Pesquisas de docentes e alunos da Unifor são premiadas no FIEC Summit 2023

seg, 30 outubro 2023 14:45

Pesquisas de docentes e alunos da Unifor são premiadas no FIEC Summit 2023

Os pesquisadores foram premiados em solenidade no Centro de Eventos do Ceará, na última quinta-feira (26), nas categorias “Projetos de Pesquisa” e “Trabalhos Acadêmicos”


Além de certificado, os pesquisadores ganharam a incubação dos trabalhos no hub do Senai e da UFC, caso desejem desenvolver as ideias (Fotos: Divulgação FIEC))
Além de certificado, os pesquisadores ganharam a incubação dos trabalhos no hub do Senai e da UFC, caso desejem desenvolver as ideias (Fotos: Divulgação FIEC))

A produção científica da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - recebeu mais um importante reconhecimento. Trabalhos de pesquisadores da instituição foram premiados no FIEC Summit 2023, um dos mais importantes eventos internacionais da área de energias renováveis. A solenidade de premiação aconteceu no último dia 26 de outubro no Centro de Eventos do Ceará. 

A premiação fez parte da programação científica do evento, que contou com a apresentação de projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, com foco em Hidrogênio Verde (H2V). A iniciativa foi idealizada com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior e grandes empresas. As produções foram inscritas em edital e deviam tratar de temáticas relacionadas às áreas de produção, armazenagem, distribuição, certificação, utilização e segurança em processo de H2V e seus derivados. 

O artigo “O papel da tokenização para impulsionar as exportações de hidrogênio verde produzido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”, produzido pelos alunos do MBA em Negócios Internacionais e MBA em Gestão Financeira da Pós-Unifor, Rubens Oliveira de Couto e Jonathan Soares em conjunto com o coordenador dos cursos, professor Roberto de Paula Aguiar, conquistou o 2° lugar, na categoria “Trabalho Acadêmico”

Segundo Roberto de Paula, a motivação para inscrever o artigo no FIEC Summit 2023 – Hidrogênio Verde foi impulsionada pelo desejo de compartilhar as pesquisas e contribuições no campo acadêmico e mercado que os alunos e professores da pós-graduação lato sensu da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - estão desenvolvendo. “Acredito que é importante divulgar e reconhecer o conhecimento gerado por nossos alunos, no desafio de integrar suas experiências profissionais e sua jornada acadêmica. A premiação ofereceu uma oportunidade única de obter feedback de especialistas renomados na área, o que é extremamente valioso para o aprimoramento do nosso trabalho”, celebra.


A possibilidade de receber reconhecimento e validação dos nossos esforços também é uma grande motivação para participar da premiação e continuar contribuindo para o avanço da pesquisa com os alunos da Pós-Unifor” - Roberto de Paula Aguiar, docente da Pós-Unifor

Paulo Henrique Pereira Silva, professor da graduação em Energias Renováveis da Unifor, cujo trabalho desenvolvido em parceria com o também docente do curso André Gadelha de Oliveira também foi premiado no FIEC Summit, compartilha desse mesmo objetivo de dar visibilidade para os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos dentro da instituição. Para ele, participar da iniciativa e ser premiado é uma grande oportunidade por se tratar de um evento de peso, que concentra muitos agentes nacionais e internacionais interessados em soluções relacionadas ao hidrogênio verde.

“O reconhecimento do trabalho desenvolvido faz parte do ponto final de todo um investimento intelectual e tem papel fundamental de propulsão para que a pesquisa continue. Abre portas para que as ideias levantadas sejam reproduzidas e melhoradas até que o abstrato seja materializado na ponta, se traduzindo em melhorias para a população que mais necessita. A ciência agradece”, afirma Paulo Henrique. 

O trabalho dos professores da Unifor, intitulado “Produção de hidrogênio verde no tratamento de efluentes sanitários via meios eletrolíticos”, conquistou a 3ª colocação na categoria “Projetos de Pesquisa”.

Além de certificados, os pesquisadores envolvidos nas duas pesquisas ganharam a incubação dos trabalhos no hub do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), caso desejem desenvolver as ideias.

Sobre as pesquisas

O artigo que conquistou a segunda colocação no FIEC Summit 2023 mostrou que a tokenização de hidrogênio verde produzido no CIPP pode funcionar como catalisador das exportações desse produto, bem como na redução de custos de transação. Conforme o professor da Pós-Unifor, a tokenização do hidrogênio verde, por meio da tecnologia blockchain, pode revolucionar o comércio internacional desse recurso, uma vez que ao representar o hidrogênio verde como tokens digitais na blockchain, seria possível fracionar e facilitar a negociação de quantidades menores, tornando o comércio mais acessível para compradores de diferentes portes. 

“Esse fracionamento dos ativos poderia atrair uma ampla gama de compradores, incluindo pequenas e médias empresas que desejam adotar energias mais limpas. Acreditamos também que esse processo poderia ajudar na ‘comoditização’ do hidrogênio verde, já que padroniza em uma unidade mínima e mais acessível esse tipo de produto. A transparência proporcionada pela blockchain também seria benéfica. Os compradores poderiam rastrear a origem e o histórico do hidrogênio verde em tempo real, verificando sua autenticidade e sustentabilidade”, reforça Roberto.

Já a pesquisa dos docentes do curso de Energias Renováveis se propôs a estudar um modelo de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para fornecer água em condições adequadas para a produção de hidrogênio verde no CIPP. Segundo o professor Paulo Henrique, o diferencial do trabalho está em tratar esses efluentes por eletrólise. “Nesse processo, a ETE além de tratar a água, produz hidrogênio também, que deve ser comercializado e os valores usados para amortização dos custos de investimento da planta. Ou seja, tratamento potencialmente mais barato", enfatiza.


"O destaque maior para a proposta é o fato de resolver vários problemas ao mesmo tempo: trata esgoto, evita concorrência de água para uso doméstico e se apresenta como processo potencialmente mais barato” - Paulo Henrique Pereira Silva, professor do curso de Energias Renováveis da Unifor

FIEC Summit 2023

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Confederação Nacional da Indústria (CNI), o FIEC Summit 2023 aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro no Centro de Eventos do Ceará. Em sua segunda edição, o evento reuniu setor produtivo, Academia, poder público e sociedade em torno da pauta do Hidrogênio Verde, nova matriz energética que tem sido discutida em todo o mundo. 

A programação do evento incluiu também encontros de negócios, nos quais fornecedores, investidores e outras instituições puderam promover e vender serviços e produtos a compradores, bem como contou com a participação de nomes relevantes, do Brasil e de outros países, que atuam na área de negócios e energia.