Unifor realiza entrega de 82 eletrocardiógrafos à Prefeitura de Fortaleza

seg, 24 novembro 2025 17:36

Unifor realiza entrega de 82 eletrocardiógrafos à Prefeitura de Fortaleza

A iniciativa ocorre por meio de parceria que deve impactar a redução da fila de espera nos postos de saúde da cidade


Entrega feita pelo reitor da Unifor, Profº Drº Randal Martins Pompeu ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e à secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo. Foto: Ares Soares
Entrega feita pelo reitor da Unifor, Profº Drº Randal Martins Pompeu ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e à secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo. Foto: Ares Soares

Com a presença do reitor da Universidade de Fortaleza, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a instituição de ensino superior vinculada à Fundação Edson Queiroz realizou a entrega de 82 eletrocardiógrafos portáteis à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ação ocorreu graças ao convênio celebrado entre o Município de Fortaleza, por meio da SMS, e a Unifor, com o objetivo de fortalecer os processos de cuidado na Rede de Serviços da Atenção Primária à Saúde, composta por 134 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). “Essa parceria vem no sentido de que a gente possa acabar com a fila, até então represada, de exames a serem feitos. Nós só temos a agradecer à Fundação Edson Queiroz por mais uma grande parceria, fazendo com que a população fortalezense seja beneficiada”, ressaltou o prefeito Evandro Leitão.

Assinatura do Termo de Entrega dos equipamentos. Foto: Ares Soares 

A previsão é que 252 mil pessoas estejam aguardando agendamento para a realização de um eletrocardiograma na rede municipal de saúde. A assinatura do Termo de Entrega aconteceu na presença dos vice-reitores da Unifor e de membros da Secretaria Municipal de Saúde. O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal, destacou a importância da parceria como reforço à saúde pública do município e ressaltou que as unidades básicas de atendimento são área de prática para os acadêmicos da universidade.

"Esses equipamentos vão ajudar não só a população a diminuir a fila, mas também serão uma área de prática para os nossos alunos — estudantes da saúde — que terão vivência e também ajudarão a população. Então, a Secretaria da Saúde é uma grande parceira, e nós estamos muito felizes, tanto a Universidade de Fortaleza como a Fundação Edson Queiroz, de estarmos participando desse momento", comentou.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Ao realizar a entrega de 82 eletrocardiógrafos portáteis à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, a Universidade de Fortaleza reforça seu compromisso com a promoção da saúde e com a qualificação da Atenção Primária, ampliando a capacidade de diagnóstico e contribuindo para a redução da fila de espera por eletrocardiogramas na rede pública (ODS 3). A iniciativa fortalece a infraestrutura e a incorporação de tecnologias em favor do cuidado no SUS, melhorando fluxos assistenciais nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (ODS 9). Ao beneficiar usuários que dependem exclusivamente do sistema público, a ação amplia o acesso a exames essenciais e ajuda a reduzir desigualdades em saúde (ODS 10). Além disso, as unidades básicas atendidas também se consolidam como espaços de prática e aprendizagem para estudantes da área da saúde da Unifor, qualificando a formação acadêmica com vivência real de serviço à comunidade (ODS 4). Por fim, o convênio entre Unifor, Fundação Edson Queiroz e Prefeitura de Fortaleza evidencia a força da cooperação institucional para gerar impacto social e aprimorar políticas públicas de saúde (ODS 17).