Nubex dispõe de unidade para treinamento avançado de médicos cirurgiões

qua, 2 abril 2025 15:45

Nubex dispõe de unidade para treinamento avançado de médicos cirurgiões

Nesta matéria da série sobre os projetos desenvolvidos no TEC Unifor, destacamos a Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia, referência nacional no treinamento em cirurgias complexas


A Unidade conta com dois centros cirúrgicos altamente equipados e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica (Foto: Sabrina Aguiar)
A Unidade conta com dois centros cirúrgicos altamente equipados e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica (Foto: Sabrina Aguiar)

Centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é responsável por produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, dentre eles o da saúde.

O equipamento, que faz parte do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor), possui cinco unidades de pesquisa e inovação em saúde, sendo uma delas a Unidade de Habilidades e Cirurgia Experimental (UHSC). A diretora do Nubex, professora Ana Cristina Moreira, destaca a UHSC como um exemplo concreto do compromisso do TEC Unifor com a inovação e a busca constante por soluções que beneficiem a sociedade. 


“Ao investir em tecnologia de ponta, estamos moldando o futuro da medicina e contribuindo para a formação de uma nova geração de cirurgiões,  competentes e comprometidos com a saúde da população” - Ana Cristina Moreira, diretora do Nubex

Única no Estado e na Região, a UHSC conta com dois centros cirúrgicos altamente equipados e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica, com um sistema de transmissão em vídeo que permite o acompanhamento de procedimentos cirúrgicos de qualquer lugar do Brasil. A unidade já é referência nacional no treinamento e aperfeiçoamento de médicos, também pelas  parcerias firmadas com entidades da classe médica e da indústria de materiais e equipamentos médico-hospitalares.

A proficiência em cirurgias complexas e videocirurgia facilita atividades de ensino e pesquisa tanto na graduação em Medicina quanto no curso de Mestrado em Ciências Médicas, onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver novas técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e aprimorar habilidades gerais. Isabela Franco, aluna do curso de Medicina, relata que aprendeu técnicas cirúrgicas e o funcionamento de um bloco operatório, tendo contatos reais com a área de forma bastante tranquila e segura. 


“Pude observar de perto como a unidade influencia positivamente na vivência acadêmica e na aquisição de habilidades pouco exploradas em outros contextos. A Unifor é, definitivamente, uma Universidade com ímpar apreço ao desenvolvimento dos alunos que buscam adquirir conhecimento e sempre busca fornecer os meios necessários para isso” - Isabela Franco, aluna do curso de Medicina

Novo modelo de educação em cirurgia

A tecnologia tem o poder de transformar o tradicional modelo de ensino em cirurgia. O uso de simulações e realidade aumentada, por exemplo, permite que os estudantes pratiquem procedimentos cirúrgicos em ambientes virtuais ou acompanhem uma cirurgia à distância, com visão detalhada das técnicas.  

Segundo o coordenador da Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia do Nubex, professor Josué de Castro Viana, é preciso repensar o tradicional modelo aprendiz-cirurgião, hierárquico e binário, enraizado nos primórdios do ensino em Cirurgia. 


“A UHSC, ao propor ações educacionais que trazem o aluno para o centro do processo de aprendizagem, facilita e impulsiona o ensino em cirurgia, principalmente antes dos procedimentos executados em pacientes”, Josué de Castro Viana, coordenador da UHSC do Nubex

O professor complementa  que o modelo tradicional de educação em cirurgia não deve ser descartado, mas reafirma que as novas ferramentas educacionais e as inovações tecnológicas trazem consigo reflexões sobre ajustes e atualizações que garantem  maior segurança dos pacientes nos procedimentos.

Para cumprir esse papel, a UHSC utiliza tecnologias como robótica, inteligência artificial, biotecnologia, impressão 3D, dentre outros recursos disponibilizados no Parque Tecnológico da Unifor. 

Os interessados em conhecer a Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia podem agendar a visita no Nubex pelo telefone (85) 3477-3821 ou enviar e-mail para inovacao@unifor.br ou nubex@unifor.br.

Atividades desenvolvidas na UHSC

  • Atividades curriculares do curso de Medicina: os alunos interagem com sistemas de imagens digitais de alta definição com atividades simuladas em videocirurgia.
  • Visitas às instalações: a Unidade recebe visitas promovidas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), sedia congressos médicos e programas de aperfeiçoamento para cirurgiões de todo o país
  • Cursos de Educação Continuada: a Unidade oferece cursos de curta duração, como o curso Sutura – Fundamentos, ofertado a cada semestre
  • Apoio às Ligas Cirúrgicas da Unifor: o curso de Medicina possui mais de 30 Ligas Cirúrgicas, em diversas especialidades médicas, formadas por alunos que desejam aprofundar a prática cirúrgica
  • Projetos de Pesquisa: trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM)

O projeto de pesquisa que virou referência de estudo 

O aluno do Mestrado em Ciências Médicas, Bruno Andrade, desenvolveu um modelo de árvore arterial, impresso em 3D, para o desenvolvimento de habilidades endovasculares, prática que exige um olhar minucioso e extrema aptidão. O projeto, orientado pelo professor Josué de Castro Viana, foi tão bem recebido, que passou a ser utilizado nos treinamentos da unidade.

Bruno explica que o simulador endovascular foi criado da forma mais realista possível e como uma solução para preservar os profissionais da exposição repetitiva à radiação durante os procedimentos. A expectativa é aprimorar o modelo nos próximos anos, ampliando as possibilidades de prática educacional em cirurgia endovascular.



“É extremamente recompensador ver os resultados desse projeto que busca aprimorar e otimizar o aprendizado dos futuros especialistas nessa área tão importante e de formação muito exigente. Produzir um simulador nacional, com materiais potencialmente recicláveis, sem uso de radiação, com custo acessível e que possa ser utilizado sem barreiras em qualquer lugar  do mundo, demonstra o papel fundamental da Unifor na vanguarda da produção científica nacional” - Bruno Andrade, aluno do Mestrado em Ciências Médicas

Serviço

Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia (UHSC)
Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)
Local: Av. Dr. Valmir Pontes, 300
Informações: (85) 3477-3821 | inovacao@unifor.br | nubex@unifor.br