null Vencedores do 1º Hackathon Social apresentam projetos no palco do Mundo Unifor

Seg, 30 Outubro 2023 15:14

Vencedores do 1º Hackathon Social apresentam projetos no palco do Mundo Unifor

Momento antecedeu a palestra de encerramento do evento com Muhammad Yunus, economista ganhador do Nobel da Paz


Equipes vencedoras atuaram em projetos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Foto: Ares Soares)
Equipes vencedoras atuaram em projetos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Foto: Ares Soares)

Desenvolver inovação que traga reflexos positivos à sociedade é um dos principais desafios para diversas instituições de ensino. Seguindo tal premissa, o Unifor Hub, da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, atua para a promoção dessa atividade por meio de programas que envolvem o ecossistema acadêmico.

Uma dessas iniciativas ocorreu neste mês de outubro como parte da programação do Mundo Unifor. Trata-se do Hackathon Mundo Unifor de Impacto Social, que teve como objetivo desenvolver projetos voltados para o progresso da população mediante a criação de negócios que impactam a sociedade. 

A competição contou com três equipes vencedoras, cada uma sendo representada por um de seus membros no evento de encerramento do Mundo Unifor, protagonizado pela palestra do economista e ganhador do Nobel da Paz, Muhammad Yunus.

Desenvolvido pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) junto ao Unifor Hub, a realização focou na concepção de propostas que estivessem ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo três como foco principal. São eles: 

  • 1- Erradicação da Pobreza: Esta ODS visa erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todo o mundo. 
  • 4- Educação de Qualidade: Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade é o objetivo desta ODS.
  • 13- Combate às alterações climáticas: Com urgência das mudanças climáticas, esta ODS busca tomar medidas para conter os seus efeitos.


“Se você não mora dentro de uma bolha, você sabe que o mundo passa por vários problemas, sejam eles ambientais, sociais, econômicos, entre outros. Com isso, negócios de impacto social normalmente ajudam a resolver essas questões, inclusive de uma forma criativa e mais inovadora”Leo Lacerda, coordenador do Unifor Hub

A seguir, conheça os projetos vencedores do primeiro Hackathon Social da Universidade de Fortaleza.

Transformando o Futuro

Com foco no ODS 1 - Erradicação da Pobreza, o projeto Transformando o Futuro foi o vencedor da categoria ao criar uma solução para mitigar a problemática relacionada aos jovens desempregados no Brasil, a fim de afastar esses indivíduos do contato com as drogas ou com a criminalidade.

No palco, o estudante do curso de Negócios Eraldo Noronha representou sua equipe ao apresentar uma plataforma de inovação que contém três trilhas a serem seguidas pelos usuários: a primeira é voltada para a formação em habilidades socioemocionais, as outras duas são focadas em empreendedorismo e capacitação técnica e profissional.

A partir dessas trilhas, os jovens estariam preparados para o mercado de trabalho e para a vida. Empresas de pequeno e médio porte, companhias foco da plataforma, também teriam profissionais capacitados em seu quadro de funcionários, cumprindo a Lei de Responsabilidade Social

“O Ceará hoje é o terceiro estado do Nordeste com maior número de jovens entre 14 e 24 anos fora do mercado de trabalho. Já ficou comprovado, a partir de pesquisas, que a questão da falta de emprego gera outras mazelas sociais, como o aumento dos homicídios”, destacou Eraldo em sua apresentação.


“Eu não imaginava que a gente teria essa oportunidade de apresentar nosso trabalho no Mundo Unifor, não apenas pelo o que representa essa Universidade para o Ceará, mas por ser reconhecida internacionalmente. Acho que a Unifor tem a capacidade de dar autonomia para os alunos desenvolverem suas habilidades. A Universidade acredita, de fato, que a inovação se encontra dentro da instituição”Eraldo Noronha, aluno do curso de Negócios da Unifor

SafeApp

Em relação ao ODS 4 - Educação de Qualidade, o projeto SafeApp consagrou-se como vencedor após a equipe trabalhar no desenvolvimento de um aplicativo que tem como função denunciar o bullying nas escolas de forma anônima.

Mariana Távora, aluna do Mestrado em Direito Constitucional da Unifor, foi a responsável por representar a proposta do time no palco. Na apresentação, ela destacou que cerca de 40% dos estudantes do Brasil já foram vítimas de bullying, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).

A mestranda mencionou que esse tipo de agressão contribui para o baixo rendimento dos alunos nas escolas, gerando evasão escolar e baixa frequência na sala de aula. Ela ainda ressalta que a falta de comunicação é o grande abismo para solucionar o problema.

Sendo assim, a ideia da equipe é aproximar escolas e alunos por meio do aplicativo, que vai fornecer materiais de educação e conscientização sobre bullying. Para mais, com as denúncias anônimas, as escolas poderão ter acessos a relatórios para decifrar o problema e pensar em possíveis soluções.

“O nosso convite a todos é contribuir para que tenhamos um ambiente seguro onde os alunos possam aprender. Esse é o cerne da questão: ter um espaço adequado para que possamos ouvir novas mentes brilhantes aqui no Mundo Unifor”, disse Mariana em seu discurso no palco.


Mariana e sua equipe foram responsáveis pelo projeto SafeApp (Foto: Madson Santos)

Ela ainda frisou a importância da Universidade de Fortaleza para o desenvolvimento de iniciativas como essa: “Temos um sentimento de gratidão porque a Unifor é a nossa casa e, a partir de todo o apoio que ela deu, podemos criar um lugar de comunicação, de fala, de propor soluções para os problemas da sociedade”.

UpDesign

Com as atenções voltadas ao meio ambiente, a equipe responsável pelo projeto UpDesign foi escolhida como vencedora na categoria ODS 13 - Combate às Alterações Climáticas pelos avaliadores. O trabalho visa investir na reutilização de resíduos têxteis ao passo que emprega mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual.

Representado por Luana Stopa, estudante de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), o trabalho se debruçou sobre o fato de que a indústria da moda é a que mais polui no mundo, trazendo problemas severos para o meio ambiente, como as alterações climáticas.

A partir dessa perspectiva, a equipe buscou produzir uma proposta para que haja — por meio de uma coleta especializada dos resíduos têxteis produzidos pelas empresas — uma confecção de novos produtos sustentáveis de moda.

“Visamos dar um destino sustentável para os resíduos têxteis e reduzir a poluição e gastos de empresas, além de ajudar as mulheres em vulnerabilidade social e fazer um negócio sustentável para todos”, salientou Luana durante a sua apresentação.

Ela citou ainda que teve a ideia do projeto no início do ano, mas que ainda estava estagnada. Foi então que teve a chance de desenvolvê-la juntamente a sua equipe no primeiro Hackathon Social do Unifor Hub.


“Eu estou muito feliz, acabei de vivenciar uma oportunidade incrível! O currículo, nesse momento, é o de menos, porque é uma gratidão enorme ter a chance de falar com essas pessoas sobre as nossas ideias”Luana Stopa, aluna do curso de Design de Moda da UFC