milhões de pessoas com alguma deficiência, sendo que mais da metade não realiza viagens turísticas por falta de segurança e conforto em ambientes adequados.

“Isso nos despertou para essa necessidade de colocar nossa solução ao que permitisse, facilitasse que essas pessoas que têm algum tipo de deficiência pudessem ter direito [ao acesso turístico]”, afirma Edilson.

Ele destaca que esse olhar humano e inclusivo foi um diferencial importante para o sucesso da solução, sendo unanimidade entre os jurados, que ressaltaram que pessoas com deficiência são frequentemente esquecidas.

Suporte que vai além da sala de aula

A equipe utilizou diversas metodologias e tecnologias aprendidas durante os três primeiros semestres da graduação em Inteligência Artificial da Unifor, aplicando na prática conhecimentos de Data Mining e Web Scraping, Machine Learning, Ideação de Soluções Tecnológicas e Desenvolvimento na Nuvem. Essas competências permitiram que a plataforma fosse publicada online e se tornasse acessível a qualquer pessoa interessada.

Edilson ainda enfatiza a importância do suporte dos professores Rafael Bonfim, Paulo Cirilo, André Wesley e Ildo Vieira, cujos ensinamentos foram essenciais para que a plataforma fosse publicada e funcionasse de forma prática.

“Um diferencial da Unifor é que os professores se disponibilizaram para nos ajudar a desenvolver mais a solução. Então, eles já se disponibilizaram para dar uma orientação de como podemos evoluir e finalizar esse projeto, desenvolvendo algo realmente impactante, que contribua efetivamente para o turismo aqui no estado do Ceará”, compartilha.

O aluno comenta que essa integração entre aprendizado acadêmico e prática aplicada foi fundamental para criar uma solução diferenciada, mostrando como os conhecimentos adquiridos na Unifor podem ser rapidamente transformados em inovação com impacto real na sociedade.

Ao final da participação no evento, Edilson e os colegas sentiram satisfação ao perceber que o que estavam aprendendo na Universidade poderia ser aplicado de forma prática, contribuindo para resolver questões importantes enfrentadas pelo Estado do Ceará.

Estude Inteligência Artificial na Unifor em 2026.1

A graduação EAD da Universidade de Fortaleza oferece formação completa em Inteligência Artificial, capacitando os alunos a desenvolver sistemas que resolvam problemas complexos e simplifiquem tarefas do dia a dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Os profissionais formados estarão preparados para analisar dados, aplicar algoritmos avançados, desenvolver sistemas de IA e gerenciar projetos, subsidiando a tomada de decisões estratégicas em organizações de diferentes setores.

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 10 – Redução das Desigualdades

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.