null Alunos da Unifor expõem peças criadas para o projeto Render-CE no Shopping Iguatemi Bosque

Qua, 10 Maio 2023 16:32

Alunos da Unifor expõem peças criadas para o projeto Render-CE no Shopping Iguatemi Bosque

Os produtos, desenvolvidos com as tipologias da renda e do bordado, são uma co-criação entre alunos e professores da Unifor com as artesãs do Centro das Rendeiras da Prainha, em Aquiraz


A exposição ficará aberta para visitação até 31 de maio na praça do Artesão, no Shopping Iguatemi Bosque (Foto: Ares Soares)
A exposição ficará aberta para visitação até 31 de maio na praça do Artesão, no Shopping Iguatemi Bosque (Foto: Ares Soares)

O Iguatemi Bosque recebe, até o dia 31 de maio, a terceira edição do Render-CE, projeto idealizado pelo shopping, em conjunto com a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e a Loja do Bem. Nesta edição, os estudantes da Unifor desenvolveram produtos de moda e home decor em parceria com as rendeiras da Prainha, em Aquiraz, utilizando as tipologias da renda de bilro e do bordado. As criações estão sendo expostas na praça do Artesão, em frente à loja Riachuelo, no piso térreo do shopping.

Na abertura da exposição, que ocorreu no último dia 4 de maio, a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, Maria Clara Bugarim, destacou a importância do projeto para a instituição. “A universidade já tem no seu DNA a responsabilidade social, mas, cada vez mais, vem trazendo para o dia a dia, inclusive da sala de aula, através de uma estratégia pujante de curricularização da extensão, oportunidades para que os nossos alunos se envolvam em ações voltadas para a comunidade. Com o Render-CE, eles vivenciam todo o processo de criação, mas também todo um processo de empatia, de olhar o pequeno empreendedor, podendo impactar positivamente em sua vida. Então, nós estamos muito felizes em participar desse momento que é a coroação de um projeto que representa toda a curricularização da extensão da Unifor”, comemora.

A iniciativa, que teve início em 2021, estimula parcerias e fortalece o voluntariado com foco no desenvolvimento de comunidades, por meio do trabalho colaborativo entre alunos, professores e artesãos do Ceará, e promove a industrialização inclusiva e sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato local. O projeto contribui ainda para aproximar os alunos de elementos importantes da cultura cearense, beneficiando todos os envolvidos no processo de criação.

A professora e coordenadora dos cursos de Moda da Unifor, Priscila Medeiros, conta que o Render-CE já trabalhou com o barro de Cascavel, com a renda de bilro e o bordado da Prainha e  há um planejamento para trabalhar, na próxima edição, com o rechilieu de Maranguape. Ela ressalta ainda a importância do processo de co-criação com os artesãos. “O que é mais rico desse projeto é essa troca, pois o aluno aprende com o artesão, o artesão com o aluno, o aluno com o professor e o professor com o artesão”, reforça.

Resgate da criatividade

A temática deste ano teve como inspiração as obras do artista visual, Mario Sanders, que ministrou a “Oficina criativa com desenho para atividades manuais”. Ele foi convidado para participar do projeto por Renata Jereissati, idealizadora do Render-CE, após visita a uma exposição do artista exibida no ano passado no Espaço Cultural Unifor. 


Renata Jereissati, idealizadora do Render-CE, e o artista visual Mario Sanders na abertura da exposição no Shopping Iguatemi Bosque (Foto: Ares Soares)

“A dona Renata ficou admirada com o bordado das peças que eu expus e depois viu que eu era de Aquiraz, a cidade das rendas daqui do Ceará. Por isso, ela me convidou para fazer esse projeto de resgate da criatividade das rendeiras do Centro das Rendeiras da Prainha. Nas oficinas, eu trabalhei com as artesãs e os alunos da Unifor a questão da criatividade por meio do desenho, pois o desenho sempre é a base para tudo. A ideia era que as rendeiras pudessem desenvolver suas peças com um desenho mais autoral, uma coisa mais pessoal de cada uma delas. No começo, foi meio difícil porque não é uma atividade muito comum para elas, mas depois elas foram assimilando e o resultado ficou bem bacana”, relata Mario Sanders.

Hayana Diniz, egressa do curso de Design de Moda, que participou pela segunda vez do Render-CE, relata que a experiência na última edição a estimulou a se inscrever novamente. “Eu já tinha participado do ano passado e gostei muito. Essa oportunidade de fazer uma parceria com os artesãos e os professores é muito legal, poder botar os conhecimentos em prática, produzir a peça e depois ver ela pronta é incrível. Além disso, ter essa visibilidade no Iguatemi e na Loja do Bem, que eu acho uma loja sensacional, foi também uma das minhas motivações”, afirma.

A designer de moda criou para essa edição um conjunto de top e saia midi, feitos com renda e bordado, inspirados na obra de Mario Sanders. “Eu já admirava o trabalho dele, aí a gente teve as oficinas com ele. O que me inspirou para essa criação foi uma obra específica dele, que é o ‘Amar dói’. Eu me baseei nas cores dessa obra, nos contrastes que eu vi e aí eu trouxe isso para a modelagem da peça e para o design, tudo isso conversando tanto com as artesãs que colaboraram comigo como com a professora Renata Santiago”.
 


As peças desenvolvidas pela egressa da Unifor, em parceria com as artesãs e a professora Renata Santiago, foram inspiradas em uma obra do artista Mario Sanders (Foto: Ares Soares)

As peças desenvolvidas tiveram sua produção subsidiada pela Loja do Bem, que é também responsável pela comercialização (loja física e redes sociais), e são assinadas pelos criadores (alunos, professores e artesãos). Ao todo, participaram da terceira edição do projeto 14 alunos e egressos dos cursos de Design de Moda, Bacharelado em Moda e Psicologia, que contaram com a mentoria de professores da Unifor. 

Vivência profissional e social

Estiveram envolvidos no Render-CE também, alunos e professores da graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade. O curso participa do projeto desde a primeira edição. “Nos chamaram para contribuir novamente e desenvolvemos toda a parte de comunicação, como planejamento, identidade visual, estratégia de divulgação, a gente criou e implementou tudo. Todas as peças foram pensadas e executadas pela nossa agência experimental, a 365Lab, composta por alunos de Publicidade, com a supervisão de alguns professores”, acrescenta Cláudio Sena, professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

Ariana Melo, professora e coordenadora da 365Lab, ressalta que a ideia de participar do projeto é fazer com que os alunos vivenciem, na prática, todo o trabalho de comunicação, uma vez que a agência tenta funcionar em um formato padrão de agências de publicidade, com os setores de atendimento, de estratégia (que envolve tanto a parte digital, quanto a parte de pesquisa de mercado), de criação (com as áreas de direção de arte e redação) e de produção audiovisual. Os alunos que estagiam na 365Lab são alocados nos departamentos de acordo com suas afinidades. Além disso, ela destaca que o envolvimento dos alunos com o Render-CE é uma oportunidade deles terem contato com realidades que eles normalmente não vivenciam.

“A proposta realmente é essa: que eles coloquem em prática o que eles aprendem em sala de aula; que eles entendam o mercado, porque é muito legal esse contato deles com o Shopping Iguatemi Bosque, pois traz para eles uma realidade do cliente, de alguém que está passando uma demanda, como é que funciona esse trato, esse dia a dia; e que eles entendam universos e vivências que não são próximos deles de uma forma geral”, sublinha Ariana.

Para Arthur Rocha, aluno do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e estagiário de atendimento na 365Lab, a experiência de ter o Render-CE como cliente foi uma aventura muito gratificante. “É um projeto que atua em uma causa muito nobre, e é muito bonito perceber que ainda existem marcas como o Iguatemi, a Unifor e a Loja do Bem, que valorizam a produção interna e a nossa cultura cearense, porque o comum é as pessoas darem mais valor mais o que vem de fora”.


Arthur Rocha atuou como atendimento publicitário da campanha de divulgação da 3ª edição do Render-CE (Foto: Ares Soares)

A respeito do conceito da campanha elaborada pela agência, o estudante conta que o ponto de partida foi a técnica de bordado desenvolvida por Mario Sanders. “Ele deu aulas para as rendeiras e para os alunos que fizeram os projetos que estão sendo expostos. Sabendo de tudo isso, a gente criou um ponto em comum entre a renda de bilro e o bordado, que é o fio. Então, essa foi a ideia principal da nossa comunicação, trazer o fio não só como elemento gráfico, mas como símbolo-chave da peça”, explica.

Serviço

Exposição Render-CE
Período de visitação: de 04/05 a 31/05
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h / aos domingos, das 13h às 21h.
Local: Praça do Artesão, próximo à Riachuelo, no piso térreo (L1) do Shopping Iguatemi Bosque

Loja do Bem
Localização: ao lado da Sorveteria 50 sabores, no piso térreo do Shopping Iguatemi Bosque
Telefone: (85) 3241.1374
WhatsApp: (85) 99113.3001
Instagram: @lojadobemoficial
E-mail: lojadobem@institutodobemceara.com.br
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h